Gestão responsável

Bate Papo com Jorge Hoelzel sobre a Visão 2050

Publicado em: 27 de fevereiro de 2020

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Comunicação Mercur

O grupo de acionistas da Mercur criou a Visão 2050 a fim de alinhar esforços e tornar possível o futuro de um jeito bom para todo o mundo.

Dentro de seu propósito, a empresa possui um planejamento que a orienta como chegar na Visão 2050, isso é: a Mercur comprometida com a construção de relacionamentos que valorizam a vida. Para entender melhor como ela surgiu e o que busca, conversamos com o Jorge, nosso Facilitador, para esclarecer este assunto tão recorrente na rotina da organização. Afinal, muitas mudanças surgiram a partir desta Visão, tais como: Valores, Macro objetivos, Arquitetura e Macrodesafios.

 

BATE-PAPO COM JORGE HOELZEL

 

Como a Mercur chegou à Visão 2050?

Jorge: A Visão 2050 foi construída pelo grupo de acionistas que possui o controle acionário da Mercur. Nesse processo, o grupo avaliou cenários e tendências fazendo uma leitura de futuro do Brasil e do mundo e, a partir disso, considerou como poderia ser a atuação da Mercur, numa visão de futuro, até 2050.

 

O que são relacionamentos que valorizam a vida? Pode citar um exemplo?

Jorge: São relacionamentos, de negócios ou não, que conectam interesses, expressam desejos e necessidades e privilegiam estruturas de cooperação com atenção voltada para os impactos humano-econômico-socioambientais. Alguns exemplos são: a compra e o uso de alimentos orgânicos no nosso refeitório; o compromisso que temos com a diminuição das emissões de gases de efeito estufa; o cuidado com toda a geração e destinação dos resíduos dos nossos processos; a compra de borracha natural nativa da Amazônia e a diminuição do número de horas trabalhadas na empresa de 40 para 36 horas.

 

Como você vê no dia a dia a Mercur caminhando para a Visão 2050?

Jorge: A Mercur vem construindo esta caminhada a partir de ações em várias áreas e momentos. Além dos exemplos acima, temos deixado de fazer produtos, assim como temos deixado de trabalhar com mercados que não valorizam o cuidado com a vida no nosso planeta. Ao mesmo tempo que temos buscado novos conhecimentos e novas parcerias para criar produtos e construir relações que nos possibilitem um futuro mais saudável nas questões humano-econômico-socioambientais. Entendemos que esta caminhada é longa e repleta de desafios para os quais precisamos buscar ainda muito conhecimento.

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o propósito da Mercur e porquê ela se posiciona dessa forma? Você pode ler o Livro Narrativas Mercur: Práticas de uma Gestão em Constante Construção disponível gratuitamente para download em PDF ou Audiolivro nesse link.

Ou assistir a participação de Jorge Hoelzel no TEDx Talks:

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter