Início do conteúdo

30 de Agosto de 2017

Tinta guache com bico dosador incentiva autonomia e cooperação na educação

IMG_3528.jpg

Embalagem utiliza menos matéria-prima na fabricação e mantém o produto conservado por mais tempo

Desenvolvida para favorecer o uso compartilhado de materiais na escola e em espaços coletivos, a Têmpera Guache com bico dosador da Mercur também é fácil de manusear e permite economia, incentivando o consumo responsável. A ideia surgiu através de necessidades apresentadas por professoras e porque a empresa acredita na educação para a vida, um processo contínuo em que a criança aprende, experimenta, empreende e se legitima através da interação com o outro e com o coletivo.

Através do ato de pintar e colorir o produto foi criado para inspirar espaços de aprendizagem que incentivem a convivência coletiva. Além disso a tinta é lavável, um benefício importante considerando o público usuário. Também é feita com resina vegetal e oferece acabamento brilhante, é fácil de aplicar, de manusear e seu bico dosador facilita a transferência para outros recipientes sem desperdício. Outro ponto destacado pela equipe de criação de produtos para a educação da Mercur é que a tampa com válvula não permite a entrada de ar na embalagem e nem o contato com o pincel, fazendo com que a tinta fique protegida e mantenha sua integridade por mais tempo.

IMG_3415.jpg

Denise Duarte, que é professora da Educação Infantil da Escola Centro Integrado de Desenvolvimento (CID), de Porto Alegre, gostou da praticidade do produto ao realizar atividades com os alunos. "Além de facilitar a distribuição, a tinta com bico dosador favorece a durabilidade do produto, pois já precisei descartar potes grandes por estarem mofados ou com a pigmentação alterada. Agora tenho um produto que evita o desperdício", conta.

Uma intenção da empresa é que a tinta sirva também como ferramenta pedagógica ao professor, possibilitando conversas significativas para além dos conteúdos obrigatórios no currículo escolar como o incentivo à autonomia através do ato de servirem-se sozinhas, controlando movimentos e expressando necessidades, sempre com o objetivo de atentar à liberdade com responsabilidade.

“Quando percebemos, desde pequenos, que o mundo é um grande espaço compartilhado, que necessita de pessoas preparadas e responsáveis para cuidarem dele, será mais do que tinta, será um momento de reflexão em sala de aula”, afirma Márcia Murillo, pedagoga da Mercur.

IMG_3628.jpg

O produto está nos pontos de venda e também na Loja Virtual da Mercur. Outros pontos que podem ser abordados são:

CONSUMO RESPONSÁVEL: nesta fase de formação de valores, falar sobre questões que envolvem o ato de consumir é algo importante. Podemos utilizar a tinta, mas com o conhecimento sobre a importância de evitar o desperdício, reconhecendo que ele gera impactos para o meio ambiente e para as pessoas.

EMPATIA: colocar-se no lugar do outro! A construção do processo de ser sensível ao colega, de saber esperar a vez de usar, aprender a pedir, ter paciência e perceber o ganho em colaborar com o outro.

COOPERAÇÃO: aprender sobre relacionar-se de forma cooperativa e unir os esforços em torno de um objetivo em comum. Com isso, todos precisam concluir uma determinada tarefa, porém, o que se espera é uma ajuda mútua para que todos alcancem este objetivo de forma organizada, contribuindo e respeitando os limites de cada um e da relação.

 

Informações para a Imprensa

Engaje Comunicação Inteligente

Fernanda Dreier e Rosângela Florczak

 (51) 3378.1136 | (51) 99550.8614

mercur@engajecomunicacao.com

Galeria da notícia