Educação: recursos auxiliam pessoas com deficiência na sala de aula - Mercur

Notícias

Educação: recursos auxiliam pessoas com deficiência na sala de aula

Voltar
09/12/2020

Educação: recursos auxiliam pessoas com deficiência na sala de aula

Produtos desenvolvidos pela Mercur, auxiliam crianças, adolescentes e adultos a segurar objetos que contribuem no processo educativo.

 

Segurar pincéis, canetas, lápis, pode ser um gesto corriqueiro para a maioria das pessoas. Porém, para pessoas com deficiência esse pode ser um desafio, inclusive, para sua inclusão na educação. Foi pensando nisso que, desde a virada de chave, a Mercur colocou como uma de suas prioridades desenvolver produtos para facilitar atividades de vida diária e promover uma educação mais igualitária. Os engrossadores são os principais produtos dessa linha que conta ainda com materiais escolares especiais. 

Os produtos oferecidos pela empresa têm como grande diferencial seu processo de concepção e melhoria. Eles são feitos por meio da cocriação, uma prática que garante a participação ativa dos usuários, suas famílias, educadores, profissionais da saúde e a própria equipe da empresa. Dessa forma, eles conseguem estar conectados com as reais necessidades das pessoas.

“Nosso propósito enquanto empresa é construir o mundo de um jeito bom para todo o mundo, queremos melhorar a vida de todos. Por esse motivo, desenvolvemos  produtos e projetos nas áreas de saúde e educação que auxiliam as pessoas a explorarem suas habilidades e potencialidades da melhor forma possível”, afirma Cristina Fank, Terapeuta Ocupacional da Mercur. 

 

Cristina é colaboradora da empresa desde 2013 e atua como Articuladora no processo de formação de redes colaborativas de profissionais da saúde, educação, design, pessoas com deficiência e familiares para a cocriação e legitimação de recursos de Tecnologia Assistiva. #pracegover Mulher de pé está sorrindo e segurando fixadores em tira, que são tiras de borracha perfuradas e coloridas, em suas mãos. Ela está atrás de uma mesa com diversos recursos de tecnologia assistiva em uma área externa.

 

Inclusive, um produto que havia sido descontinuado pela empresa, o Engrossador Grip, retornou ao catálogo de produtos após ser percebido o valor que ele tinha para as pessoas com dificuldade de preensão.

“Há alguns anos atrás quando nossa forma de desenvolver produtos era através das tendências do mercado, percebemos que enfeitar os utensílios de escrita com grips era ‘moda’. Contratamos então, dois grandes designers, o Nelson Ivan Petzold e o José Carlos Mario Bornancini para desenharem um modelo de Grip para a Mercur”, explica Cristina.

Anos depois, quando se aproximou das pessoas para entender suas necessidades e cocriar com elas soluções que fizessem sentido, descobriu-se a sua maior utilidade.

“Muitas professoras engrossavam os lápis para que seus alunos com dificuldades de preensão pudessem segurá-los com maior conforto e precisão. Foi uma surpresa para nós descobrirmos que o Grip poderia atender necessidades reais e não só gerar demandas”, explica. 

Para a pedagoga da Mercur, Márcia Murillo, esse processo foi uma mudança de paradigma para a Mercur.

A partir de uma postura cada vez mais atenta, a indústria passou a se transformar, de uma postura hegemônica do saber técnico, para uma escuta atenta das pessoas”, explica. Dessa forma, seu impacto na vida dos usuários foi potencializado. “Conseguir acompanhar a sua turma, realizar uma atividade com autonomia, pintar e ter contato com a educação por meio da arte, é algo que não tem preço no desenvolvimento. O melhor é que cada produto que oferecemos é projetado com as pessoas que vão utilizá-lo por meio da cocriação, assim conseguindo estar conectados com suas necessidades”, ressalta Márcia. 

 

Marcia atua na empresa desde 2011, participando de projetos e ações que estão conectados com as necessidades da educação em seus mais diversos contextos, assim como, com os atores diretamente envolvidos nos processos de ensinar e aprender. #pracegover Mulher sentada em uma cadeira de madeira, segurando um livro nas mãos e sorrindo. Ela está em uma ampla biblioteca.

 

A busca por um design universal também é um dos diferenciais dos produtos da Mercur. Esse conceito, que também pode ser conhecido como “design que inclui” ou “design para todos”, sustenta a ideia de projetar produtos, serviços e ambientes que possam ser usados pelo maior número de pessoas possível, independentemente de suas capacidades físico-motoras, idade ou habilidades. Dessa forma, evita-se a necessidade de adaptações e cria-se um ambiente mais inclusivo.

“Procuramos  pensar itens que possam ser utilizados por qualquer pessoa, independente de sua idade, habilidade ou situação. São produtos que podem ser úteis para pessoas com deficiência, com alguma limitação temporária, idosos, crianças pequenas, ou mesmo pessoas que não tenham nenhuma dificuldade motora mas que se sintam confortáveis utilizando os produtos” afirma Cristina. 

No contexto escolar, essa característica ganha ainda mais importância. “Esse olhar traz grandes benefícios, pois prepara o ambiente educativo para receber todas as pessoas, independente de suas condições, favorecendo a inclusão e possibilitando o convívio de todos de forma harmônica”, ressalta. 

Os engrossadores são os principais produtos da linha da Mercur em relação a educação, pois auxiliam pessoas com dificuldade de preensão a segurar diversos objetos. Cada um deles tem diferentes usos e objetivos.

Engrossador Multiuso: escrever ou mesmo escovar os dentes pode ser mais fácil se o controle sobre a ferramenta for maior. O Engrossador Multiuso Mercur facilita as atividades de vida diária (AVD’s) porque torna os equipamentos em geral mais robustos, facilitando sua pega. Disponível em duas apresentações: o vermelho que facilita o manuseio de objetos mais finos como lápis e canetas e o verde, que pode ser utilizado em objetos mais grossos, como escovas de dentes, pincéis e pentes. Assim como todos os engrossadores, serve para destros e canhotos.

 

Os Engrossadores podem ser usados com lápis de cor ou de escrever com diferentes espessuras. #pracegover Sobre um tampo de madeira há um lápis de escrever preto acoplado em um engrossador vermelho e um lápis de cor marrom acoplado em um engrossador verde. Os engrossadores são peças de borracha cilíndricas que estão cobrindo um pouco mais que a metade do lápis.

 

Engrossador Grip: é um suporte feito de borracha que também se encaixa em materiais como lápis, canetas, pincéis finos e outros. Melhora o controle da escrita, não deixa o instrumento escorregar das mãos ou da mesa e, principalmente, alivia o cansaço dos dedos. O Engrossador Grip Mercur é indicado para pessoas que conseguem segurar o lápis/caneta com o indicador e o polegar (movimento de pinça) e necessitam maior precisão na escrita.

Engrossador Horizontal: é um suporte feito de borracha que auxilia pessoas que têm dificuldade de preensão e que mantêm o antebraço em pronação (dorso da mão para cima), tendo dificuldade para segurar utensílios de escrita. Ele posiciona lápis e canetas para que a pessoa possa ter a experiência do riscar, escrever, desenhar e pintar.

 

O Engrossador Horizontal pode ser um grande aliado no momento da escrita. #pracegover Uma mão feminina segura um Engrossador Horizontal que está acoplado a um lápis e sobre um caderno. O Engrossador Horizontal é um pedaço de borracha cilíndrico de aproximadamente 10 cm de comprimento. Na extremidade, há um orifício onde é acoplado o lápis, de forma que a pessoa segure o engrossador e o lápis fique na vertical para que ela consiga escrever.

 

Engrossador de Talheres: é um recurso de Tecnologia Assistiva que auxilia pessoas com dificuldade de preensão palmar no uso de utensílios como facas, garfos e colheres de mesa. Este dispositivo serve para engrossar a espessura do cabo dos talheres, facilitando a pega. Suas dimensões possibilitam o uso com a maioria dos talheres de modelos convencionais disponíveis. Há um modelo para talheres com cabo metal e outro para talheres com cabos de madeira ou de polímero. O Engrossador de Talheres pode ser utilizado em conjunto com o Fixador de Mão em Tira.

Engrossador em Discos: também é um facilitador de atividades da vida diária (AVDs) que foi pensado como possibilidade de oferecer mais conforto às pessoas com dificuldade de preensão, tornando o ato de escrever ou pintar um momento ainda mais feliz e prazeroso. Possui duas apresentações nas cores verde e amarela com características distintas. O Engrossador formado por discos verdes é leve e macio. Mais pesado e rígido, se comparado ao verde, o Engrossador amarelo facilita a estabilização dos membros superiores no momento da escrita. Podem ser montados de diferentes formas, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Para usar, basta escolher o formato desejado, encaixar os discos no utensílio conforme o gabarito. É possível criar outras combinações para montar o seu engrossador.

 

O Engrossador em Discos se adapta a diferentes necessidades. #pracegover Sobre um tampo de madeira há dois lápis de escrever pretos, um acoplado ao engrossador amarelo e outro ao verde. Engrossadores em Discos são formados por vários discos de borracha com um orifício no meio e podem ser combinados de diferentes formas.

 

Outros produtos facilitam a inclusão na sala de aula:

Giz de Cera Tijolinho: com seu formato retangular, possibilita novas formas de pega, traço e desenho. Pinta áreas mais abrangentes e é muito mais resistente a quedas. É ideal para os pequenos e os mais velhos brincarem à vontade. São 12 cores diferentes.

 

O Giz de Cera Tijolinho facilita a pega e é mais resistente a quebra. #pracegover Sobre uma mesa de madeira há um desenho de dinossauro, algumas folhas coloridas, um livro com desenhos para pintar e alguns gizes de cera em formato retangular.

 

Gizão Grosso de Cera Vegetal: por ser grande, tem vida longa e permite muitas experimentações, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora. Sua maciez e seu tamanho robusto são ideais tanto para as mãozinhas pequenas, quanto para as mãos maiores, pois dão segurança e estabilidade durante seu uso. Por ser mais robusto que o giz de cera convencional, facilita a preensão. Tem 12 cores disponíveis, em embalagem com 6 ou 12 peças.

Tinta Guache Lavável 200ml: em frasco cilíndrico possui bico aplicador e tem diferentes possibilidades de uso. O frasco robusto se adapta facilmente à mão, facilitando o uso por pessoas com dificuldade na preensão. Tem uma maior área de contato da mão com a embalagem, se comparada aos frascos convencionais, facilitando a pega. Esse formato também pode auxiliar no desenvolvimento da autonomia da criança, já que pode ser facilmente manuseada, sem necessitar de total auxílio de um adulto. O produto é prático e pode ser utilizado sem pincel. A consistência, assim como das demais tintas Mercur, é firme tipo gel quando não está sendo utilizada e, para usar, basta agitar e estará mais fluida.

 

O bico dosador da Tinta Guache Lavável 200ml possibilita que o usuário possa aplicar a tinta diretamente ao papel, sem necessidade de pincel. #pracegover Uma mão feminina segura um tubo longo e cilíndrico de tinta amarela. Ela está desenhando em um papel azul diversas estrelas.

 

Cola 200g: da mesma forma que a Tinta Guache Lavável, o fresco de cola de 200g ajuda a estabilizar o movimento das mãos. Seu formato robusto facilita o manuseio. Além disso, possui bico aplicador que auxilia nas colagens mais precisas e evita o desperdício. O produto possui as apresentações de Cola Branca e Gel.

 

O formato do tubo de Cola 200ml possibilita uma pega confortável e aplicação precisa. #pracegover Uma mão masculina segura uma tubo alongado e cilíndrico de cola branca em sua mão. Ele está colando recortes de papel colorido que formam flores azuis com folhas verdes sobre um papel laranja.

 

Borrachão: é grande e pesado, por isso, apaga áreas maiores e deixa os movimentos mais estáveis e seguros, principalmente para quem possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos.

Borrachão de Apagar Longo: é grande e pesado, por isso, apaga áreas maiores e deixa os movimentos mais estáveis e seguros, principalmente para quem possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos. Por ser mais longo, facilita o movimento de segurar objetos com a palma da mão (preensão palmar).

 

Conheça todos os recursos de Tecnologia Assistiva na Loja Virtual.

 

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Matheus Pandolfo

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti