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Proposta de valor

Proposta de valor

Atuando sempre em razão das pessoas, a Mercur propõe ajudá-las no desenvolvimento do seu bem-estar. Para isso, tem como base o compromisso de unir pessoas e instituições para criar soluções significativas para todos.

Visão 2050

Uma organização comprometida com a construção de relacionamentos que valorizam a vida, a partir de iniciativas locais de bem-estar

Direcionadores

FOCO DE ATUAÇÃO

  • Bem-estar

 

COMPROMISSO INSTITUCIONAL

  • Unir pessoas e organizações para construir encaminhamentos e criar soluções sustentáveis.

 

Política da Qualidade

Unir pessoas e organizações para construir encaminhamentos e criar soluções sustentáveis, atendendo requisitos estatuários e regulamentares dos stakeholders.*

* Clientes/Canais, Investidores, Pessoas, Fornecedores, Sociedade, Meio Ambiente, Governo.

 

PRINCÍPIOS DE NEGÓCIO

  • Valorizamos todas as formas de vida e construímos a nossa atuação com pessoas, independente do papel que representem em suas relações com a empresa.
  • Buscamos soluções relevantes e responsáveis com cuidado e simplicidade.
  • Respeitamos as diferenças e somos éticos em todos os nossos relacionamentos.
  • Conservamos para a posteridade.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

  • Construção coletiva de encaminhamentos e soluções sustentáveis.
  • Construção e desenvolvimento de relacionamentos / respeito às diferenças / busca por complementariedades.
  • Buscar por inovações em práticas e relações / gestão de externalidades.

 

Direcionamentos

PRIORIZAR O USO DE INSUMOS RENOVÁVEIS NAS OPERAÇÕES DA EMPRESA.

Sabemos que a atuação de qualquer empreendimento humano gera impactos no entorno. E quando falamos na apropriação da natureza como recurso, esse impacto pode, em maior ou menor escala, afetar as condições do mundo em que vivemos.

Desde 2009, monitoramos um indicador que considera todos os insumos (materiais) utilizados em nosso processo produtivo, considerando o peso de cada item recebido dos nossos fornecedores.

Os itens são classificados em faixas distintas (mais renovável até menos renovável) para que possamos acompanhar a sua representatividade sobre os principais insumos adquiridos, em peso, a cada ano. Desta forma, podemos planejar e conduzir a evolução dos nossos esforços na busca por recursos mais renováveis ao longo dos anos.

Quando desenvolvemos produtos novos ou fazemos melhorias nos já existentes, consideramos a possibilidade de substituir os insumos não-renováveis ou parte deles por insumos renováveis. Mas nem sempre é possível substituir e, neste caso, nos desafiamos a reduzir a quantidade de material usado no produto.

Alguns exemplos:

  • Substituição da Parafina (*) por Cera Vegetal no Giz de Cera. A parafina é um derivado do petróleo, que leva milhões de anos para se formar. Modificamos a composição do produto de: 40% renovável para 80% renovável.
  • Borracha Lado B, que foi desenvolvida a partir da substituição de cargas minerais por cinza da casca de arroz, queimada para a geração de energia. Envolvemos diversas organizações ambientalistas e educacionais nos achados que fomos fazendo nesse percurso para que nos ajudassem a olhar para as soluções encontradas, com a profundidade adequada. Saiba mais em: www.mercur.com.br/ladob
  • Mobilização CO-labora, um projeto com o objetivo de desenvolver muletas considerando novas alternativas de design e matérias-primas, com menor impacto humanosocioambiental, custo acessível e viabilidade de fabricação com ou sem escala. Focado principalmente na redução do uso de alumínio.
  • Redução do tamanho dos fechos aderentes (velcros) em vários produtos da Saúde, para reduzir o consumo de insumos não-renováveis
  • Substituição de várias embalagens plásticas por embalagens de papelão.
  • Otimização de embalagens, buscando redução de tamanhos ou melhor aproveitamento, para minimizar o consumo de materiais, sem prejudicar a proteção necessária ao produto.
  • Foco na redução do consumo de materiais, sem prejudicar a função, durabilidade e segurança do produto.

REDUZIR AS EMISSÕES DE GEE E COMPENSAR AS QUE NÃO PUDEREM SER EVITADAS. 

As emissões de CO2 estão presentes em quase todas as atividades da vida humana notadamente em decorrência da necessidade de energia e da utilização de combustíveis fósseis. Estas emissões causam o efeito estufa, fenômeno natural necessário para manter a temperatura média do planeta em torno de 15ºC. O problema é que estas emissões estão acontecendo em níveis muito elevados, aumentando a temperatura média global, gerando o desequilíbrio climático.

Este processo é um dos responsáveis pelo aquecimento global, e traz sérias ameaças para a biodiversidade das espécies, incluindo-se a humana. Suas consequências são as mudanças climáticas, caracterizadas por secas, enchentes, vendavais, derretimento de geleiras, aumento no nível dos oceanos e outros fenômenos com intensidades e frequências jamais vistas, ameaçando a vida no planeta.

Na Mercur fazemos o inventário de emissões de GEE desde 2009, primeiro mapeando todas as fontes emissoras e a quantidade que cada uma emite de CO2. Após, buscamos a redução das emissões através da modificação de processos, procuramos conversar sobre o tema com clientes e fornecedores, alterar os modais de transportes, tanto na entrada de matérias primas quanto no envio dos produtos ao mercado, diminuindo viagens aéreas, incentivando caronas e o transporte coletivo, entre outras melhorias.

Além do inventário e das ações de redução das emissões, compensamos o que não pode ser reduzido. Fazemos isso através do plantio de árvores nativas em áreas próprias, disponíveis para este fim. A compensação de cada tCO2e, exige o plantio de 6,315 árvores nativas, relativas ao bioma. Vale destacar que alguns de nossos fornecedores, principalmente de transporte rodoviário fazem o plantio referente ao que transportaram para a empresa.

As três etapas: inventário, redução e compensação, tornam a Mercur uma empresa Carbono Neutro.

 

Indicador / Ano
2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017
Emissões de GEE - tCO2e 3.146 3.158 2.566 2.518 2.623 2.678 2.103 1.800 1.683

 SUBSTITUIR IMPORTAÇÕES, VALORIZANDO A PRODUÇÃO LOCAL.

Este Direcionamento busca a valorização e incentivo da produção e economia local, proporcionando a geração de empregos, educação qualificação de trabalhadores locais, criação de novas ocupações e de inovação em produtos e serviços, que agregam valor à cadeia produtiva local, até mesmo pela possibilidade de ofertar produtos com maior valor agregado, o que aumenta a riqueza da região e, se houver relações produtivas mais justas, impulsiona a redistribuição de riquezas e a redução de desigualdades sociais.


Comprar localmente tem impactos importantes em questões ambientais, notadamente na redução de emissões de gases de efeito estufa. Possibilita ainda a qualificação deste entorno pelas relações que se dão, pelas conversas significativas, pela identificação de oportunidades de “criar e fazer com”, gerando o protagonismo de todos os atores locais na formulação de soluções adequadas para cada local.

A redução das importações também tem consequências na diminuição da pegada de carbono ao prevenir deslocamentos.

Os indicadores comparativos nos período de 2016 / 2017, apontam um queda em 32% nas importações e aumento em 6% nas compras do mercado interno.

REDUZIR A DIFERENÇA ENTRE O MENOR E O MAIOR SALÁRIO.

Considerando que a distribuição desigual de renda é um dos grandes geradores de desigualdade social, a Mercur adotou, em 2010, o Direcionamento que visa reduzir, gradativamente, a diferença existente entre os extremos níveis salariais da organização (menor x maior salário). Para reduzir esta diferença, vem aplicando, anualmente, percentuais de reajuste conforme os valores das faixas salariais, ou seja, quem recebe o salário até o valor estipulado como “ponto de corte” (com base no DIEESE) ganha um percentual maior de reajuste, e quem recebe um salário nominal maior do que este “ponto de corte” recebe um reajuste um pouco menor. Aos poucos, isto aproxima os valores extremos de salários.

A partir de 2013, a Mercur passou a olhar também alguns benefícios relacionados a educação e saúde à luz deste Direcionamento. Concedidos em forma de reembolso, também passaram a ser realizados com percentuais diferentes, ou seja, quem recebe um salário até o valor estipulado como “ponto de corte” ganha um percentual maior de reembolso e quem recebe um salário maior do que este “ponto de corte” recebe um valor menor de reembolso, visando beneficiar as pessoas que possuem menor salário.

Este direcionamento também norteou a construção coletiva da revisão do Programa de Participação dos Resultados da Mercur/PROMEPAR, o qual, a partir de 2018, passa a ser distribuído em partes iguais para todos os colaboradores, independente do salário que recebe na organização, o que contribui com a aproximação, ainda maior, na remuneração total dos colaboradores.

A MERCUR NÃO REALIZARÁ NEGÓCIOS E PARCERIAS QUE CONTRIBUAM PARA POTENCIALIZAR AS OPERAÇÕES DOS SEGUINTES MERCADOS E PRÁTICAS: TABACO, ARMAMENTOS, JOGOS DE AZAR, AGROTÓXICOS, BEBIDAS ALCÓOLICAS OU QUE IMPONHAM TRABALHO INFANTIL, TRABALHO FORÇADO OU MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS.

Acreditamos que esses mercados e práticas não promovem a valorização da vida.

TESTES COM ORGANISMOS VIVOS.

Milhares de animais são utilizados em pesquisas em todo o mundo, especialmente ratos e espécies de pequeno porte. Ao produzirmos ou utilizarmos produtos cujo desenvolvimento demande testes com animais, nos tornamos corresponsáveis por um sistema que ameaça estas formas de vida.

Embora saibamos que estes testes possibilitam identificar fatores de risco, prevenindo danos à saúde dos seres humanos, também acreditamos na evolução científica e no diálogo como potenciais alternativas para evoluções nesta esfera.

Discussões amplas e profundas sobre o tema e uma dedicação para o desenvolvimento de novas alternativas tecnológicas, podem ressignificar o cenário atual substituindo métodos usuais por métodos alternativos.

Na Mercur, valorizamos todas as formas de vida. Embora nós, seres humanos, sejamos reconhecidos como a espécie mais evoluída a ocupar este planeta, nenhum ser vivo é mais importante do que outro na composição e manutenção do ecossistema no qual estamos inseridos.

Em função disso, em consonância com nosso propósito organizacional, direcionadores e direcionamentos estratégicos, trabalharemos para abolir os testes com organismos vivos em quaisquer etapas dos nossos processos produtivos, optando por métodos alternativos à experimentação animal (quando disponíveis), salvo em situações em que a legislação vigente não permitir tal prática.

NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO CONSTRUÍDOS DE MODO A MAXIMIZAR A OCUPAÇÃO E RENDA, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO LOCAL.

Consideramos que cada cidadão deva ter acesso/direito à ocupação e renda. No entanto, essa não pode ser uma tarefa só de Governo, hoje com cada vez menos condições de realizá-la.

Acreditamos que, tanto quanto outros atores sociais, temos um papel diante desse desafio gigantesco: o de procurar gerar, por meio de nossa atuação, de estratégias e planos, ocupação significativa de que as pessoas possam se orgulhar - e renda compatível. O quanto for possível. Acreditamos que as empresas são corresponsáveis pela prosperidade social e agimos de acordo.

Exemplos:

  • Redução da carga horária com impacto na manutenção dos níveis de emprego.
  • Incentivo ao desenvolvimento local e aos pequenos produtores ligados à agroindústrias locais, com a aquisição de produtos orgânicos e substituição gradual na alimentação nas fábricas.
  • Criação de indicador de desempenho de Compras Locais, privilegiando as economias do entorno (cidades, estado outros estados brasileiros).
  • Fortalecimento, ano sobre ano, do Projeto Pescar (contribuição educacional no contra-turno para adolescentes em situações de vulnerabilidade social).
  • Estímulo à feiras internas (venda de alimentos pelos colaboradores para os colaboradores).
  • Parceria com a Coomcat (Cooperativa de Catadores de Santa Cruz do Sul) através da doação de resíduos recicláveis. Em troca eles nos proporcionam as visitas do plano de educação.
  • A Mercur também proporciona espaços e educacionais destinados a conversar sobre questões de ocupação e renda, de modo a estimular que as pessoas estejam preparadas para os desafios e busquem alternativas para ampliar sua ocupação e renda caso achem necessário. Exemplos de espaços: Oficinas de Descobertas, Nossa empresa, Plano de Educação, Colabora, Banco de Ajudas, Eu na Mercur, etc.

IMPLEMENTAR AÇÕES PARA ATENDER AS PREMISSAS DA POLÍTICA DE LOGÍSTICA REVERSA DA MERCUR.

A Logística Reversa, no cotidiano da Mercur, é um tema essencial, para além do cumprimento das obrigações legais, estando diretamente ligado a sua responsabilidade socioambiental e ao cuidado em relação aos impactos provenientes da sua atuação.

Está prevista na legislação (Lei Federal 12.305/2010) e é caracterizada pelo conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos à cadeia produtiva ou a outra destinação final ambientalmente adequada.
A empresa estabeleceu uma política de Logística Reversa composta por nove premissas, que visa desenvolver ações considerando desde a concepção de seus produtos, serviços e embalagens até o descarte final dos mesmos, envolvendo ainda o relacionamento com fornecedores, clientes e outros segmentos da sociedade. Além disso, busca minimizar a extração de recursos naturais, incentivar o reuso e a reciclagem, incluir as cooperativas de catadores na cadeia e estimular o diálogo com os públicos envolvidos, instigando a reflexão sobre os impactos do consumo humano.

Política de Logística Reversa da Mercur:

Foco: CONCEPÇÃO DO PRODUTO/PROCESSO
a) priorização da aquisição de insumos, produtos, embalagens e outros materiais de fontes renováveis e/ou recicladas e com menor agressividade ao meio ambiente;
b) desenvolvimento de produtos com maior vida útil, de acordo com a finalidade a que se destina;
c) priorização de desenvolvimento de embalagens e produtos monocomponentes ou que possibilitem a separação das partes que o compõem para permitir o reuso ou a reciclagem;
d) adequação do dimensionamento de produtos e embalagens de acordo com a finalidade a que se destina, para evitar desperdícios;
e) redução da geração de resíduos e aparas em todos os processos, e desenvolvimento de alternativas para reuso ou reciclagem;

Foco: INFORMAÇÃO
f) disponibilização de informações para o correto descarte do produto e embalagens ao consumidor;

Foco: PARCERIAS, RELACIONAMENTOS E ENGAJAMENTOS
g) priorização do desenvolvimento local de parcerias com empresas, cooperativas ou outras formas de associação, para dar destino correto aos materiais, reusando, reciclando ou destinando de forma ambientalmente adequada;
h) desenvolvimento de campanhas e diálogos junto aos consumidores, clientes, fornecedores e colaboradores para disseminar informações e ampliar o conhecimento sobre logística reversa e responsabilidade compartilhada;

Foco: PÓS CONSUMO
i) desenvolvimento de sistemas para destinação ambientalmente adequada aos produtos comercializados e suas embalagens.

DESENVOLVER PESSOAS EM RELACIONAMENTOS, ATRAVÉS DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM.

(Aprender para a Vida)

São encontros e iniciativas voltadas a aprendizagem para a Vida, buscando estimular o pensar, o sentir, o agir, na relação de cuidado com o Eu, o Outro e o Mundo.

A Mercur se propõe a atuar em função das pessoas.

Perguntamos a elas todo o tempo como podemos ajudá-las em sua vida cotidiana. E, naquilo que fazemos, trabalhamos para ajudá-las a procurar pelo seu bem-estar, do jeito delas e de um jeito que possa ser bom para o entorno.

Setores de atuação

Setores de atuação

A Mercur atua nos setores de Educação e Saúde. Ambos se combinam para atender as necessidades humanas, sociais e ambientais.

Atuação

Como indústria, a Mercur atua em diferentes segmentos de mercado:

Esses segmentos representam apenas uma forma de organização das atividades da empresa atualmente. Na prática, muitas vezes eles se misturam porque trabalhamos para atender as necessidades humanas com o menor peso possível sobre animais, ambiente natural, pessoas e sociedade - e essas necessidades poucas vezes cabem em classificações rígidas.

Temos mantido interlocuções constantes e construções criativas de soluções em diversos segmentos sociais e, por meio delas, temos descoberto novas maneiras de ajudar pessoas em sua procura por bem-estar, dentro das nossas capacidades.

Projetos estratégicos

Projetos estratégicos

A Mercur desenvolve uma série de projetos que visam inovar em áreas estratégicas para a companhia. Em geral buscam alternativas que ajudem a melhor equacionar os impactos da atuação da empresa, melhorando o perfil socioambiental de seu consumo e ampliando os benefícios potenciais de seus produtos e serviços para diferentes públicos.

Borracha Nativa

Compõe-se de uma relação dinâmica de aprender-ensinar-aprender entre as comunidades extrativistas, a Mercur e as demais instituições envolvidas. Têm sido muitas e significativas as aprendizagens para cada um dos atores.

Buscamos uma (re)construção da cadeia sustentável da borracha, com base em modelos de negócio inovadores que promovam condições sustentáveis de produção florestal. Ao mesmo tempo, que contribuam para a preservação da cultura e para o desenvolvimento das comunidades extrativistas.

Está sendo realizado no Acre e nas Reservas Extrativistas do Xingu, Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio, no município de Altamira, no Pará.

Parcerias: 

ISA (Instituto Socioambiental): www.socioambiental.org

IMAFLORA (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola): www.imaflora.org

 

PROJETO BORRACHA NATURAL E O SELO ORIGENS BRASIL

Entendemos a importância de dar visibilidade aos povos destas comunidades no sentido de ampliar a capacidade de construção de práticas e parcerias que contribuam para ampliar os objetivos do projeto Borracha Natural. O lançamento do Selo Origens Brasil, em 2016, nasceu como uma possibilidade.

Este é um selo que foi criado para dar mais transparência às cadeias de produtos que vêm da Floresta Amazônica e para ajudar os consumidores a identificarem empresas e produtos que valorizam e respeitam, em suas práticas comerciais, os Territórios de Diversidade Socioambiental, como o Xingu. Através do selo é possível conhecer quem produz, a história e origem dos produtos consumidos.

A Mercur percebe a conexão entre o projeto Borracha Natural e o Selo Origens Brasil, dentre outras questões, pela intenção de valorização do patrimônio e diversidade socioambiental.

Conheça mais acessando a plataforma virtual!

 

Projeto Educação e Saúde

Este projeto surgiu pela necessidade de compreensão mais abrangente sobre o ambiente da Educação, através de um repensar sobre o papel da empresa neste campo de atuação.

Iniciou-se pelo relacionamento com diferentes instituições ligadas a Educação e diversas escolas de Santa Cruz do Sul, porém, atualmente, com uma abrangência maior de instituições e pessoas ligadas à ele.

Durante as diversas interações, tornou-se clara a necessidade de propiciar ambientes de discussão que envolvessem o tema: diversidade. Em 2013, o projeto concretizou a realização de três encontros na cidade de Santa Cruz do Sul, onde fica sua sede, chamados: Diversidade na Rua.

Com o objetivo de estabelecer uma rede de colaboração para a construção de produtos ou serviços que tenham relevância e significado para as pessoas, por serem construídos com a participação delas, foram convidadas pessoas conectadas e interessadas na temática da diversidade, acessibilidade e inclusão, para criarem juntas.

A Mercur, ao constituir esta rede colaborativa, quer um mundo mais inteligente e afetivo para acolher as pessoas através da acessibilidade e inclusão. Espera concretizar isso, através da criação de ações, produtos, serviços e sistemas que possam contribuir para derrubar as barreiras que dificultam o acesso daqueles que têm necessidades diferentes da maioria.

Seu site www.diversidadenarua.cc é um espaço virtual para receber informações, compartilhar e difundir assuntos sobre inclusão e acessibilidade, além de fortalecer possibilidades de co-criação com todas as pessoas que tenham interesse em contribuir com este propósito. Acesse e participe!

Conheça também a loja virtual que reúne produtos que resultaram da interação entre as pessoas que compõem a rede do Diversidade na Rua, acessando www.loja.mercur.com.br. Esta loja foi criada para ser muito mais do que um espaço de compras, e sim um meio de relacionamento.

A intenção é ajudar na formação de grupos de pessoas que tem interesses comuns para juntos criarmos novas soluções que atendam às suas necessidades. Cada item disponível foi desenvolvido nessa lógica. Assim como os conceitos da CONTA SOLIDÁRIA e do FRETE AMIGO, que são meios encontrados para facilitar a colaboração entre as pessoas e ampliação do acesso.

Instituições Financeiras

No desenvolvimento de seus projetos, a Mercur conta com o apoio de algumas instituições, como:

Projetos de Parceiros

A Vaga Lume e o Programa Expedição

 

A Mercur é parceira da Vaga Lume, uma organização sem fins lucrativos que há mais de dez anos desenvolve projetos de educação, cultura e meio ambiente na região da Amazônia Legal brasileira.

Ao longo deste período, criou bibliotecas comunitárias, formou educadores como mediadores de leitura e incentivou a gestão comunitária desses espaços culturais.

Promove também a valorização do patrimônio cultural das comunidades rurais da Amazônia por meio do registro de suas histórias e lendas passadas oralmente de geração em geração em livros artesanais. Aproximou distâncias deste por meio de um programa de intercâmbio cultural entre escolas rurais da Amazônia e escolas e ONGs da cidade de São Paulo, onde está sediada.

 Sobre o Programa Expedição

O objetivo geral do Programa Expedição é promover o acesso ao livro e à leitura e, também a valorização da cultura local em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira.

A metodologia do Programa Expedição é composta por três ações interligadas: a doação de estrutura para bibliotecas (livros, estantes, livreiras e esteiras); a formação de voluntários como mediadores de leitura (capacitados para promover o livro, a leitura e a cultura local); e, ainda, o incentivo à gestão comunitária das bibliotecas (estabelecimento de regras de funcionamento, cuidados para sua manutenção, organização de assembleias para discutir temas de interesse coletivo, como educação e cidadania, entre outras atividades).

Alguns números do programa (desde 2001):
- 160 bibliotecas comunitárias em 23 municípios da Amazônia Legal brasileira.
- 80.000 livros novos de literatura distribuídos, impactando mais de 24000 crianças e jovens.
- Mais de 3000 mediadores de leitura formados.

 Conheça mais sobre a Vaga Lume:

Website
Facebook
Youtube

Estrutura de Operação

Estrutura de Operação

A Mercur tem operado a partir de uma estrutura concebida para viabilizar a cooperação entre pessoas que oferecem diferentes níveis de contribuição aos negócios da empresa. Uma gestão feita por um Colegiado composto por diferentes pessoas, baseada em construções coletivas e alimentada permanentemente por diálogos com diferentes públicos: parceiros, fornecedores, clientes, usuários de produtos, instituições da sociedade e poder público. Ela substituiu as relações tradicionais de subordinação por relações de parceria.

Esta forma de operar vem incentivando a criação de soluções mais relevantes para pessoas e sociedade.

Atualmente a Mercur tem operado a partir de duas unidades industriais localizadas na cidade de Santa Cruz do Sul – RS e de uma ampla rede de distribuidores e revendedores em todo o território nacional.

História

Saiba mais sobre desenvolvimento da Mercur ao longo dos anos.

Um pouco de história

A Mercur nasceu em um tempo em que as estradas sem asfalto, cheias de pedras, arrancavam lascas de borracha dos pneus maciços dos carros que circulavam pelas encostas da Serra Geral, nos longínquos anos 20 do século passado. Carlos Gustavo Hoelzel, proprietário de uma revenda e oficina de automóveis, preocupava-se com as dificuldades para consertar os pneus, pois, sendo maciços, a única maneira era colar o pedaço arrancado. Mas, colar como? Com o quê?

Durante noites, juntamente com o irmão Jorge Emílio Hoelzel, arquiteto que interessou-se pelo assunto, criaram fórmulas, fizeram experiências e começaram a descobrir os segredos da borracha. Assim que dominaram os primeiros processos, eles mesmos montaram as máquinas para aplicá-los e resolveram criar uma empresa para consertar pneus e produzir artefatos de borracha. Em 11 de junho de 1924, nasceu a Hoelzel Irmãos, depois transformada em Mercur S.A., que funciona até hoje na Rua Cristóvão Colombo, em Santa Cruz do Sul/RS.

Atualmente, em um cenário muito diferente daquele tempo, temos nos dedicado a produzir, cada vez mais, coisas que tenham RELEVÂNCIA para as PESSOAS. Entendendo que a cooperação e o sentido de parceria são essenciais para a criação de produtos e serviços relevantes para a sociedade, assumimos o Compromisso Institucional de UNIR PESSOAS E ORGANIZAÇÕES PARA CONSTRUIR ENCAMINHAMENTOS E CRIAR SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS.

Acreditamos muito que, unindo pessoas e organizações, a partir de complementaridades, poderemos construir soluções que não signifiquem mais do mesmo, mas que possam indicar novos patamares de uso, criando novas facilidades e ampliando o acesso de mais segmentos da sociedade a elas.

Hoje, refletimos muito sobre a nossa forma de atuar, principalmente, porque sabemos que cada atividade que realizamos para atingir nossos objetivos tem implicações em pessoas e no mundo em que vivemos. Em função disso, evoluímos nossa área estratégica de atuação para o BEM-ESTAR, entendendo que o bem-estar parte do individual para o coletivo, das partes para o todo, da competição para a cooperação e o definimos como: “O mundo de um jeito bom pra todo o mundo.”

Linha do Tempo

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