Início do conteúdo

09 de Outubro de 2018

Estar e fazer com as pessoas: como a cultura da cocriação cresce na Mercur

IMG_3339compacta.jpg

A foto mostra o Laboratório de Inovação Social da Mercur, chamado de LAB. No centro há uma mesa com bancos ao redor, em cima dela, lápis e canetas coloridos. Cavaletes com fotos de uma exposição estão à direita. Ao fundo, em uma parede com grafites coloridos, há estantes com livros e pufes para leitura. FOTO: Rafaela Piccinin/Mercur

Conectar ideias e pessoas diversas, desenhar, rabiscar, projetar, colocar a mão na massa e se divertir. Até aqui, tudo indica que estamos falando de um espaço de aprendizagem. E estamos mesmo. O curioso é que esse espaço de aprendizagem não fica em uma escola ou universidade. Ele fica e se movimenta em uma indústria que atua nas áreas de educação e saúde localizada em Santa Cruz do Sul, a Mercur.

Traduzida na forma como a empresa se relaciona com a sua rede - pautada em seu compromisso institucional de unir pessoas e organizações para criar soluções e encaminhamentos sustentáveis - a cultura da cocriação foi invadindo a Mercur e está cada vez mais presente em seus processos, seja na busca de soluções para desafios internos, seja na criação de um novo produto.

Segundo Iédem Storch, que atua no Laboratório de Inovação Social da Mercur, todos são convidados a experimentar, de colaboradores a membros da comunidade. “A cocriação é uma forma como escolhemos nos relacionar com as pessoas e de diferentes jeitos ela é experimentada, respeitando o tempo, o interesse e a disponibilidade de cada um”, ressalta.

Ela explica que não funciona como uma receita de bolo, com etapas a seguir, mas sim como o resultado de aprendizagens obtidas ao longo dos anos e que, pouco a pouco, foram tomando forma em um jeito de fazer: o fazer com as pessoas e não mais para elas, deixando de gerar demandas e passando a atender necessidades reais que existem em suas vidas.

O mundo de um jeito bom pra todo o mundo

O ato de cocriar legitima e materializa o propósito da Mercur de participar da construção de um mundo de um jeito bom pra todo o mundo, pensando no bem estar da coletividade a partir daquilo que sabe fazer bem. Ou seja, colocando à disposição das pessoas a estrutura da empresa para a busca de soluções que melhorem a vida de todos.

Os colaboradores explicam que o caminho percorrido até aqui é de experimentações, diálogos, interações, conexões, referências e vivências que foram tomando forma pouco a pouco. Ressaltam que cocriar é uma descoberta que continua a se fazer no caminhar. “Quanto mais vivenciamos a cocriação com as pessoas, percebemos o sentido que faz para todos os envolvidos. E isso contribui também para o desenvolvimento de competências como autonomia, protagonismo, criatividade e pertencimento”, conta Silda Santos, que atua no Laboratório de Inovação Social.

012.jpg

Profissionais de diversas áreas em volta de uma mesa com papéis, canetas, tesouras, tecidos e outros materiais. Eles estão cocriando um produto. Foto: Divulgação Mercur

No processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços junto com a comunidade, a cocriação acontece por meio das Linhas de Trabalho. “A Linha de Trabalho é um processo em que estamos experimentando novas formas para desenvolver soluções, produtos e serviços, que  atendam necessidades reais, cocriadas junto com as pessoas que vivem no contexto do problema/solução”, explica Silda.

Um exemplo é o Projeto Facilitadores de Atividades da Vida Diária - AVD’S, em que o desafio encontrado na interação com as pessoas foi desenvolver soluções que atendessem a necessidade de quem tem dificuldade de preensão para realizar AVD’S como alimentação, higiene e aprendizagem. Era preciso criar algo que pudesse gerar independência, autonomia e dignidade a essas pessoas. Tudo isso de forma acessível em termos de preço e disponibilidade.

_DSC0042compact.jpg

Profissionais de diversas áreas fazem parte da rede de relacionamentos. Na foto, terapeutas ocupacionais de todo o País, que conheceram o LAB em 2017, estão sentados e formam um semi círculo. Aparece também uma mesa com produtos como tintas, giz de cera e recursos de Tecnologia Assistiva FOTO: Rafaela Piccinin/Mercur

Esse movimento possibilitou o desenvolvimento de produtos como o Engrossador em Disco, o Fixador de Mão em Tira e a Cinta de Proteção de Gastrostomia. É possível conhecer mais sobre essas e outras cocriações no site do Diversidade na Rua, criado para unir uma rede que busca e valoriza a inclusão e a acessibilidade.

Soluções para os desafios que emergem nas relações

Alguns dos princípios e práticas presentes na pedagogia do círculo, no Design Thinking e em diferentes metodologias colaborativas, foram adotados pela Mercur para investir na cultura da cocriação. Existem hoje muitas ferramentas que apoiam a cocriação, por isso, cabe àqueles que facilitam o processo, a sensibilidade na escolha entre as inúmeras possibilidades, buscando alinhamento entre a técnica e a intenção que se quer para o momento. A intenção antecede a ação e embasa a sua escolha.

Dentro da empresa, em busca de soluções para os desafios do cotidiano enquanto organização, a prática acontece em diferentes espaços de aprendizagem que envolvem os colaboradores. “Nos auto-organizamos em grupos de trabalho para representar as áreas em conversas que nos importam, e é a partir desses espaços de aprendizagem que geramos soluções e encaminhamentos”., conta Cassiano Kappaun, da área de Espaços de Aprendizagem.

011.jpg

Algmas pessoas estão em pé apresentando a ideia cocriada. Foto: Divulgação Mercur

Princípios e práticas que contribuem com a cultura da Cocriação

- A liderança é rotativa. Todos podem e são encorajados a contribuir.

- A responsabilidade é compartilhada. Somos todos corresponsáveis pelo que acontece quando estamos juntos.

- Confiamos em um propósito maior que nos une. É pela solução do que nos desafia, que estamos juntos nesse processo.

- Falar com intenção. Percebendo o que tem relevância para a conversa que está acontecendo no momento.

- Ouvir com atenção e com o coração. Respeitando o tempo e o lugar de fala do outro.

- Conectar ideias e pessoas diversas. Cocriar é plural.

- Tornar o conhecimento coletivo visível. Cocriar é colocar a “mão na massa”, desenhar, rabiscar, projetar, divertir-se!

_DSC0003compact.jpg

 LAB é um espaço criado para viver e construir descobertas e promover interações entre a Mercur (sua estrutura, produtos, colaboradores) e a comunidade (pessoas e instituições). Em primeiro plano aparece um varal de fotografias registrando momentos de cocriação e ao fundo há pessoas reunidas, conversando sobre Tecnologia Assistiva FOTO: Rafaela Piccinin/Mercur

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Fernanda Dreier, Gabriela Fritsch

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com

 

 

Galeria da notícia