Início do conteúdo

21 de Março de 2017

Mercur busca reconstruir a cadeia sustentável da borracha

O Projeto Borracha Natural visa conectar os seringueiros com as empresas para criar uma relação de aprendizado

foto_release.png
 

Desde 2010, a Mercur atua no Projeto Borracha Natural que visa estabelecer um modelo de comercialização diferenciada entre as empresas e as comunidades extrativistas. A Mercur adquire uma parcela da borracha natural (látex), matéria-prima utilizada em grande parte dos produtos da empresa, dos seringueiros das Reservas Extrativistas do Xingu (Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio), no município de Altamira, no Pará e de uma cooperativa de seringueiros do município de Tarauacá no Acre. Desta forma, a empresa possibilita que os seringueiros possam desempenhar um papel relevante na proteção e conservação das florestas, assegurando-lhes melhor qualidade de vida com foco na remuneração justa, que substitui o menor preço ou preço de mercado.

“Interagir com os povos da floresta amazônica através do Projeto Borracha Natural, tem possibilitado um rico espaço de aprendizagem para todos os colaboradores que se envolvem de alguma forma no processo. Conviver com pessoas simples, mas de grande sabedoria quando se trata de conhecimento sobre a natureza, nos permite compreender a interdependência entre todos os seres vivos do planeta e as suas relações de vida”, explica Jorge Hoelzel Neto, conselheiro de administração e facilitador da Mercur.

O projeto abre espaço para uma relação dinâmica de aprender-ensinar-aprender entre as comunidades extrativistas e as instituições envolvidas. “Tão importante quanto as vivencias in loco, tem sido também o compartilhamento dos aprendizados com todos os demais colaboradores da empresa, que são feitos através de rodas de conversas e outros espaços de aprendizagens criados para que todas as pessoas interessadas possam acessar as práticas e as possíveis oportunidades de se engajar em novos processos e projetos”, declara Hoelzel.

Através do projeto, a Mercur busca uma (re)construção da cadeia sustentável da borracha, com base em modelos de negócio inovadores que promovam condições sustentáveis de produção florestal. Ao mesmo tempo, que contribuam para a preservação da cultura e para o desenvolvimento das comunidades extrativistas.

“Além disso, a partir desta interação das diversas culturas cria-se um novo espaço para a valorização da diversidade de ideias, conhecimentos e práticas de vida até aqui muitas vezes desprezadas, mas que, sem dúvida, são fundamentais para a conservação da nossa espécie no planeta”, finaliza o facilitador da Mercur.

foto01.jpg

Conheça algumas curiosidades sobre o projeto:

1. Quais são os produtos da Mercur que possuem borracha natural (látex)?

Muitos são os produtos da Mercur que possuem látex como matéria-prima em sua composição. Conheça alguns deles:

  • Educação: as borrachas naturais como a linha Record, Oval, Delta, Clean, Prima, Tinta e Lápis, Nankin, Studio, as ponteiras e os elásticos.
  • Saúde: bolsas para água quente, bolsas para gelo, Tira Leite Materno e Almofada Terapêutica.
  • Revestimento: lençóis de borracha, peças técnicas para a indústria e pisos para diferentes aplicações.

2. De onde vem a borracha natural que a Mercur usa nos seus produtos?

O látex, matéria-prima que parece um líquido leitoso claro, é extraído da árvore Seringueira. Parte do látex utilizado pela Mercur para fabricar os produtos de borracha é adquirido de lavouras no estado de São Paulo e outra parte vem de comunidades extrativistas dos estados do Pará e Acre.

3. Por que comprar o látex das reservas extrativistas?

Uma das principais razões é resgatar um passivo com as comunidades extrativistas e permitir que possam continuar sendo os guardiões das florestas. Além disso, garantir a neutralização das emissões de gases de efeito estufa, visto que nestas áreas o desmatamento é evitado.

4. Qual o tempo necessário para que a seringueira esteja pronta para a extração do látex?

De acordo com os seringueiros do projeto, uma seringueira nativa está apta a produzir látex a partir dos seus 30 anos. Porém, quando não é possível saber o tempo da árvore, é avaliado o seu tamanho, considerando uma grossura mínima de 15cm, para que extração inicie.

Em seringal de plantio (que não é de árvores nativas) uma árvore está apta para corte a partir de sete anos.

Selo Origens Brasil

A Mercur entende a importância de dar visibilidade aos povos destas comunidades no sentindo de expandir a capacidade de construção de práticas e parcerias que contribuam para ampliar os objetivos do projeto Borracha Natural.

O lançamento do Selo Origens Brasil, em 2016, nasceu como uma possibilidade. Este é um selo que foi criado para dar mais transparência às cadeias de produtos que vem da Floresta Amazônica e para ajudar os consumidores a identificarem empresas e produtos que valorizam e respeitam, em suas práticas comerciais, os Territórios de Diversidade Socioambiental, como o Xingu.

Através do selo é possível conhecer quem produz, a história e origem dos produtos consumidos. A Mercur percebe a conexão entre o projeto Borracha Natural e o Selo Origens Brasil, dentre outras questões, pela intenção de valorização do patrimônio e diversidade socioambiental.

Para saber mais, acesse: origensbrasil.org.br

Sobre a Mercur:

A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade.
A Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis. Nessa caminhada, a empresa tem descoberto novas maneiras de construir soluções com as pessoas, a partir das necessidades delas. Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação, saúde, como: borrachas de apagar, bolsas térmicas, muletas e produtos voltados a pessoa com deficiência. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.

Mercur na Web:

Site da Mercur: www.mercur.com.br
Mercur no Facebook: Mercur Oficial
Mercur no Twitter: @mercuroficial
Mercur no Youtube: Mercur S/A
Mercur no Google Plus: https://plus.google.com/+mercuroficial/posts 
Nas redes sociais, utilize a hashtag: #bompratodomundo

Informações para a Imprensa:

Sing Comunicação de Resultados
Luiz Valloto, Janaina Leme, Tatiane Dantas, Vânia Gracio e Melissa Sayon
Fone: (11) 5091-7838
mercur@singcomunica.com.br

Galeria da notícia