3 ideias de atividades para as férias escolares - Mercur

Notícias

3 ideias de atividades para as férias escolares

Voltar
21/01/2019

3 ideias de atividades para as férias escolares

Sabe aquela falta do que fazer nas férias? Com um pouco de cor, pode se transformar em diversão e aprendizado

Três crianças estão reunidas ao redor de uma mesa para pintar. Elas estão lavando os pincéis em copos com água. As cores utilizadas são vermelho, amarelo, azul e rosa. A embalagem de tinta que aparece na imagem é a da Tempera Guache Lavável com Bico Dosador, da Mercur. Essa embalagem possibilita servir com facilidade apenas a quantidade de tinta que será utilizada na atividade

Muita energia! Crianças em férias querem curtir, brincar, correr, pular, viajar e, por que não, fazer arte. O período de férias pode ser um momento de mostrar aos pequenos que arte não é apenas feita de quadros ou objetos bonitos, decorativos ou vistos em exposições. Arte significa sentimento e realidade, significa expressão, comunicação e tem o poder de nos sensibilizar.

Segundo Márcia Murillo, pedagoga da Mercur, o contato com a arte na infância pode potencializar a forma de ver o mundo além do óbvio, de pensar fora da caixa e até elaborar alternativas para problemas. “Encorajar uma criança a se expressar pela sua ação é promover sua autonomia pessoal e social”, ressalta.

Durante a exploração de materiais como tintas, por exemplo, é possível perceber as diferentes tonalidades de cor existentes e assim fazer efetiva relação com o mundo em que vivemos. A atividade de pintar possibilita também a reflexão sobre o que a criança construiu.  É com a arte que a criança também se vê protagonista quando se dedica a criar algo.

A imagem mostra uma criança pintando com um pincel em cada mão. A cor que prevalece na sua pintura é o azul claro.

Para ajudar, elaboramos algumas ideias para explorar o seu potencial artístico junto com a criançada nas férias. Separe uma camiseta velha para vestir, escolha um local apropriado e boa diversão!

Pintura no lençol velho: estenda um lençol  pelas quatro pontas e mãos à obra! A pintura pode ser com as mãos, com esponja e até com a tinta diluída em água em um borrifador. Tintas como a Tinta Guache com Bico Dosador e a Tempera Guache 250 ml, que possibilitam dosar a quantidade utilizada, auxiliam no processo.

Meu Espaço de Expressão: que tal criar juntos um espaço de expressão para os dias de chuva ou tédio? No espaço pode ter papel pardo estendido na parede disponível e jornal no chão, para minimizar a bagunça. Vale reunir materiais como tintas, pincéis, rolinhos, giz, lápis e papel rascunho. Neste local também podem ficar livros ou objetos que a criança pode escolher.

Caixa de papelão colorida: além de reaproveitar um material que seria descartado, vocês se divertem juntos. A caixa, dependendo do tamanho, pode virar uma casinha, um fogão ou até um porta objetos. Uma dica bacana é: pinte com tinta P.V.A branca e depois libere a pintura colorida com Tinta Guache para os pequenos. Assim, a pintura deles ganha destaque!

Confira oito atividades de férias para realizar com as crianças

Todos colaboram, todos se divertem

É importante que as crianças participem desde o momento do preparo do ambiente até a finalização, como lavagem dos pincéis e fechamento das tintas. Aprender sobre este ritual auxilia o crescimento do entendimento das rotinas. Uma dica da pedagoga é aproveitar o momento também para explicar sobre a dosagem de tinta necessária e as consequências do desperdício, já que não é aconselhado devolver a tinta para o frasco.

Depois da Tinta Têmpera Guache com Bico Dosador, que promove a autonomia e o uso compartilhado de materiais escolares, a Mercur fez também um aperfeiçoamento na embalagem da Tinta Têmpera Guache 250 ml. O frasco, produzido em PET, tem agora uma tampa flip top, com furo menor, que auxilia na transferência da tinta para outros recipientes, uma prática comum para possibilitar o uso compartilhado das tintas na escola.

A imagem mostra três novos frascos da Tinta Têmpera Guache 250ml que é transparente e se parece com uma garrafinha com tampa de abrir e fechar. No primeiro plano o amarelo, à direita, a tinta vermelha e, à esquerda, a tinta azul. O rótulo é azul e nele há uma ilustração com a frase “Pintar é transferir alegria para a folha em branco”

A nova embalagem pode contribuir também para uma atividade mais organizada em casa e auxiliar na economia no uso, já que é possível dosar a quantidade a ser utilizada, transferindo porções menores para outros recipientes. A tampa com furo menor dificulta a entrada de ar na embalagem e o contato direto com o pincel, o que mantém a tinta protegida e mantém sua integridade por mais tempo.

Uma curiosidade é que o novo frasco pesa 36,4% menos que o frasco anterior. Com isso, há uma redução na utilização de matéria-prima (plástico da embalagem), redução no descarte, bem como menores emissões no transporte do produto. Disponível em 11 cores, as tintas da Mercur possuem resina vegetal em sua formulação, o que facilita a aplicação da tinta e, depois de secar, gera um acabamento brilhante semelhante a um acabamento com verniz.

O monstro da autocrítica*

É comum que alguns pais e professores se preocupem com a bagunça que a criança fará durante as pinturas. Não se pode esquecer que é um momento de descoberta e de arte, então a dica é: deixa fluir, deixa se sujar! Entre na brincadeira com os pequenos e aprenda com eles também. É muito importante lembrar também que um adulto jamais deve tentar avaliar uma experiência artística de uma criança. Ao contrário disso, deve procurar compreendê-la, pois aquilo que ela cria é uma expressão do que pensa ou do que sente.

#PraCegoVer: Clique para ouvir o clipe da série infantil Que Monstro Te Mordeu que fala sobre a autocrítica no processo criativo de um desenho

Mercur é uma indústria brasileira presente nas áreas de Saúde e Educação que se propõe a atuar em função das pessoas. Sua forma de trabalho é centrada em atender necessidades específicas para a promoção de autonomia, bem-estar social e ambiental. Em 2019 completa 95 anos e, desde 2008, assumiu o compromisso institucional de unir pessoas e organizações para construir encaminhamentos e criar soluções sustentáveis para o mundo. Parte dessa história, chamada de virada de chave, está registrada no livro Narrativas Mercur: práticas de uma gestão em constante construção, publicado em 2018 e disponível para download gratuito. Opera a partir de duas unidades industriais localizadas na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e de uma ampla rede de distribuidores e revendedores em todo o território nacional. Conta com cerca de 700 colaboradores e uma rede colaborativa que se fortalece na cocriação de produtos disponíveis na Loja Mercur e em lojas de todo o País. Além de produtos clássicos como a Borracha de Apagar Record e a Bolsa Para Água Quente, criados há 80 anos, a Mercur produz giz de cera, colas, órteses, muletas e recursos para auxiliar nas atividades de vida diária como engrossador de talheres e pulseira de peso para quem tem movimentos involuntários de membros superiores. Conheça mais no site www.mercur.com.br.

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente
Fernanda Dreier
(51) 3378.1136
mercur@engajecomunicacao.com

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti