Início do conteúdo

14 de Março de 2018

5 atividades com Tinta Guache

IMG_3929.jpg

Divulgação Mercur

Pintar pode ser uma forma de interagir com o mundo e desenvolver habilidades

O que será que pequenas mãos impressas com tinta no papel querem comunicar? E aquelas primeiras tentativas de formas ou até mesmo as pinturas mais abstratas, o que dizem? Pintar é uma forma de se expressar para as pessoas e para o mundo, e a tinta guache é um dos materiais mais utilizados em todo o mundo para motivar a expressão através da pintura.

Na infância, pintar estimula a criatividade e a imaginação, além de ser uma atividade divertida para fazer na escola ou em casa, pois pode auxiliar no desenvolvimento da individualidade, da autoestima e das habilidades para resolver problemas. Segundo a pedagoga da Mercur, Márcia Murillo, é importante que a atividade de pintar ocorra também em contato com outras crianças ou com adultos, em ambientes em que possam se relacionar, trocar ideias, manifestar sobre o trabalho do outro e fazer amigos. “É uma possibilidade de amenizar ou eliminar a timidez, trabalhar a comunicação física e verbal e interagir com o mundo, aumentando o repertório das experiências vividas”, comenta.

É por isso que garimpamos algumas ideias para inspirar nas atividades com Tinta Têmpera Guache, a começar pela Páscoa, que se aproxima, confira:

Ovos recheados de Tinta? É isso mesmo, uma atividade diferente para a Páscoa na escola ou em casa. Basta quebrar as cascas dos próximos ovos utilizados na cozinha com cuidado, limpá-las e assim começa a brincadeira. Encha-as com Tinta Guache e feche o buraquinho com papel seda que indique a cor armazenada na casca. Para fazer junto ou presentear, depois é só prender um papel pardo na parede ou até mesmo uma tela que será o alvo da explosão de cores. A Tinta Têmpera Guache com Bico Dosador da Mercur é uma boa opção para encher as cascas com praticidade. São 7 opções de cores que podem ser misturadas para criar novos tons.

Untitled design (2).png

Imagens do blog Growing a Jeweled Rose

Carimbos: podem ser esculpidos em batatas ou feitos com frutas muito maduras cortadas ao meio, rolhas de cortiça + desenho em EVA ou botões, folhas secas com texturas variadas e até recortados na borracha de apagar. Embalagens, caixas e tampinhas também pode ser, além de uma brincadeira sustentável, super legal para desenvolver o tato e exercitar a associação de diferentes formas e texturas.

Untitled design (3).png

Imagens do Pinterest

Esponja e plástico bolha: Uma esponja recortada no formato preferido é muito simples de fazer! Umedeça a esponja na Tinta Guache e pressione sobre o papel para obter desenhos. Já com o plástico bolha a ideia pode ser uma pintura com os pés. Faça uma espécie de sapatinho ao redor dos pés e disponha recipientes com tinta para que os pequenos possam pisar em uma cartolina. Para essas situações o ideal é uma tinta com textura mais consistente ou tipo gel, que não escorre no papel porque é fabricada com uma resina vegetal em sua formulação, o que permite que sua consistência seja ideal para ser manuseada durante as aplicações, tendo firmeza e evitando que a tinta se espalhe ao abrir ou que derrame com facilidade. É por isso que, antes de ser usada, ela precisa ser misturada com o pincel, para tornar-se mais fluída.

Por que a Têmpera Guache da Mercur não escorre?

Fita e stencils: Cole tirinhas de fita pela folha e depois pinte com tinta guache por cima. Espere secar e retire as fitas do papel. Outra opção é o uso de stencils que podem ser feitos com placas de exames de Raio-X antigas.

Pintura espelhada: Dobre uma folha de papel ao meio e abra. Com Tinta Guache, faça um desenho em uma das partes de dentro. Antes de secar feche o papel, pressione com cuidado, espere alguns segundos e abra. Prontinho! A pintura ficará espelhada.

Ideal para crianças

As tintas da Mercur são atóxicas e livres de ftalato (substância química que, se em contato com seres humanos, pode causar danos à saúde). Um dos princípios da empresa é priorizar o uso de matérias-primas de fontes renováveis e que gerem menor impacto ao meio ambiente. Além das tradicionais embalagens, a Mercur também possuiu Tinta Guache Lavável em frasco cilíndrico e robusto que se adapta facilmente à mão, facilitando a pega por pessoas com dificuldade de preensão palmar.

 

Confira no vídeo uma atividade realizada pela Mercur na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul (RS), cidade em que está localizada

Sobre a Mercur:

A Mercur é uma empresa brasileira fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante de suas atividades, compreendeu que tudo o que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade. Por isso hoje assume publicamente o compromisso de incentivar o consumo responsável e participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis para possibilitar um mundo de um jeito bom para todo mundo. Nessa caminhada, tem descoberto novas maneiras de construir soluções com as pessoas, a partir das necessidades delas. Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores e com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde: borrachas de apagar, giz de cera, bolsas térmicas, órteses, muletas e produtos voltados à pessoa com deficiência.

 

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Fernanda Dreier

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com

Galeria da notícia