Início do conteúdo

28 de Maio de 2018

Bem-estar: o conceito que pauta a atuação da Mercur

Indústria de 94 anos vive mudanças constantes no seu processo de gestão e na forma de atuar e se relacionar com as pessoas

segunda_sessao_200_AF.jpg

Unir pessoas e instituições para criar soluções significativas que valorizem a vida e o bem-estar faz parte da proposta de valor da Mercur, uma indústria de 94 anos que busca se reinventar constantemente. Junto com as mudanças na gestão da empresa, que hoje é muito mais horizontal, veio a necessidade de encontrar caminhos para repensar a Saúde, uma de suas áreas de atuação.

Ao buscar uma nova lógica de trabalho que tivesse como intenção fazer com as pessoas e não mais para elas, a Mercur vem encontrando caminhos possíveis para desenvolver produtos e serviços que considerem o bem-estar em todos os processos.

“Hoje buscamos cada vez mais nos aproximar de profissionais da saúde que se relacionam com os processos de prevenção e reabilitação em saúde, pacientes e familiares para entender o que as pessoas precisam para o seu bem-estar e de que maneira podemos colocar nossa expertise a serviço disso. Estamos redescobrindo novos olhares, conceitos e métodos terapêuticos que nos ajudem a ampliar o olhar sobre os produtos, ancorados especialmente a um olhar técnico-científico. Tudo evolui muito rápido e as formas de tratar algumas lesões, por exemplo, já são muito diferentes do que há alguns anos atrás”, conta Regis Severo, fisioterapeuta que integra o time de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa.

arte_wobbler_órtese.jpg

Campanha de Saúde da Mercur incentiva o cuidado, a convivência entre amigos e a prática de atividades ao ar livre 

Ele explica que a ideia de a empresa atuar pautada no bem-estar tem a ver desde entender as necessidades das pessoas de acordo com cada tipo e fase da lesão, até estar próximo do contexto de uso, compreender sua indicação e efeitos do produto sobre a saúde integral das pessoas e gerar conteúdo relevante sobre o uso, que as oriente. “Quando isso não existe, um produto é só um produto. Uma órtese, pode ajudar ou não no processo de reabilitação, depende da orientação e das informações que a pessoa recebe e/ou busca”, diz.

BEM-ESTAR APLICADO À PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Antes do processo de mudanças na gestão, a lógica de pesquisa e desenvolvimento em saúde, em geral, seguiam uma lógica de mercado.

Hoje a empresa reconhece que tem um outro papel, o de aplicar o conceito de bem-estar em todos os processos que desenvolve. “Quando deixamos de usar materiais não renováveis nos produtos, quando pensamos no acesso das pessoas a estes recursos, quando compreendemos melhor sobre os diferentes perfis de pessoas e suas características específicas como idosos, obesos, crianças, pessoas com deficiência, entre outros, estamos olhando de maneira mais ampla para o conceito de bem-estar”, comenta Régis.

Além disso, a aproximação com o meio acadêmico e científico tem ajudado a empresa a compreender melhor as necessidade e principalmente dar embasamento ao que está desenvolvendo.

OLHAR MULTIDISCIPLINAR

Na Mercur não existe uma receita para desenvolver um produto, o que existe é um olhar multidisciplinar para cada projeto, para cada situação específica. Desde o início, participam das criações fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais. médicos, psicólogos, engenheiros, químicos e as pessoas que usam ou já usaram o produto que está sendo desenvolvido.

“Grande parte dos produtos disponíveis atualmente para auxiliar nos processos de reabilitação não foram desenvolvidos desta forma. Entendemos que quanto maior a aproximação com todos os envolvidos direta e indiretamente no contexto da reabilitação, mais significativo o resultado final da construção”, ressalta Regis.

Sobre a Mercur

A Mercur é uma empresa brasileira fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante de suas atividades, compreendeu que tudo o que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade. Por isso hoje assume publicamente o compromisso de incentivar o consumo responsável e participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis para possibilitar um mundo de um jeito bom para todo mundo. Nessa caminhada, tem descoberto novas maneiras de construir soluções com as pessoas, a partir das necessidades delas. Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores e com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde: borrachas de apagar, giz de cera, bolsas térmicas, órteses, muletas e produtos voltados à pessoa com deficiência.

 

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Fernanda Dreier

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com


XX

Galeria da notícia