Educação, Saúde e Inclusão

Recursos de Tecnologia Assistiva transformam a vida de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Publicado em: 3 de dezembro de 2020

Tempo estimado de leitura: 11 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Histórias de usuários dos produtos demonstram as funcionalidades e benefícios dos Facilitadores de Atividades de Vida Diária desenvolvidos pela Mercur.

Usar os talheres para comer no almoço, sentar em uma cadeira, escovar os dentes, segurar o celular, digitar no computador… Essas são tarefas tão simples que, muitas vezes, as realizamos no automático. Só que para algumas pessoas, executá-las é um desafio – por vezes, impossível – o que acaba por afetar sua independência, qualidade de vida e autoestima. Desde a virada de chave, em 2008, a Mercur passou a se preocupar muito mais com essa questão e se dedicou a desenvolver e ampliar sua linha de recursos de Tecnologia Assistiva. Estes itens buscam auxiliar pessoas que possuem mobilidade reduzida e ou algum tipo de deficiência a realizarem tarefas do dia a dia e vem ajudando a transformar a vida de várias pessoas, conheça a história de algumas delas.

Débora, de 12 anos de idade, tem paralisia cerebral, epilepsia de difícil controle e autismo, é uma das pessoas beneficiadas pelos produtos. Ela, segundo sua mãe, Aline Cavalli, enfrentava dificuldades para segurar objetos. Foi então que ela e a filha participaram de uma oficina da Mercur na escola. Na ocasião, técnicos da empresa apresentaram os recursos de Tecnologia Assistiva e suas funcionalidades para um grupo de pessoas com deficiência.

“Foi bem legal essa experiência, pois pela primeira vez ela conseguiu pegar itens como lápis, canetas e cola. Coisas que ela nunca tinha conseguido segurar”, conta Aline explicando que esse foi o primeiro contato que elas tiveram com os Fixadores em Tira – recurso feito em borracha natural que possibilita que pessoas com dificuldade de preensão possam segurar objetos. 

Ela se recorda que já nesse primeiro contato com o produto teve um insight de sugerir uma melhoria que facilitaria na identificação dos seus diferentes tamanhos e regulagens. “Sugeri que cada versão tivesse uma cor própria e, dessa forma, facilitaria para encomendar ou sugerir o item para outras pessoas. Assim, ao invés de dizer ‘compra o de 20 cm’, poderíamos dizer ‘compra o verde’”, recorda Aline da proposta que foi incorporada a versão final do produto. 

 

Tiras de borracha coloridas com perfurações em formato de cruz em vários tamanhos sobre uma superfície de madeira.

Os Fixadores em Tiras possibilitam a independência e favorecem a autonomia de pessoas que tenham dificuldade de segurar objetos, dentre eles: escova de dentes, brinquedos, talheres, pincéis e canetas. Eles são flexíveis e tem características multifuncionais, podendo ser fixados nos objetos de diferentes maneiras. #PraCegoVer #PraTodosVerem Tiras de borracha coloridas com perfurações em formato de cruz em vários tamanhos sobre uma superfície de madeira.

 

Outra contribuição que ela deu foi o desenvolvimento de um Fixador para objetos maiores, como mamadeiras, copos e bonecas. Ao sair da oficina com a Mercur, ela comprou uma Bolsa Térmica de Borracha em uma farmácia e criou um protótipo do produto em casa. “Eu cheguei em casa, cortei a bolsa e fiz uma tira para que ela pudesse pegar objetos grossos e ela conseguiu. Depois, a equipe da empresa comprou a ideia e desenvolveu na fábrica. Hoje, ela nem precisa mais da tira para pegar esses itens, pois o estímulo fez ela desenvolver essa habilidade”, relata Aline orgulhosa. Para ela, o melhor de tudo é saber que suas contribuições e as melhorias que o produto passou durante o processo estão disponíveis para outras famílias e pessoas com deficiência. 

 

Uma criança deitada usa o fixador em alça, que é uma tira de borracha, preso a uma mamadeira e sua mão direita, para auxiliá-la a segurar o objeto.

Essa imagem mostra o uso do Fixador em Alça Simples pela Débora. O item foi idealizado por sua mãe e passou a ser disponibilizado pela empresa. Neste contexto, entendemos que não se trata de publicidade infantil, mas sim, o registro histórico do desenvolvimento do recurso. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma criança deitada usa o fixador em alça, que é uma tira de borracha, preso a uma mamadeira e sua mão direita, para auxiliá-la a segurar o objeto.

 

Chayene Calmiski Bernardes, de 22 anos, também é usuária dos recusros de Tecnologia Assistiva. Ela tinha dificuldade de realizar atividades que necessitam movimentos mais precisos das mãos. “Eu não conseguia escrever, fazer uma chapinha, uma escova, tudo eu tinha que pedir. Era dependente para tudo isso. Quando me maquiava, por exemplo, ficava sempre borrado”, conta ela que encontrou na Pulseira de Peso da Mercur, em 2018, um aliado para conseguir ampliar sua independência. “Depois que comecei a usar foi muito bom, passei a conseguir escrever, cortar legumes, me arrumar. A Pulseira de Peso me ajuda a ter uma vida como a das outras pessoas”, afirma. 

 

Uma mulher sentada em um ambiente externo segura um batom em sua mão direita. No pulso ela usa uma Pulseira de Peso.

Chayene participou das oficinas de cocriação de facilitadores de atividade de vida diária e passou a utilizar a Pulseira de Peso da Mercur. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma mulher sentada em um ambiente externo segura um batom em sua mão direita. No pulso ela usa uma Pulseira de Peso.

 

Quem conseguiu maior independência também foi a Ivanete Nervis que tem uma lesão medular que a impede de fechar a mão. Há 10 anos, ela não conseguia desenvolver muitas atividades sozinha como escovar os dentes, escrever e se alimentar. “Hoje, eu consigo até limpar os móveis amarrando um pano ao Fixador. Além disso, posso passar um lápis no olho, um batom, tomar um chá, me tornei independente em muita coisa”, conta ela que também utiliza o Engrossador da Mercur. Para ela, conseguir desenvolver essas atividades foi muito significativo e motivo de alegria. “Foi maravilhoso ter acesso a esses produtos e muito feliz para eu, minha família, meus amigos e meus vizinhos percebemos que, a cada dia, estou melhor”, afirma. 

 

Mulher sentada escreve em um papel sobre a mesa com a ajuda do Engrossador e Fixador em Tira para segurar a caneta com a mão direita.

Com o uso do Fixador em Tira e Engrossador, a Ivonete pode desenvolver diversas atividades com autonomia e independência. #PraCegoVer #PraTodosVerem Mulher sentada escreve em um papel sobre a mesa com a ajuda do Engrossador e Fixador em Tira para segurar a caneta com a mão direita.

 

Já para conseguir trabalhar melhor no computador, quem recorreu aos recursos de Tecnologia Assistiva foi Débora Haupt. Tetraplégica há 14 anos, ela tem o movimento dos braços preservados, porém não consegue movimentar as mãos. Seu primeiro contato com os produtos também foi por meio de uma oficina da Mercur, desta vez, em um centro para pessoas com deficiência. “Foi uma enorme surpresa conhecer esses itens e ver que eles poderiam me auxiliar. Aproveitei essa oportunidade e falei pra eles sobre a minha necessidade de ter um produto que me ajudasse a digitar no computador”, relata. A partir disso, ela foi convidada a participar de um processo de cocriação que resultou em muitos insights para o Fixador Multiuso da Mercur. “Eu participei ativamente do processo de desenvolvimento e foi fantástico. Dali surgiram ideias e o adaptador acabou se tornando muito mais versátil. Esse contato com a empresa e seus colaboradores acabou gerando um vínculo de amizade e respeito muito grande e que dura até hoje”, conta relatando que o produto hoje a ajuda a digitar e realizar outras atividades. 

 

Uma mulher está sentada à mesa e segura um garfo na mão direita com ajuda do Fixador Multiuso, que é uma tira de tecido preto com velcro, no qual é possível prender utensílios.

O Fixador Multiuso se tornou um aliado no dia a dia de Débora, auxiliando ela na realização de diversas atividades. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma mulher está sentada à mesa e segura um garfo na mão direita com ajuda do Fixador Multiuso, que é uma tira de tecido preto com velcro, no qual é possível prender utensílios.

 

Para Cristina Fank, Terapeuta Ocupacional, essas histórias materializam o posicionamento da Mercur de fazer o mundo de um jeito bom para todo mundo. “Quando decidimos parar de fazer produtos para as pessoas e passar a fazer com elas, queríamos desenvolver produtos que estivessem conectados com aquilo que elas precisam e pudessem trazer benefícios. Os recursos de Tencologia Assistiva são um dos projetos mais significativos que desenvolvemos nesse sentido, pois estão diretamente conectados ao que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida precisam para terem uma maior qualidade de vida, independência e autonomia.”, afirma. Ela ainda ressalta que o desenvolvimento desses produtos são realizados por meio de processos de cocriação que coloca os usuários como protagonistas do processo.

“Como exemplificam a história da Aline e da Débora, os processos de cocriação nos permitem ouvir, acolher e entender o que os usuários precisam, quais melhorias querem e como o  produtos se comportam no seu dia a dia. Isso, somado ao conhecimento de nossa equipe técnica, profissionais de saúde e outros parceiros resulta em itens funcionais e que fazem sentido para as pessoas”, afirma.

 

Mulher de pé está sorrindo e segurando fixadores em tira, que são tiras de borracha perfuradas e coloridas, em suas mãos. Ela está atrás de uma mesa com diversos recursos de Tecnologia Assistiva em uma área externa.

Durante o processo, formaram-se redes colaborativas de profissionais da saúde, educação, design, pessoas com deficiência e familiares para a cocriação e legitimação de recursos de Tecnologia Assistiva. #PraCegoVer #PraTodosVerem Mulher de pé está sorrindo e segurando fixadores em tira, que são tiras de borracha perfuradas e coloridas, em suas mãos. Ela está atrás de uma mesa com diversos recursos de Tecnologia Assistiva em uma área externa.

 

Que tal escutar essas e outras histórias? O episódio 06 do podcast Papo Mercur contou com a participação da Cristina Fank, da Aline Cavalli, do Alison Geller, da Chayene Bernardes, da Débora Haupt e da Ivanete Nervis. Ouça na plataforma que você preferir, ou acesse diretamente o Spotify:

Se você quiser saber mais sobre o processo de desenvolvimento desses recursos, clique aqui.
Para conhecer todos os nossos recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis, acesse esse link.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

2 respostas para “Recursos de Tecnologia Assistiva transformam a vida de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”

  1. Maria Adriana disse:

    Preciso de adaptador de lápis e colher para pessoas com dificuldade motora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter