Início do conteúdo

03 de Dezembro de 2018

Material escolar com acessibilidade

Novos produtos da Mercur, cocriados com sua rede, entram no varejo ainda em 2018

Giz.jpg

O Giz de Cera Tijolinho é um dos novos produtos da Mercur disponível no varejo. A imagem, com crianças ao fundo, mostra gizes nas cores amarelo, verde, vermelho e azul empilhados.

Para encerrar 2018, a Mercur, indústria de soluções para a saúde e educação, anuncia a entrada de novos materiais escolares - focados na acessibilidade - no varejo. São materiais escolares adaptados a necessidades específicas como um giz de cera mais grosso, por exemplo, para quem tem dificuldade de preensão palmar ou está em fase de desenvolvimento da coordenação motora.

Desde que começou a repensar seu papel enquanto indústria, a Mercur passou a buscar formas de entender as reais necessidades das pessoas e a disponibilizar seu conhecimento e estrutura para oferecer acesso a soluções que tenham significado para todos. Nessa busca, passou a se relacionar com educadores e, por meio da escuta, quando compartilharam alguns de seus desafios em sala de aula, iniciou a adaptação de produtos que já produzia, como tintas e giz de cera, para que os alunos pudessem acessar tais materiais e serem incluídos nos processos de aprendizagem.

“Alguns professores nos contaram que colocavam a tinta em um tubo de catchup, por exemplo, para ficar mais robusto, mais fácil para quem tem alguma dificuldade motora conseguir segurar. Além disso, com o bico fino desta mesma embalagem, quem não conseguia segurar o pincel, poderia pintar direto no papel”, conta a terapeuta ocupacional Cristina Fank, que atua na Mercur.

Ela relata também que outros educadores compartilharam relatos sobre o giz de cera, que era muito fino, quebrava com muita facilidade, rolava, caía no chão e, às vezes, alguns alunos só de segurar o giz já o quebravam, o que era muito frustrante e impossibilitava-os de utilizar o material. Nestes casos as professoras pegavam os pedaços quebrados, derretiam e faziam um giz maior em potes ou canos, para que os alunos com alguma necessidade específica não ficassem para trás.

Realizando oficinas de cocriação, experimentação e legitimação com educadores e comunidade, a Mercur decidiu incluir estes novos produtos, adaptações do que já produzia, em seu portfólio. “São pequenas adaptações, mas que impactam muito na vida de algumas pessoas. Você conseguir acompanhar a sua turma, conseguir realizar uma atividade com autonomia, conseguir pintar e ter contato com a educação por meio da arte, é algo que não tem preço no desenvolvimento”, comenta Cristina.

Para facilitar o acesso

Em um primeiro momento, os recursos criados a partir dessas demandas, que hoje já são 21, entre produtos de educação e saúde, foram vendidos apenas pela Loja Mercur e nos encontros presenciais com a rede. Agora, após a sugestões e pedidos de muitas pessoas, o objetivo da Mercur é torná-los mais acessíveis a um número maior de pessoas, disponibilizando a possibilidade de compra no varejo. Por isso eles já estão disponíveis e podem ser encontrados em revendedores de todo o País.

Conheça alguns atributos dos novos produtos

Engrossador Grip: Muitas vezes, tudo o que precisamos para trabalhar mais livremente e com autonomia é um pouco mais de segurança. O Grip Mercur é um pedaço de borracha que pode fazer diferença no dia a dia de muitas pessoas. É um suporte que se encaixa em vários tipos de materiais, como lápis, canetas, pincéis finos, entre outros. Serve para canhotos e destros, melhora o controle da escrita, não deixa o instrumento escorregar das mãos ou da mesa e, principalmente, alivia o cansaço dos dedos. É indicado para pessoas que conseguem segurar o lápis/caneta com o indicador e o polegar (movimento de pinça), destinado a pessoas que precisam de mais precisão na escrita. Está disponível em dois tamanhos, curto e longo e nas cores laranja e roxo.

grip.jpg

Giz de Cera Tijolinho: Uma pintura pode ser composta de diversos traços e cores. Para criá-la, as pessoas precisam de ferramentas diferentes que estimulem a sua imaginação. O Giz de Cera Tijolinho, com seu formato retangular, possibilita novas formas de pega, traço e desenho. Pinta áreas mais abrangentes e é muito mais resistente a quedas. É ideal para os pequenos e os mais velhos brincarem à vontade. São 12 cores diferentes.

Suavidade.jpg

Uma criança está pintando com o Giz Tijolinho. Ela segura a peça na horizontal e esfrega no papel, mostrando a possibilidade de fazer traços com a peça neste sentido. A cor laranja aparece no papel com suavidade

Gizão Grosso de Cera Vegetal: A imaginação e a arte são parceiras inseparáveis, não é mesmo? Brincar com as cores, inventar combinações e criar universos no papel aperfeiçoa a criatividade e, ainda por cima, é muito divertido. O Gizão de Cera Grosso, por ser grande, tem vida longa e permite muitas experimentações, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora. Sua maciez e seu tamanho robusto são ideais tanto para as mãozinhas pequenas, quanto para as mãos maiores, pois dão segurança e estabilidade durante seu uso. Por ser mais robusto que o giz de cera convencional, facilita a preensão. Tem 12 cores disponíveis, em embalagem com 6 ou 12 peças.

Gizão de Cera.jpg

Um menino está sentado em uma mesa escolar, pintando com um Gizão azul claro. Sua postura, com a cabeça inclinada ao olhar o papel, demonstra concentração

Tinta Guache Lavável: Colorir e pintar são momentos alegres e de muitos aprendizados. A nova Tinta Guache Lavável em frasco cilíndrico possui bico aplicador e tem diferentes possibilidades de uso. O frasco robusto se adapta facilmente à mão, facilitando a pega por pessoas com dificuldade na preensão. Tem uma maior área de contato da mão com a embalagem, se comparada aos frascos convencionais, facilitando a pega. Esse formato também pode auxiliar no desenvolvimento da autonomia da criança, já que pode ser facilmente manuseada, sem necessitar de total auxílio de um adulto. O produto é prático e pode ser utilizado sem pincel. A consistência, assim como das demais tintas Mercur, é firme tipo gel quando não está sendo utilizada e, para usar, basta agitar e estará mais fluida.

VSF_0731.jpg

Uma curiosidade é que, para ampliar a acessibilidade, os produtos possuem o nome do produto e da cor em português, Libras e escrita de sinais impressos em suas embalagens. Saiba mais sobre esse detalhe: https://goo.gl/GrNV1K

 

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Fernanda Dreier

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com

Galeria da notícia