Aprender para a vida: dicas de organização e cuidado para o ano escolar - Mercur

Notícias

Aprender para a vida: dicas de organização e cuidado para o ano escolar

Voltar
12/01/2021

Aprender para a vida: dicas de organização e cuidado para o ano escolar

Organização do tempo, espaço e atividades são aprendizados para a vida que auxiliam no processo educativo.

 

Em um cenário tão atípico para educação com aulas online e presenciais, muito além de  conhecimentos técnicos, os estudantes e suas famílias podem aproveitar esse período de início do ano para refletirem sobre um tema relevante: o que é aprender para a vida? A organização do tempo, espaço e atividades escolares são alguns desses conhecimentos essenciais e que auxiliam na qualificação dos momentos de estudo, tanto no presente, como na vida futura dos estudantes. Pensando nisso, a Mercur em sua campanha de Volta às Aulas, compartilha dicas que podem auxiliar esse processo ser mais leve para todos os envolvidos.

Com o tema “Aprender para a Vida”,  a campanha da empresa quer reforçar que, para além de provas e notas, a educação é um processo contínuo e que tem repercussões para além da sala de aula.

“Houve uma lacuna da educação na escola e isso tem um impacto muito grande para as famílias. Por isso, decidimos reforçar essa mensagem de uma educação pensada de maneira mais ampla, se adequando ao cenário de pandemia que estamos vivendo”, afirma Fernando Uhlmann, colaborador da área de Relacionamento da Mercur.

Essa também é a primeira campanha que a empresa realiza após o lançamento do Guia Jeito Mercur de se Relacionar com o Público Infantil, no qual a organização assume o compromisso de não realizar nenhum tipo de publicidade infantil e comunicação voltada a esse público.

“Isso trouxe um desafio extra para nossa campanha. Ela amadureceu, deixou para trás alguns elementos mais lúdicos, mas sem perder sua essência. A partir do Guia, a Mercur reforçou seu compromisso de trabalhar sua comunicação direcionada para os pais e pessoas com mais de 12 anos de idade.”, explica Kathlen Santana, colaboradora que atua na área de Relacionamento da empresa.

 

Educação é um processo contínuo e que também vem acontecendo na empresa. #pracegover Sobre um livro aberto há um lápis de escrever e uma borracha. Na imagem também aparecem um marca página e galhos de lavanda que saem de baixo do livro.

 

A importância da família 

A primeira e mais importante dica para que as crianças e adolescentes tenham um ano escolar promissor é ter o apoio e o suporte da família. Os pais, ainda mais em um cenário repleto de tantas incertezas e angústias, são parte essencial do processo educativo. Estar atento, próximo, auxiliar os filhos na realização das tarefas, perguntar como está o desenvolvimento das atividades, são fatores necessários para que o estudante se sinta acolhido e cuidado.

“Em 2020, as famílias foram ainda mais fundamentais no processo de aprendizagem dos filhos, pois as escolas não passaram a maior parte do tempo com os estudantes. O ano de 2021 não vai ser diferente, é preciso que os pais assumam o papel de acompanhamento, auxiliando-os na organização de suas atividades cotidianas, priorizando com isso, construir rotinas saudáveis para os filhos”, afirma a pedagoga que atua na Mercur, Márcia Murilo. 

Outro ponto importante nesse aspecto é que os pais também podem ampliar a noção acerca do erro ao longo do processo de aprendizagem.

“O protagonismo deve ser das crianças/jovens, eles que devem realizar as tarefas, acertar e errar. Só dessa forma conseguirão aprender de verdade. Os familiares podem ser um canal de auxílio e acompanhamento para a realização das atividades”, ressalta.

Dessa forma, muito além de notas, a criança está aprendendo que pode contar com o apoio da família sempre que sentir a necessidade, amparando-a em suas dificuldades e enaltecendo suas potencialidades. 

 

Reflexão – quais foram os aprendizados de 2020?

Antes de iniciar as tarefas de um novo ano, uma atividade para se realizar com os filhos é criar um momento de reflexão. 2020 foi um ano tão atípico, questione-se o que se aprendeu para a vida? E o que podemos projetar para 2021? Quais podem ser nossas metas?

“Dessa forma, podemos valorizar aquilo que a criança e o adolescente já aprenderam, reforçando sua total condição de aprender. Já quando olhamos para o futuro, os auxiliamos a encontrar um elemento motivador, um objetivo para o estudo que se inicia”, avalia Márcia.

Essa reflexão pode ser feita por meio de uma conversa, um cartaz ou até mesmo um desenho. O importante é que a criança olhe para esse momento e compreenda e valorize sua trajetória (aprendizagens, dificuldades, conquistas, entre outros), sua evolução de um ano para o outro e estabeleça aquilo que ela quer ampliar daqui pra frente.

 

O tempo – crie um calendário para se organizar

Organizar uma rotina de estudos saudável e equilibrada também se torna fundamental. É importante que se estabeleça uma programação semanal com tempos de estudos de cada matéria/área do conhecimento e atividades lúdicas aliados a um tempo de descanso. Uma organização desta natureza auxilia muito as crianças e adolescentes a se preparem para as tarefas que vão ter que realizar, ampliando seu foco e concentração para com os estudos, além de aproveitarem bem os tempos. Mesmo que um cronograma criado entre pais e filhos não seja seguido à risca, essa organização é um aprendizado para a vida, facilitando a organização dos tempos e dos compromissos da semana, afirma Márcia. Definir metas do que se deseja realizar também é importante para depois avaliar se a semana foi proveitosa ou não. 

O ideal é que a programação seja colocada em um local de fácil visualização para que sirva de incentivo e, visualmente, possa mobilizar a realização das atividades no dia a dia.

 

Organização é uma das chaves para uma rotina mais saudável e proveitosa. #pracegover Sobre uma agenda aberta há um lápis de escrever, uma borracha e um post-it com o lembrete “prova amanhã”. Logo acima há um estojo e um porta canetas.

 

O espaço – local tranquilo, livre de distrações

Dentro do possível e da realidade de cada família, organizar um espaço exclusivo para os estudos é importante. O mais recomendado é que a organização seja feita para evitar distrações, contando com apenas itens que serão necessários para a aprendizagem. Se for possível um local silencioso e sem circulação de outras pessoas, melhor ainda. “Essas são dicas para condições ideais, agora é claro que isso depende da realidade de cada família. O mais importante é desenvolver estratégias que funcionem e façam sentido para cada realidade e estudante”, destaca Márcia. 

Essas dicas foram pensadas para colaborar com o processo de aprendizagem de estudantes, famílias e educadores. A partir desse cenário em que a realidade educacional foi modificada, a Mercur entende que o processo de aprendizagem pode ser sempre renovado tornando o ato de estudar e aprender, cada vez mais significativo na vida das crianças e adolescentes.

 

Volta às aulas Mercur 

Com uma série de produtos voltados à área da Educação, a Mercur realiza anualmente uma campanha de Volta às Aulas. Atentando para o contexto da pandemia, a campanha de 2021 está propondo uma reflexão sobre os ensinamentos que vão além da aprendizagem técnica, das fórmulas ou dos materiais carregados na mochila: é necessário aprender para a vida. Nesse sentido, seus materiais de comunicação buscam causar essa reflexão e incentivar o consumo consciente e responsável.

 

Quem desejar adquirir os produtos, pode encontrá-los nas papelarias de todo o país ou na própria loja online da Mercur.

 

Borrachas Retangular Color: Aprender para a vida é valorizar e dar espaço às diferenças.

  • Com frases que estimulam reflexões sobre diversidade, instigam diálogos sobre cooperação e incentivam o recomeço.
  • Feitas com borracha natural, renovável na natureza.
  • Faz rolinhos ao apagar, gerando menos sujeira.

 

 

Borracha Record: Aprender para a vida é saber de onde as coisas vêm.

  • Feita com látex das árvores seringueiras, se regenera na natureza e ajuda a manter as florestas em pé/protegidas.

 

 

Borrachão longo e curto: Aprender para a vida é entender as necessidades de todos.

  • Mais pesada, ajuda a estabilizar os movimentos/Formato que torna a pega mais confortável para quem tem dificuldades de segurar objetos.
  • Nome em libras e escrita de sinais.
  • Apaga áreas maiores.

 

 

Cola branca e gel: Aprender para a vida é evitar o desperdício.

  • Bico aplicador mais fino para colar sem sujeira/desperdício.
  • Frascos que encaixam na mão, facilitando o uso.
  • Lavável e atóxica, feita à base d’água.
  • Colagem eficiente, melhor aderência. 

 

 

Fita corretiva 12m: Aprender para a vida é encarar o erro como uma etapa do caminho.

  • Cobertura instantânea para uma correção mais rápida.
  • Dura mais porque tem 12m de fita.
  • Formato ergonômico, facilita a pega.

 

 

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Matheus Pandolfo

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti