Início do conteúdo

26 de Abril de 2018

Instituições Amigas facilitam o acesso a recursos de Tecnologia Assistiva produzidos pela Mercur

_DSC0042.jpg

Produtos de Tecnologia Assistiva em Encontro com profissionais de Terapia Ocupacional de todo o País Foto: Rafaela Piccinin/Mercur

Desde que começou a repensar seu papel enquanto indústria, a Mercur passou a buscar formas de entender as reais necessidades das pessoas e a disponibilizar seu conhecimento e estrutura para oferecer acesso a serviços que tenham significado para todos. Hoje, a partir do projeto Diversidade na Rua, faz isto por meio da criação de recursos de Tecnologia Assistiva e de serviços e sistemas, de uma maneira colaborativa.

Por meio do site www.diversidadenarua.cc aproxima pessoas que queiram colocar em foco a inclusão e a acessibilidade, para buscar novas ações e atitudes de convivência. Com base em Santa Cruz do Sul, onde a Mercur está, o projeto circula pelo Rio Grande do Sul e também já esteve em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro realizando oficinas de cocriação e legitimação de recursos de Tecnologia Assistiva com terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, estudantes de diversas áreas, pessoas com deficiência ou em reabilitação e seus familiares.

IMG_8041.jpg

O Studio Neuro, em Porto Alegre, é uma das Instituições Amigas do DNR Foto: Divulgação Mercur

Em um primeiro momento, os recursos criados a partir destes encontros, que hoje já são 21, foram vendidos apenas pela Loja Mercur e nos encontros presenciais. Durante a caminhada do projeto, percebeu-se que as pessoas precisam experimentar os recursos de Tecnologia Assistiva, antes de adquiri-los, junto a um profissional especializado. A partir desta constatação, o projeto vem construindo com as pessoas um novo modelo de acesso, o qual se materializou na Instituição Amiga.

A Instituição Amiga tem como propósito ampliar o acesso de Tecnologia Assistiva para quem precisa e promover experimentação facilitada por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas da Instituição Amiga ou de uma rede de apoio. Desta forma, é possível disponibilizar o recurso mais adequado para atender às necessidades das pessoas com deficiência e/ou baixa mobilidade, idosos e seus familiares.

IMG_7999.JPG

Equipe do Diversidade na Rua e da Assistiva Tecnologia e Educação Foto: Divulgação Mercur

“É incrível pensar uma empresa que tem toda uma estrutura, toda uma história, mas que compreende uma nova ideia e cultiva as pessoas para se repensar e se refazer. E pela questão da Tecnologia Assistiva, logo nos identificamos como parceiros”, comenta Rita Bersch, fisioterapeuta, mestre em Design e diretora da Assistiva Tecnologia e Educação, que é uma das Instituições Amigas do Diversidade na Rua.

Silda Santos, uma das coordenadoras do projeto, ressalta que os recursos do Diversidade na Rua ganham mais valor e sentido quando estão ao alcance e junto dos profissionais da saúde que trabalham a reabilitação. “Essa troca com os profissionais e estar mais perto dos locais que têm acessibilidade é fundamental para que possamos atender cada vez mais as especificidades de cada pessoa. É uma potência pensarmos juntos porque a Mercur traz o recurso, mas eles trazem o serviço e o conhecimento”, afirma.

Confira as Instituições Amigas: 

 

Instituição Cidade Site
Studio Neuro Porto Alegre - RS http://www.studioneuro.com.br/
Clik Tecnologia Assistiva Porto Alegre - RS http://www.clik.com.br/
Recense – Consultoria e Tecnologia Assistiva Porto Alegre - RS https://www.facebook.com/recensers/
Vitae Produtos Ortopedicos Vera Cruz - RS  
SS Global Produtos Fisioterápicos e Terapêuticos Volta Redonda - RJ http://www.ssglobal.com.br/
Technocare Belo Horizonte - MG http://technocare.net.br/portal/

 

Mas o que são facilitadores de atividades de vida diária?

São recursos que servem para auxiliar as pessoas a realizar suas atividades do dia a dia, como segurar os talheres e poder se alimentar sozinho, por exemplo.

 

Sobre a Mercur:

A Mercur é uma empresa brasileira fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante de suas atividades, compreendeu que tudo o que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade. Por isso hoje assume publicamente o compromisso de incentivar o consumo responsável e participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis para possibilitar um mundo de um jeito bom para todo mundo. Nessa caminhada, tem descoberto novas maneiras de construir soluções com as pessoas, a partir das necessidades delas. Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores e com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde: borrachas de apagar, giz de cera, bolsas térmicas, órteses, muletas e produtos voltados à pessoa com deficiência.

 

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Fernanda Dreier

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com

 

Galeria da notícia