Início do conteúdo

20 de Dezembro de 2017

Semana de espaço de aprendizagem

Desde a concepção do atual Posicionamento Institucional da Mercur, se entendeu que a educação seria um pilar fundamental para o desenvolvimento das pessoas e por consequência os processos da empresa. O Plano de educação existe para que, por meio dele, ocorram espaços de aprendizagem que permitam o despertar de cada um, através de diferentes experiências.

Um dos espaços de aprendizagem que ocorre sistematicamente na empresa, se constitui em uma SEMANA de trabalho diferente para os colaboradores. Neste período, as pessoas vivenciam momentos relacionados a temas de referência, como o posicionamento institucional, oficina de consumo consciente, visitas à fábrica, Coomcat e Fupasc, dentre outros. 

A semana ocorre mensalmente durante cinco dias totalizando 40 horas semanais.

Grupo com várias pessoas em um ambiente verde. São colaboradores da Mercur que estão participando do Plano de Educação.

Confira o depoimento de algumas pessoas que já participaram da semana:

Clari Maria Rodrigues

Participei em 2016. Meus colegas fizeram e contavam como tinha sido, fiquei curiosa e me inscrevi também. Foi tudo muito legal, vi e aprendi coisas que não tinha nem noção, mas o que com certeza mais me marcou foi a visita à Coomcat. Ver o dia a dia daquelas pessoas fez a gente ver outra realidade. O que pra gente é lixo, para eles é o ganha-pão e fazem tudo com amor. Vimos que muita coisa que vai fora aqui é destinado para eles. Também visitamos a Fupasc e passamos pela área de reflorestamento. Foi possível ver na prática o que sempre falamos aqui dentro da empresa. Não tinha ideia de tudo isso e me orgulho do que a Mercur faz.

Antonio Bechueti Junior

Estou na turma que começou na semana passada. É uma turma bem heterogênea e é muito interessante ver a evolução dos participantes. Passamos a nos conhecer humanamente, cada um contando um pouco da sua história. As reuniões no pátio, ao redor das árvores em meio à natureza, fazem toda diferença. À medida que acontecem as dinâmicas, vamos discutindo normalmente e é quebrada aquela postura inicial, quando não se sabe muito bem o que vai acontecer. A gente sente que fica exposto, sem armadura, trabalhando como se estivéssemos em casa e percebe-se que o resto da empresa está na mesma direção.

Sabrina Hass

Foi muito bom participar. Destaco a visita à Coomcat que nos possibilitou ter acesso à uma outra realidade, que nos mostrou como reclamamos sem motivo. As pessoas que lá trabalham têm orgulho do que fazem e sabem que fazem a diferença para a sociedade e o meio ambiente. Também foi muito importante conviver com colegas que eu só mantinha contato via telefone e computador, ou que nem conhecia. Esse contato possibilitou conhecer diferentes realidades, entender as dificuldades das diferentes regiões do país.

Marcos Adriano Gonçalves

Como uma ou duas turmas já haviam participado, criou-se uma expectativa grande de como seria. Foi muito além do que eu esperava, estreitamos os laços com pessoas que não tínhamos nem contato. As dinâmicas quebraram o paradigma que existe entre produção e administrativo, e permitiu uma maior aproximação. Até o “bom dia” passou a ser mais caloroso. A visita à Coomcat foi, com certeza, um divisor de águas. Percebemos que a separação de lixo é o mínimo que devemos fazer. Além disso, vivenciar o dia a dia das diferentes áreas dentro da empresa e conhecer as pessoas que trabalham em cada uma delas, foi muito importante.

 

 

Galeria da notícia