Atuação

Como indústria, a Mercur atua em diferentes segmentos de mercado:

Esses segmentos representam apenas uma forma de organização das atividades da empresa atualmente. Na prática, muitas vezes eles se misturam porque trabalhamos para atender as necessidades humanas com o menor peso possível sobre animais, ambiente natural, pessoas e sociedade - e essas necessidades poucas vezes cabem em classificações rígidas.

Temos mantido interlocuções constantes e construções criativas de soluções em diversos segmentos sociais e, por meio delas, temos descoberto novas maneiras de ajudar pessoas em sua procura por bem-estar, dentro das nossas capacidades.

Direcionadores

Princípios de negócios

São condicionantes, baseados em valores, que orientam a criação de realidades futuras da empresa.

  • Atuamos em função das pessoas.
  • Buscamos soluções relevantes com simplicidade.
  • Somos éticos em todos os nossos relacionamentos.
  • Preservamos para a posteridade.
  • Atuamos em mercados éticos, que valorizam a vida.

 

Direcionamentos

  • Substituir gradualmente os insumos não-renováveis utilizados no processo produtivo.
  • Reduzir as emissões de GEE e compensar as que não puderem ser evitadas. 

 

Indicador
Emissões de GEE
Fórmula 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015
Santa Cruz do Sul t CO2 e 3.146 3.158 2.566 2.518 2.623 2.678 2.103

 

  • Substituir importações, valorizando a produção local.

 

Indicador % de participação de compras
(Janeiro à Dezembro)
2011 2012 2013 2014 2015
Santa Cruz do Sul 14.48% 20.27% 20.16% 20.33% 19.2%
Rio Grande do Sul 48.18% 54% 52.35% 52.66% 51.18%
Santa Catarina 2.96% 2.84% 2.77% 2.77% 3.47%
Paraná 0.79% 0.93% 1.24% 1.08% 0.72%
São Paulo 20.60% 19.48% 17.63% 19.56% 15.58%
Valor total de compras no Brasil 79.72% 82.85% 78% 80.12% 73.96%
Valor total de compras no exterior 20.28% 17.15% 22% 19.88% 26.04%

 

Alguns exemplos de ações já realizadas:

* Estabelecimento de critérios de seleção e procedimentos de compra com priorização de fornecedores locais.
* Efetivação de 80 novos fornecedores de Santa Cruz do Sul em 2014.
* Migração das compras dos marcadores da China para a Argentina.
* Participação da II Rodada de negócios multissetorial de Santa Cruz do Sul, desenvolvida pelo Sebrae, cujo objetivo é aproximar empresas da região, em diversos segmentos.

  • Reduzir a diferença entre o menor e o maior salário.

Este é um indicador que evolui na medida em que a empresa vai construindo um novo modelo de negócio que permita uma remuneração coerente ao Valor agregado ao propósito da empresa. Estudos ainda estão em andamento, porém, algumas ações já foram realizadas, como:

* Aplicação de percentual diferenciado no Acordo Coletivo desde 2010.
* Repensar da estrutura de cargos e salários em 2011.
* Adicional da participação nos resultados da empresa, dividida em partes iguais para todos os colaboradores.

  • Não praticar negócios com indústrias que envolvam operações com tabaco, armamentos, jogos de azar, agrotóxicos, bebidas alcoólicas, e que imponham maus tratos a animais.

Este é um Direcionamento que a partir de sua implantação é considerado ao longo da atuação da empresa. Já motivou algumas decisões estratégicas importantes e está presente a cada dia, a cada nova demanda que surge. 

 

Projeto Borracha Natural

Este projeto visa estabelecer um modelo de comercialização diferenciada (entre empresa e comunidade), engajando-se com as comunidades extrativistas do Pará e agregando conhecimentos destas práticas à organização.

Visa uma (re)construção da cadeia sustentável da borracha, com base em modelos de negócio inovadores que promovam condições sustentáveis de produção florestal. Ao mesmo tempo, que contribuam para a preservação da cultura e para o desenvolvimento das comunidades extrativistas.

O projeto está sendo realizado nas Reservas Extrativistas do Xingu, Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio, no município de Altamira, no Pará.

Parcerias: 

ISA (Instituto Sócio-Ambiental): www.socioambiental.org

IMAFLORA (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola): www.imaflora.org

 

PROJETO BORRACHA NATURAL E O SELO ORIGENS BRASIL

Entendemos a importância de dar visibilidade aos povos destas comunidades no sentindo de ampliar a capacidade de construção de práticas e parcerias que contribuam para ampliar os objetivos do projeto Borracha Natural.

O lançamento do Selo Origens Brasil, em 2016, nasceu como uma possibilidade. Este é um selo que foi criado para dar mais transparência às cadeias de produtos que vem da Floresta Amazônica e para ajudar os consumidores a identificarem empresas e produtos que valorizam e respeitam, em suas práticas comerciais, os Territórios de Diversidade Socioambiental, como o Xingu. Através do selo é possível conhecer quem produz, a história e origem dos produtos consumidos.

A Mercur enxerga a conexão entre o projeto Borracha Natural e o Selo Origens Brasil, dentre outras questões, pela intenção de valorização do patrimônio e diversidade socioambiental.

Conheça mais acessando a plataforma virtual!

 

Projeto Óleo de Mamona

Visa o desenvolvimento de fornecedores locais para o produto – óleo de mamona - (desde o plantio, cultura e manejo da planta até a produção/degomagem do óleo) na região de Santa Cruz do Sul. Além disso, a diversificação da cultura em pequenas propriedades, contribuindo para a inovação tecnológica regional e auxiliando na diminuição da dependência do pequeno produtor da cultura do fumo.

Atualmente o óleo comprado é produzido em São Paulo a partir de plantações de diferentes regiões do norte do país.

Envolve iniciativas de inovação, visando: 1) melhorias ambientais no processo de produção de outros insumos que utilizam óleo de mamona em sua composição; e 2) o desenvolvimento de produtos que possam substituir materiais plásticos (de origem petroquímica) em diferentes usos.

Parcerias: 

Cooperfumos* (Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil): plantação de diferentes espécies em área própria da cooperativa e em propriedades de associados para avaliação de adaptabilidade. 

UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul): técnica de refino/extração do óleo da Mamona, que será repassada à Cooperfumos.

* A Cooperfumos atua na busca pela diversificação de culturas em pequenas propriedades, diminuindo, assim, a dependência de agricultores em relação à cultura do fumo.

Projeto Educação e Saúde

Este projeto surgiu pela necessidade de compreensão mais abrangente sobre o ambiente da Educação, através de um repensar sobre o papel da empresa neste campo de atuação.

Iniciou-se pelo relacionamento com diferentes instituições ligadas a Educação e diversas escolas de Santa Cruz do Sul, porém, atualmente, com uma abrangência maior de instituições e pessoas ligadas à ele.

Durante as diversas interações, tornou-se clara a necessidade de propiciar ambientes de discussão que envolvessem o tema: diversidade. Em 2013, o projeto concretizou a realização de três encontros na cidade de Santa Cruz do Sul, onde fica sua sede, chamados: Diversidade na Rua.

Com o objetivo de estabelecer uma rede de colaboração para a construção de produtos ou serviços que tenham relevância e significado para as pessoas, por serem construídos com a participação delas, foram convidadas pessoas conectadas e interessadas na temática da diversidade, acessibilidade e inclusão, para criarem juntas.

A Mercur, ao constituir esta rede colaborativa, quer um mundo mais inteligente e afetivo para acolher as pessoas através da acessibilidade e inclusão. Espera concretizar isso, através da criação de ações, produtos, serviços e sistemas que possam contribuir para derrubar as barreiras que dificultam o acesso daqueles que têm necessidades diferentes da maioria.

Seu site www.diversidadenarua.cc é um espaço virtual para receber informações, compartilhar e difundir assuntos sobre inclusão e acessibilidade, além de fortalecer possibilidades de co-criação com todas as pessoas que tenham interesse em contribuir com este propósito. Acesse e participe!

Conheça também a loja virtual que reúne produtos que resultaram da interação entre as pessoas que compõem a rede do Diversidade na Rua, acessando www.loja.mercur.com.br. Esta loja foi criada para ser muito mais do que um espaço de compras, e sim um meio de relacionamento.

A intenção é ajudar na formação de grupos de pessoas que tem interesses comuns para juntos criarmos novas soluções que atendam às suas necessidades. Cada item disponível foi desenvolvido nessa lógica. Assim como os conceitos da CONTA SOLIDÁRIA e do FRETE AMIGO, que são meios encontrados para facilitar a colaboração entre as pessoas e ampliação do acesso.

Saiba mais sobre a Conta Solidária.

Saiba mais sobre o Frete Amigo.

Projeto Tecnologias Limpas

O projeto tem o objetivo de buscar alternativas inovadoras para a empresa em materiais e processos sem limitar-se pelas restrições, condições e produtos, atualmente existentes. 

Projetos de Parceiros

A Vaga Lume e o Programa Expedição


A Mercur é parceira da Vaga Lume, uma organização sem fins lucrativos que há mais de dez anos desenvolve projetos de educação, cultura e meio ambiente na região da Amazônia Legal brasileira.

Ao longo deste período, criou bibliotecas comunitárias, formou educadores como mediadores de leitura e incentivou a gestão comunitária desses espaços culturais.

Promove também a valorização do patrimônio cultural das comunidades rurais da Amazônia por meio do registro de suas histórias e lendas passadas oralmente de geração em geração em livros artesanais. Aproximou distâncias deste por meio de um programa de intercâmbio cultural entre escolas rurais da Amazônia e escolas e ONGs da cidade de São Paulo, onde está sediada.

 

Sobre o Programa Expedição

O objetivo geral do Programa Expedição é promover o acesso ao livro e à leitura e, também a valorização da cultura local em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira.

A metodologia do Programa Expedição é composta por três ações interligadas: a doação de estrutura para bibliotecas (livros, estantes, livreiras e esteiras); a formação de voluntários como mediadores de leitura (capacitados para promover o livro, a leitura e a cultura local); e, ainda, o incentivo à gestão comunitária das bibliotecas (estabelecimento de regras de funcionamento, cuidados para sua manutenção, organização de assembleias para discutir temas de interesse coletivo, como educação e cidadania, entre outras atividades).

Alguns números do programa (desde 2001):
- 160 bibliotecas comunitárias em 23 municípios da Amazônia Legal brasileira.
- 80.000 livros novos de literatura distribuídos, impactando mais de 24000 crianças e jovens.
- Mais de 3000 mediadores de leitura formados.

 

Conheça mais sobre a Vaga Lume:

Website
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Youtube

Estrutura de operação

A Mercur tem operado a partir de uma estrutura concebida para viabilizar a cooperação entre pessoas que oferecem diferentes níveis de contribuição aos negócios da empresa. Uma gestão feita por um Colegiado composto por diferentes pessoas, baseada em construções coletivas e alimentada permanentemente por diálogos com diferentes públicos: parceiros, fornecedores, clientes, usuários de produtos, instituições da sociedade e poder público. Ela substituiu as relações tradicionais de subordinação por relações de parceria.

Esta forma de operar vem incentivando a criação de soluções mais relevantes para pessoas e sociedade.

Atualmente a Mercur tem operado a partir de duas unidades industriais localizadas na cidade de Santa Cruz do Sul – RS e de uma ampla rede de distribuidores e revendedores em todo o território nacional.

Projeto Novo Pavilhão

Recentemente, a Mercur finalizou a construção de um novo pavilhão, ocupando uma área de 3.000m2 em sua planta localizada no Distrito Industrial, em Santa Cruz do Sul. Com auxílio do BNDES, foram investidos aproximadamente R$ 4.000.000,00.

As dependências deste pavilhão servem para abrigar todos os processos aplicáveis a produtos relacionados à área de Saúde e certificados pelas Boas Práticas de Fabricação. Na sua fase de construção, foram consideradas adequações tecnológicas para torná-lo um ambiente de produção que pudesse garantir segurança aos colaboradores e, também, aos usuários, através da qualidade nos processos e produtos.

Um pouco de história

A Mercur nasceu em um tempo em que as estradas sem asfalto, cheias de pedras, arrancavam lascas de borracha dos pneus maciços dos carros que circulavam pelas encostas da Serra Geral, nos longínquos anos 20 do século passado. Carlos Gustavo Hoelzel, proprietário de uma revenda e oficina de automóveis, preocupava-se com as dificuldades para consertar os pneus, pois, sendo maciços, a única maneira era colar o pedaço arrancado. Mas, colar como? Com o quê?

Durante noites, juntamente com o irmão Jorge Emílio Hoelzel, arquiteto que interessou-se pelo assunto, criaram fórmulas, fizeram experiências e começaram a descobrir os segredos da borracha. Assim que dominaram os primeiros processos, eles mesmos montaram as máquinas para aplicá-los e resolveram criar uma empresa para consertar pneus e produzir artefatos de borracha. Em 11 de junho de 1924, nasceu a Hoelzel Irmãos, depois transformada em Mercur S.A., que funciona até hoje na Rua Cristóvão Colombo, em Santa Cruz do Sul/RS.

Atualmente, em um cenário muito diferente daquele tempo, temos nos dedicado a produzir, cada vez mais, coisas que tenham RELEVÂNCIA para as PESSOAS. Entendendo que a cooperação e o sentido de parceria são essenciais para a criação de produtos e serviços relevantes para a sociedade, assumimos o Compromisso Institucional de UNIR PESSOAS E ORGANIZAÇÕES PARA CRIAR SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS. Acreditamos muito que, unindo pessoas e organizações, a partir de complementaridades, poderemos construir soluções que não signifiquem mais do mesmo, mas que possam indicar novos patamares de uso, criando novas facilidades e ampliando o acesso de mais segmentos da sociedade a elas.

Hoje, refletimos muito sobre a nossa forma de atuar, principalmente, porque sabemos que cada atividade que realizamos para atingir nossos objetivos tem implicações em pessoas e no mundo em que vivemos. Em função disso, evoluímos nossa área estratégica de atuação para o BEM-ESTAR, entendendo que o bem-estar parte do individual para o coletivo, das partes para o todo, da competição para a cooperação e o definimos como: “O mundo de um jeito bom pra todo o mundo.”

Linha do Tempo

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