#Tacombinado

A MERCUR ESTÁ NAS REDES SOCIAIS. E AGORA?

 

A Mercur passa a estar oficialmente nas redes sociais!

Criamos este guia, o #Tacombinado, com a ajuda dos colegas da Mercur. Ele nos trás um conjunto de dicas para reflexão quando da interação nas redes sociais.

A rede social é um espaço livre e todos são convidados a participar. Você será sempre muito bem-vindo nos meios de comunicação da empresa!

Abaixo seguem as dicas que foram preparadas!

 

Pense, escreva e (depois) envie!

Antes de enviar alguma mensagem em um ambiente online, pense no que você quer comunicar e se isso será relevante para os seus amigos. Após isso, escreva de forma clara e objetiva a mensagem para depois enviá-la. Evite enviar mensagens curtas em várias linhas, você pode dificultar a leitura e a compreensão do leitor.

Lembrete: cite a fonte!

Sempre cite as fontes utilizadas e certifique-se de que a fonte é confiável, pois mesmo em pesquisas no Google não há garantia de que a informação esteja correta. Observe ao copiar alguma citação da Wikipédia, por exemplo, pois mesmo eles sempre citam as suas fontes.

Procure manter um bom nível!

A internet é um meio onde diversas pessoas, com diferentes culturas e pensamentos, interagem nos mesmos ambientes. Sempre que você discordar de alguém, não há problema em se pronunciar. Porém use sempre a força das ideias e dos argumentos nas discussões. Nunca responda com palavras de baixo calão.

NÃO ESCREVA FRASES INTEIRAS COM O CAPS LOCK ATIVADO.

A utilização da tecla CAPS LOCK simboliza um grito por parte de quem está escrevendo. Portanto, seja cauteloso ao usar palavras e frases com todas as letras maiúsculas, seus amigos não vão gostar muito que gritem com eles!

Pontuação, já!

Os símbolos de pontuação não foram criados para ser enfeite nos textos. Eles são importantes para uma boa compreensão da mensagem que você quer transmitir. Procure sempre utilizá-los (ao menos vírgulas e pontos) para que as pessoas compreendam adequadamente o que você escreveu.

Não é muito legal lavar a roupa suja na internet!

Reclamar do seu trabalho ou dos seus colegas, acaba criando uma situação constrangedora e embaraçosa para todos os envolvidos, inclusive você! Isso pode desencadear uma avalanche de exposições negativas!

Amigos, amigos. Internet à parte!

A Mercur terá apenas um perfil oficial, por isso cuide com perfis falsos. Não curta ou compartilhe informações que você não tem certeza que sejam mesmo da empresa. Caso desconfiar de algum perfil, avise o Projeto Comunicação. Além disso, pense antes de adicionar pessoas que mencionam que trabalham na empresa, mas você não conhece.

Cada macaco no seu galho!

Cada rede social tem funcionalidades e características específicas. Em redes profissionais, fale de assuntos profissionais e assim por diante. E já que você sabe disso, use de bom senso em todas as redes sociais em que você se inserir.

Identidade online.

Seu perfil pessoal representa a pessoa que você é! As pessoas entendem que você compartilha atitudes que condizem com seus valores. Lembre-se que suas postagens identificam sua postura. Procure evitar fotos em que você esteja muito exposto em alguma situação desagradável ou muito íntima, pois muitas pessoas podem ter acesso a esse conteúdo e utilizá-lo de uma forma não tão legal! Da mesma forma, quando você menciona a Mercur, busque refletir antes de compartilhar fotos e informações, para que não descaracterizem os valores da empresa ou revelem informações confidenciais.

Ih! Estão falando mal da Mercur.

As mídias sociais reproduzem o comportamento offline e a todo momento nos deparamos com pessoas que gostam ou não de nossas opiniões. Entendemos que este é um processo natural e as críticas são muito bem-vindas, porque nos ajudam a construir algo melhor pela diversidade de ideias. No entanto, se você se deparar com um comentário negativo sobre a Mercur, procure não responder diretamente. Encaminhe essa questão para o Projeto Comunicação para que possam entrar em contato com o usuário ouví-lo e e auxiliá-lo na solução do suposto problema.

Vamos, lá! Espalhe as novidades da Mercur!

Os canais de comunicação da Mercur são seus! Siga, faça parte, compartilhe! Se você se identificar com o conteúdo postado, divulgue através dos seus perfis, para que seus amigos também possam ter acesso. Queremos muito interagir com as pessoas para construirmos novas possibilidades ou até mesmo, simplesmente ouvir o que elas têm a nos dizer. Isso realmente nos importa!

Auxilie divulgando o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Sempre que você encontrar algum comentário de uma pessoa insatisfeita com algum produto da Mercur, busque compreender qual é a reclamação e a ajude indicando o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Lembre-se de nunca informar publicamente os nomes e e-mails de seus colegas. Informe sim, o SAC, pois neste canal todos encontrarão pessoas prontas para atender e resolver qualquer problema que possa ter acontecido. 

Seja um colaborador virtual.

Apesar de estarmos atuando no meio virtual, são seres humanos que estão por trás dos veículos de comunicação da Mercur, portanto alguns erros podem acontecer. Caso você perceba alguma informação incorreta ou um simples erro em alguma mensagem postada pela Mercur, comunique o Projeto Comunicação para que isso seja corrigido. Contamos com a sua ajuda!

Fique de olho nos canais oficiais da Mercur.

A Mercur sempre irá postar as informações relativas à empresa através de seus canais oficiais (Portal Mercur, Facebook, Twitter e Blogs). Se você souber de alguma informação antes de ela estar pública em algum destes canais, aguarde até que a empresa faça seu pronunciamento oficial ou converse com o Projeto Comunicação.

Glossário

BLOG: É uma abreviação do termo weblog, que foi criado para definir páginas da internet que se parecem com um diário online, onde o autor posta conteúdos periodicamente.

BLOG CORPORATIVO: São blogs utilizados como canais de comunicação de uma empresa ou marca, com a intenção de se comunicar com o mercado.

BUSCADORES: São sites que têm a função de buscar e relacionar conteúdos que existem na internet. Também podem ser chamados como motores de busca. O Google e o Bing são os exemplos mais conhecidos de buscadores.

CAPS LOCK: É a função do teclado do computador que, quando ativada, faz com que todas as letras digitadas tenham o formato de letra maiúscula.

CHAT: Conversa online entre um ou mais indivíduos, por meio de uma interface de texto, áudio ou vídeo.

COMPUTADOR DESKTOP: É a designação do modelo de computador convencional, que possui um gabinete aonde são acoplados periféricos tais como teclado, mouse e monitor.

DOMÍNIO: Basicamente é o que chamamos de endereço web de uma página. Pode ter extensões como “.com.br” e “.net”, entre outras. O domínio pode ser registrado por serviços de registro e é alugado por períodos e preços anuais.

FÓRUM: página que classifica as mensagens por tópicos e assuntos. Alguém “puxa” a conversa abrindo um tópico sobre o assunto, e os demais usuários respondem ou conversam em seguida. Pode funcionar atrelado ao e-mail.

HASHTAG: É um recurso utilizado por alguns sites para mapear e congregar postagens feitas em torno de um mesmo assunto. Surgiu com mais ênfase no microblog Twitter, e convencionalmente é ativada através do uso do símbolo sustenido (#) do teclado antes da palavra ou termo que será marcado.

INTRANET: Rede interna de comunicação entre computadores de uma empresa. Também pode ser usada para designar o nome do portal (página web) interno das empresas, geralmente com o acesso restrito através de senhas.

LINK: É a abreviatura do termo Hiperlink, criado para definir a conexão entre duas páginas da internet ou entre duas partes de uma mesma página. Atualmente é a forma utilizada para que os usuários possam navegar pelas diversas páginas da internet.

MEME: Uma ideia original ou marcante que se espalha quase automaticamente devido a sua utilização por uma enorme quantidade de indivíduos ou por meio de links em blogs e páginas web. O termo foi inventado pelo zoólogo e geneticista Richard Dawkins, e é um fenômeno que pode ser compreendido, também, no meio offline.

MICROBLOG: Plataforma de mídia social onde as pessoas interagem trocando mensagens curtas e cronológicas. Este formato ficou mundialmente conhecido após o surgimento do Twitter.

MÍDIA: qualquer meio que possibilita a comunicação entre um emissor e seus receptores. Jornais, televisão, rádio, sites e portais são exemplos de mídias.

MÍDIAS SOCIAIS: termo usado para descrever sites na internet que possuem conteúdo social, ou seja, são gerados pelas próprias pessoas e normalmente comandados por elas. Blogs, wikis e sites de relacionamento são exemplos de mídias sociais.

NAVEGADOR: É o programa que possibilita o acesso às páginas da internet. Entre os navegadores mais conhecidos estão o Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer.

NEWSLETTER: Newsletters são notícias direcionadas, enviadas diretamente na caixa de correio eletrônico (e-mail) dos contatos que se cadastraram para receber essas notícias. Essa prática é bastante utilizada para a disseminação de informações sobre uma marca ou empresa.

OFFLINE: algo que está desligado ou desconectado de uma rede de computadores.

ONLINE: algo que está ligado ou conectado a uma rede, como a da internet, por exemplo.

POST: É o termo utilizado para definir cada mensagem que é enviada através de um blog ou site de relacionamento. Em português, o termo correto é postagem, ou seja, qualquer conteúdo que é inserido na internet através de algum meio de comunicação online.

REDES SOCIAIS: Em um conceito amplo, redes sociais são consideradas as redes que se formam por indivíduos em torno de um mesmo propósito. A ideia de rede social se amplificou nos últimos anos devido a interação desses indivíduos mediada por computadores e com a facilidade e velocidade trazida pela internet. Sites de relacionamento são espaços que possibilitam o surgimento de redes sociais virtuais.

SPAM: É o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

TABLETS: São dispositivos móveis e pessoais, em formato de prancheta, que são usados para o acesso a internet, organização pessoal, educação, entretenimento etc. Possuem tela sensível ao toque (touchscreen) e são muito versáteis, pois não exigem a ligação de nenhum dispositivo periférico a ele.

TAG: É o termo utilizado para classificar assuntos e postagens na internet. Pode ser traduzida como “palavra-chave”.

TIMELINE: Nada mais é o que a própria tradução do termo significa, ou seja, linha do tempo. A maioria dos sites de relacionamentos e blogs se utiliza da ordenação cronológica das postagens, por isso, neste caso, o termo se refere ao ambiente onde essas mensagens estão relacionadas e ordenadas.

TWEETS: É o nome dado às postagens feitas através do microblog Twitter. Cada “tweet” tem o limite máximo de 140 caracteres.

WEB: No mundo digital, Web é a abreviatura de World Wide Web, que é o termo que foi cunhado (no final de 1990) para simbolizar o conjunto de links, documentos e páginas que são interligados e executados na Internet. O físico Tim Berners-Lee foi o responsável pela criação deste conceito, que se baseia na criação padrões para que todas as informações disponibilizadas na Internet possam ser encontradas e visualizadas facilmente através de softwares navegadores, que são as ferramentas que hoje nos levam a explorar a rede mundial de computadores através de links.

WEBSITE: É a denominação dada para uma página ou um agrupamento de páginas, com um endereço específico, que estão disponíveis para serem acessadas através da internet.

Word Wide Web (WWW): Termo criado por Tim Berners-Lee para simbolizar o que entendemos hoje como a rede mundial de computadores. É basicamente o espaço virtual onde estão concentrados todos os computadores que se conectam através de uma rede online, uma parte da internet que abriga as páginas web como as conhecemos, com imagens, textos, áudio e vídeo.