Descubra a Mercur através de Curiosidades

De forma simples e divertida,
selecionamos algumas curiosidades para que você possa conhecer um pouco mais sobre a Mercur, seus produtos, sua história!
Descubra algumas coisas legais e nos ajude a desvendar outras dúvidas que você tenha sobre a Mercur, escrevendo para

conversando@mercur.com.br

Tem que ter pé pra fazer a pegada do carbono?

A "pegada de carbono" não é feita realmente por um pé, e sim representa a nossa "pegada ambiental no mundo", ou seja, a quantidade de dióxido de carbono (CO2) que uma empresa ou uma pessoa produz no dia a dia. A ida de carro para a casa do seu amigo ou mesmo uma viagem de avião contribuem para o aumento de CO2. Desde 2009, a Mercur acompanha sua pegada através de um relatório chamado Inventário de Gases de Efeito Estufa, que serve para avaliar como as atividades da empresa impactam no meio ambiente.

A Mercur inventou a borracha?

Antes mesmo das borrachas de apagar, as pessoas já usavam migalhas de pão para apagar os erros da escrita. A Mercur não inventou a borracha de apagar, mas provavelmente, fabricou a 1ª borracha de apagar no Brasil. Isto aconteceu na década de 1930, quando os fundadores da Mercur trouxeram da Alemanha uma fábrica desativada de borrachas.

Como a Mercur nasceu?

A Mercur foi criada na década de 1920, em Santa Cruz do Sul – RS. Naquela época, as estradas eram sem asfalto e cheias de pedras, que arrancavam lascas de borracha dos pneus maciços dos carros. Carlos Gustavo Hoelzel, dono de uma revenda e oficina de automóveis, tinha dificuldades para consertar os pneus, pois a única maneira de consertá-los era colar o pedaço arrancado. Mas, colar como? Com o quê? Então ele e o irmão Jorge Emílio Hoelzel, durante as noites, criaram fórmulas, fizeram experiências e começaram a descobrir os segredos da borracha. Assim, os dois resolveram criar uma empresa para consertar pneus e produzir artefatos de borracha. Em 11 de junho de 1924, nasceu a Hoelzel Irmãos, depois transformada em Mercur.

Ouvi falar que a Mercur tinha bolinha de tênis. É verdade?

Sim. Em 1938, como resultado da experiência nº1000 de seu fundador, a Mercur provavelmente se tornou a primeira empresa da América do Sul a produzir bolas de tênis. Este produto deixou de ser produzido em 1996, em consequência da concorrência de empresas internacionais.

A Mercur tem outras coisas além da borracha de apagar?

Sim, muito mais! A Mercur fabrica produtos para as áreas de educação, saúde, pisos e peças de borrachas para indústrias. Os mais conhecidos são a Borracha de Apagar e a Bolsa para Água Quente. Mas a empresa também possui produtos que talvez você nem conheça, como piso para playground, muleta, faixas elásticas para exercícios, colar cervical e corretivo líquido para papel reciclado.

Qual o objeto mais diferente que a Mercur já fabricou?

Além dos produtos atuais, ao longo de sua história, a Mercur já fabricou produtos bem diferentes, que não são mais produzidos. Alguns exemplos: bolas e raquetes de tênis, capas de chuva, lençóis para hospitais, solados de sapato, mangueiras, botes infláveis, coletes salva-vidas e até roupas infantis!

Você já ouviu falar das sandálias mercurianas?

Na década de 1970, a Mercur fabricava solados de borracha para calçados. Surgiu então a ideia de fabricar sandálias de borracha, que ganharam o nome de Mercurianas. Mas a produção das sandálias gerava grandes quantidades de retalhos que não podiam ser reaproveitados. Esse problema acabou contribuindo para o fim da fabricação das sandálias Mercurianas, em 1976.

É verdade que a borracha natural vem da árvore?

Mais ou menos. Na verdade, a borracha não "vem" da árvore. O que acontece é que as borrachas de apagar naturais são produzidas a partir do látex extraído das árvores Seringueiras, que se regeneram na natureza.

De onde vem o látex que a Mercur usa?

O látex, matéria-prima que parece um líquido leitoso claro, é extraído da árvore Seringueira. Parte do látex utilizado pela Mercur para fabricar os produtos de borracha é adquirido de lavouras no estado de São Paulo e outra parte vem de comunidades extrativistas do estado do Pará.

Por que a têmpera guache da Mercur não escorre?

Ela não foi feita com mágica ou no espaço, onde não há gravidade. Isso é possível porque a Têmpera Guache Mercur tem uma consistência tipo gel. Quando não está em uso, ela fica firme, evitando que se espalhe ao abrir ou que derrame com facilidade. É por isso que, antes de ser usada, ela deve ser misturada com o pincel, tornando-se mais fluída e pintando melhor.

Quanto posso esticar o elástico Mercur?

O Elástico Mercur pode alongar até 4 vezes o seu tamanho original, sem deformar. Para se ter uma ideia, para acompanhar a altura do Cristo Redentor, da base até as mãos, são necessários apenas 100 elásticos. Para se chegar a este número, o cálculo é o seguinte: 1 elástico mede 8,5cm e pode chegar a 34cm, quando esticado. A altura do Cristo (da base até as mãos) tem 3.425cm. Logo, 100 elásticos esticados alcançam esta altura.

Quantos elásticos preciso para alcançar 1Km de comprimento?

São necessários 2.941 Elásticos Mercur para atingir 1km de comprimento (cada elástico mede 8,5cm e pode chegar a 34cm quando esticado).

As tintas da Mercur podem ser usadas na pele?

Só se você tiver pele de papel ou de tecido! :)
Brincadeiras à parte, o fato é que nem a Tinta Têmpera Guache e nem a Tinta para Tecido, que são produtos fabricados pela Mercur, devem ser usados na pele. Isso porque ao secar a tinta, os poros (que são aqueles buraquinhos na pele) ficam cheios de tinta e não deixam a pele respirar, podendo até causar asfixia.

Qual é a mágica que faz a borracha apagar a escrita no papel?

Não existe mágica, mas é mais simples do que parece.
Acontece que o grafite do lápis ou da lapiseira gruda mais fácil na borracha do que no papel. É por isso que a borracha se solta quando ela é esfregada sobre o papel, soltando aqueles “farelos” onde fica grudado o grafite.

Quero fazer um desenho do meu cachorro, mas não encontrei a cor do pelo dele nas tintas guache da mercur. Ele tem um pelo lindo, cor de mel. Como posso fazer?

Seu cachorro deve ser uma graça!
Todas as tintas da Mercur podem ser misturadas para dar origem a novas cores!
Então você pode criar uma cor que ainda ninguém inventou ou recriar aquela cor favorita, mas que já terminou.

Preciso dar a segunda demão de corretivo?

O Corretivo Líquido Mercur tem ótima cobertura, e se espalha bem na superfície onde é aplicado. Ou seja, é preciso usar menos Corretivo para cobrir uma parte maior da escrita no papel. Se fosse como uma pintura, seria necessária apenas uma demão.

Como a cola cola?

A Cola Branca da Mercur é composta por um adesivo de PVA (Poliacetato de Vinila) atóxico e à base de água. Quando é aplicada, a água evapora e forma uma película adesiva que tem a função de colar, unindo uma superfície a outra.

"Aletas Difusoras", que palavras esquisitas! O que significam?

Apesar do nome estranho, é uma característica bem simples: são aquelas pequenas “ranhuras” existentes em um dos lados da Bolsa para Água Quente Mercur, que facilitam que o calor se espalhe. Assim, se você precisar de muito calor, use o lado liso da bolsa, do contrário o lado das aletas vai espalhar mais o calor, fazendo com que ele seja menos intenso.

Que bola enorme que é a Professional Gym Ball Mercur! Ela serve pra que, futebol de gigantes?

De fato, a Professional Gym Ball Mercur possui até 85cm de diâmetro, enquanto uma bola de futebol normalmente tem cerca de 21cm de diâmetro. A Gym Ball é indicada para a realização de diversos exercícios para manutenção ou reabilitação da forma física, como ginástica ou até fisioterapia. Mas ela certamente não serve para jogar futebol, a não ser que você realmente seja um gigante!

A bolsa para água quente é tão gostosa de usar no inverno, mas tenho uma dúvida: ela pode ser usada diretamente na pele?

Não. Para usar a Bolsa é importante a envolver com uma capa ou mesmo com uma toalha, assim sua pele vai ficar protegida e seu corpo aquecido.

A Mercur fabrica corretivos e corretores, certo? Se o corretivo líquido apaga escrita de caneta, o corretor postural apaga a postura?

As palavras “corretivo” e “corretor” são bem parecidas, mas os produtos não têm nenhuma relação entre si. O Corretor Postural Mercur não apaga nada, e sim serve para o caso de você precisar reeducar a sua postura. Antes da utilização deste produto, é preciso a orientação de um especialista.

Se a bolsa para água quente é feita de borracha, posso usá-la para apagar?

Ih, nem adianta tentar, porque isso não vai funcionar!
A Bolsa para Água Quente realmente contém borracha em uma parte da sua composição. Mas essa borracha passa por um processo de fabricação diferente do realizado para fazer a Borracha para Apagar.

Aposto que você nem tinha ideia: se você já fez um exame como ecografia (ultrassonografia) talvez tenha utilizado um produto da Mercur, sabia?

Poucas pessoas sabem, mas a Mercur produz um gel que se chama Gel Condutor Mercur. Ele é usado em diversas aplicações como meio de contato, como exames de ultrassom, ultrassonografia e eletrocardiograma, e em procedimentos estéticos, como eletroterapia (correntes elétricas) e luz intensa pulsada. Este gel permite que os equipamentos utilizados no exame deslizem com mais facilidade sobre a pele.

A bota da Mercur para um uniforme robô! Pra que ela serve?

A Bota Imobilizadora Anatômica Mercur foi criada para ajudar no tratamento de diversas enfermidades do tornozelo, de forma eficaz e confortável. Apesar de parecer “grande e dura” como a roupa de um robô, a sua estrutura é leve. Ela consegue se adaptar perfeitamente ao corpo, possui um revestimento acolchoado e o solado emborrachado, o que facilita o caminhar.

Posso guardar a minha bolsa térmica gel no freezer?

Sim, a Bolsa Térmica Gel pode ser guardada no freezer ou no congelador. Como a aplicação do frio é indicada imediatamente após as lesões, sempre que precisar usar uma compressa fria, você terá a Bolsa à disposição. E quando quiser usar a Bolsa como fonte de calor, basta retirá-la do freezer ou congelador e aquecê-la conforme o indicado (veja mais clicando aqui)

Aquecer a bolsa térmica gel no micro-ondas? Pode?

Sim, a Bolsa Térmica Gel pode ser aquecida no micro-ondas (sempre imersa em água) e utilizada também como bolsa quente. Veja como você pode fazer: em um recipiente apropriado para micro-ondas, coloque água e mergulhe a Bolsa Térmica Gel. Aqueça por aproximadamente 2min*. Quando o aquecimento estiver completo, envolva em uma toalha ou na Cinta Multiuso para Bolsa e aplique na região desejada.

*Tempo estimado para Bolsa Térmica Gel M.

Por que o uso da bolsa para água quente Mercur pode ser considerado uma terapia?

Bom, vamos tentar entender isso? A palavra terapia refere-se a tratamento. Você pode realizar um tratamento de várias formas e em diferentes locais, seja em um consultório, clínica ou até mesmo em casa. O uso de um medicamento, por exemplo, é uma forma de tratamento. Já o tratamento através do uso da Bolsa para Água Quente é chamado de termoterapia, uma terapia não invasiva. Isso porque a ação do calor funciona como um eficiente analgésico após 48 horas da ocorrência de traumas ou lesões e auxilia no aquecimento corporal, pois ao ser aplicado nas extremidades do corpo minimiza a sensação de frio, proporcionando maior conforto e relaxamento.

Qual a melhor opção para aplicação de calor: a bolsa térmica gel ou a bolsa para água quente?

Existem algumas diferenças entre estes dois produtos, porém ambos são efetivos para o tratamento através do calor. A Bolsa para Água Quente conserva o calor por mais tempo, sendo preferida para o aquecimento de extremidades, como os pés, por exemplo. Por outro lado, a Bolsa Térmica Gel molda-se melhor em algumas regiões do corpo, facilitando o uso. A escolha vai depender de alguns fatores, como as necessidades de uso, a praticidade e adaptação de quem for usar uma das Bolsas.

Quando posso usar a bolsa térmica gel para aplicação de calor? E de frio?

Na verdade, a escolha da fonte térmica ideal depende do tipo de lesão. Vamos explicar melhor: o uso do frio é indicado para lesões musculares, febres, hematomas, queimaduras e outros. Já a aplicação do calor é recomendada em casos de dores na coluna, cólicas, dores reumáticas, dores de ouvido entre outros. O calor também é indicado no tratamento após 48/72h da lesão ou em caso de lesões crônicas. Em caso de dúvida, o melhor mesmo é você conversar com um profissional da saúde.

Se a mercur fabrica lençol, por que não produz travesseiros também?

Opa, não é bem assim! Não, não é este tipo de lençol que a Mercur fabrica. Os lençóis da Mercur são feitos de borracha e são utilizados em indústrias, servindo para muitas utilidades. Como, por exemplo: tapetes para ônibus, caminhões e até mesmo máquinas agrícolas.

Como um piso pode ajudar uma pessoa com deficiência visual? Ela tem que andar de pés descalços?

Não é preciso deixar de usar o sapato favorito para tocar o piso. Para ajudar na acessibilidade, a Mercur possui um piso chamado Piso Tátil. Ele é formado por placas de borracha antiderrapantes, e são elas que têm a função de orientar pessoas com deficiência visual, com o auxílio de uma bengala. São dois tipos de placas: a direcional tem linhas em relevo, que demarcam a direção. Já a de alerta é formada por uma superfície com bolinhas que indicam a mudança de direção ou algum obstáculo em frente, como porta de elevadores, início e término de escadas, rebaixamento de calçada e desníveis.

Descubra a Mercur através de Curiosidades

Agora que você já conhece muitas coisas legais sobre a Mercur, compartilhe este hotsite nas redes sociais e deixe todo mundo bem informado!

 

E lembre-se, sempre que você tiver alguma dúvida para nos enviar, escreva para

conversando@mercur.com.br

Até mais!

www.mercur.com.br