Início do conteúdo

Laboratório de Inovação Social

É um espaço que construímos para viver descobertas e promover interações entre a Mercur (sua estrutura, produtos, colaboradores) e a comunidade (pessoas e instituições). O Lab, como é conhecido de forma carinhosa, abre suas portas de modo a servir como instrumento para que se promovam momentos significativos de ensinar e aprender e, também, de criação de soluções que ajudem a melhorar a vida das pessoas, a partir de necessidades legítimas e da convivência com elas.

O laboratório comporta dois modelos de atividades, que chamamos de:
Aprendizagem e Criação

Para saber mais sobre o funcionamento do laboratório, clique aqui.


+ Propor nova atividade

Funcionamento

Conhecendo as atividades do Laboratório

O Laboratório de Inovação Social estará em funcionamento das 8h às 22h, durante todos os dias da semana. Seu acesso externo se dá pela Rua Capitão Pedro Werlang (portão amarelo).

É um espaço para dois formatos de atividades: Espaços de Aprendizagem e Espaços de Criação

Ambos, não fazem menção à um local, mas são maneiras de classificar e encarar as atividades que serão realizadas.


Os ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM são aquelas atividades em que as pessoas colocam seus conhecimentos à serviço de outras pessoas, criando momentos significativos de ensinar e aprender. Podem acontecer através de uma oficina, uma roda de conversa, uma palestra, um filme que gostariam de compartilhar, por exemplo:

1. Tenho conhecimentos sobre corte e costura e quero construir uma oficina para compartilhar meu conhecimento com outras pessoas.

2. Aprendi, em um curso, a construir uma horta de produtos orgânicos e quero oferecer o que aprendi para outras pessoas, através de uma conversa ou de uma oficina com a realização de técnicas.

3. Assisti à um filme muito inspirador que trata da ética nas relações e quero disponibilizar para outras pessoas, realizando um diálogo em conjunto, ao final do filme.

4. Possibilidades mil! Basta ter algum conhecimento que você tenha vontade de compartilhar!

** Se você tiver interesse sobre algum assunto que você não tenha conhecimentos, mas encontrou outras pessoas que compartilham do mesmo interesse, mobilize-se para articular uma oficina e fazer acontecer! Encontre um possivel mediador e organize o necessário para que a atividade possa ser realizada!

Se não souber como construir um Espaço de Aprendizagem, clique em Ajuda ou entre em contato conosco pelo e-mail lab@mercur.com.br 

Os ESPAÇOS DE CRIAÇÃO são o tipo de atividades em que colocamos a mão na massa para inovar e materializar ideias, construindo protótipos de produtos ou serviços que serão testados, melhorados e quem sabe, se tornarão soluções relevantes para as necessidades reais das pessoas. Por exemplo:

1. Tive a ideia de construir um carro movido à água e preciso saber se ele realmente vai dar certo. Então, construo um protótipo, ou seja, um modelo inicial deste carro, para ser colocado em testes, que vão validar se ele pode ou não servir ao propósito para o qual está sendo construído.

2. Com meus amigos quero construir um sistema de coleta de água da chuva para as pessoas do bairro em que moro, que tem dificuldade de abastecimento. Para isso, preciso da estrutura de uma oficina para construir um modelo que eu possa colocar para testar.

3. Não há limites para a construção de soluções em produtos ou serviços que ajudem a melhorar a vida das pessoas! Se houver esta intenção por de trás de sua ideia, você pode se utilizar do laboratório da Mercur para colocar a mão na massa!

Também fazem parte dos Espaços de Criação, as LINHAS DE TRABALHO da Mercur. Os protótipos que serão desenvolvidos a partir de uma Linha de Trabalho, são propostos pela própria empresa em função de um interesse em específico: o desenvolvimento de um produto ou serviço, cuja necessidade emergiu das interações entre a empresa e a comunidade. Sinta-se convidado a contribuir, também, para estas propostas!

Estrutura

• Espaço Palavra e Imagin-AÇÃO

É um espaço que se propõe a inspirar e provocar a reflexão e expressão através das palavras. Um espaço para a imagin-ação, criado a partir de recursos (re)inventados.

Aqui você encontrara livros, sofás, almofadas, poltronas, mesas, cadeiras, um ambiente propicio para leitura, um grupo de estudos, uma roda de conversa, hora do conto, muitas possibilidades! Este ambiente possui capacidade para até 30 pessoas.

• Espaço Encontros

Esse espaço, como o próprio nome sugere é um lugar de encontros, de troca de experiências, de conversas significativas e atividades que possibilitem o ensinar e aprender. É um ambiente climatizado, com recursos áudiovisuais e capacidade para receber até 120 pessoas .

• Espaço Aberto

É um espaço amplo e aberto a possibilidades, um convite a construção. Composto por paredes, chão e teto, está aberto as intenções que você criar para esse espaço.

Com capacidade de receber até 100 pessoas e possibilidade de disponibilidade de recursos audiovisuais, mediante consulta.

• Espaço Oficina

É um espaço que busca estimular o empreendedorismo, a descoberta do inventor, artista ou quem sabe os dois juntos! Provocar e potencializar o desenvolvimento das nossas habilidades criativas.

Possui algumas ferramentas e matérias-primas, tintas e folhas em branco para que você possa materializar aqui as suas ideias. É um ambiente com capacidade para receber até 50 pessoas, composto por mesas, bancos, flipchart, post-its, quadro branco e muita energia de realização.