Educação e Inclusão

Educação: recursos auxiliam pessoas com deficiência na sala de aula

Publicado em: 9 de dezembro de 2020

Tempo estimado de leitura: 13 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Produtos desenvolvidos pela Mercur, auxiliam crianças, adolescentes e adultos a segurar objetos que contribuem no processo educativo.

Segurar pincéis, canetas, lápis, pode ser um gesto corriqueiro para a maioria das pessoas. Porém, para pessoas com deficiência esse pode ser um desafio, inclusive, para sua inclusão na educação. Foi pensando nisso que, desde a virada de chave, a Mercur colocou como uma de suas prioridades desenvolver produtos para facilitar atividades de vida diária e promover uma educação mais igualitária. Os engrossadores são os principais produtos dessa linha que conta ainda com materiais escolares especiais. 

Os produtos oferecidos pela empresa têm como grande diferencial seu processo de concepção e melhoria. Eles são feitos por meio da cocriação, uma prática que garante a participação ativa dos usuários, suas famílias, educadores, profissionais da saúde e a própria equipe da empresa. Dessa forma, eles conseguem estar conectados com as reais necessidades das pessoas.

“Nosso propósito enquanto empresa é construir o mundo de um jeito bom para todo o mundo, queremos melhorar a vida de todos. Por esse motivo, desenvolvemos  produtos e projetos nas áreas de saúde e educação que auxiliam as pessoas a explorarem suas habilidades e potencialidades da melhor forma possível”, afirma Cristina Fank, Terapeuta Ocupacional. 

Inclusive, um produto que havia sido descontinuado pela empresa, o Engrossador Grip, retornou ao catálogo de produtos após ser percebido o valor que ele tinha para as pessoas com dificuldade de preensão.

“Há alguns anos atrás quando nossa forma de desenvolver produtos era através das tendências do mercado, percebemos que enfeitar os utensílios de escrita com grips era ‘moda’. Contratamos então, dois grandes designers, o Nelson Ivan Petzold e o José Carlos Mario Bornancini para desenharem um modelo de Grip para a Mercur”, explica Cristina.

Anos depois, quando se aproximou das pessoas para entender suas necessidades e cocriar com elas soluções que fizessem sentido, descobriu-se a sua maior utilidade.

“Muitas professoras engrossavam os lápis para que seus alunos com dificuldades de preensão pudessem segurá-los com maior conforto e precisão. Foi uma surpresa para nós descobrirmos que o Grip poderia atender necessidades reais e não só gerar demandas”, explica. 

Para a pedagoga da Mercur, Márcia Murillo, esse processo foi uma mudança de paradigma para a Mercur.

A partir de uma postura cada vez mais atenta, a indústria passou a se transformar, de uma postura hegemônica do saber técnico, para uma escuta atenta das pessoas”, explica. Dessa forma, seu impacto na vida dos usuários foi potencializado. “Conseguir acompanhar a sua turma, realizar uma atividade com autonomia, pintar e ter contato com a educação por meio da arte, é algo que não tem preço no desenvolvimento. O melhor é que cada produto que oferecemos é projetado com as pessoas que vão utilizá-lo por meio da cocriação, assim conseguindo estar conectados com suas necessidades”, ressalta Márcia. 

 

Uma mulher está sentada em uma cadeira de madeira, segurando um livro nas mãos e sorrindo. Ela está em uma ampla biblioteca.

Marcia atua na empresa desde 2011, participando de projetos e ações que estão conectados com as necessidades da educação em seus mais diversos contextos, assim como, com os atores diretamente envolvidos nos processos de ensinar e aprender. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma mulher está sentada em uma cadeira de madeira, segurando um livro nas mãos e sorrindo. Ela está em uma ampla biblioteca.

 

A busca por um design universal também é um dos diferenciais dos produtos da Mercur. Esse conceito, que também pode ser conhecido como “design que inclui” ou “design para todos”, sustenta a ideia de projetar produtos, serviços e ambientes que possam ser usados pelo maior número de pessoas possível, independentemente de suas capacidades físico-motoras, idade ou habilidades. Dessa forma, evita-se a necessidade de adaptações e cria-se um ambiente mais inclusivo.

“Procuramos  pensar itens que possam ser utilizados por qualquer pessoa, independente de sua idade, habilidade ou situação. São produtos que podem ser úteis para pessoas com deficiência, com alguma limitação temporária, idosos, crianças pequenas, ou mesmo pessoas que não tenham nenhuma dificuldade motora mas que se sintam confortáveis utilizando os produtos” afirma Cristina. 

No contexto escolar, essa característica ganha ainda mais importância. “Esse olhar traz grandes benefícios, pois prepara o ambiente educativo para receber todas as pessoas, independente de suas condições, favorecendo a inclusão e possibilitando o convívio de todos de forma harmônica”, ressalta. 

Os engrossadores são os principais produtos da linha da Mercur em relação a educação, pois auxiliam pessoas com dificuldade de preensão a segurar diversos objetos. Cada um deles tem diferentes usos e objetivos.

Engrossador Multiuso: escrever ou mesmo escovar os dentes pode ser mais fácil se o controle sobre a ferramenta for maior. O Engrossador Multiuso Mercur facilita as atividades de vida diária porque torna os equipamentos em geral mais robustos, facilitando sua pega. Disponível em duas apresentações: o vermelho que facilita o manuseio de objetos mais finos como lápis e canetas e o verde, que pode ser utilizado em objetos mais grossos, como escovas de dentes, pincéis e pentes. Assim como todos os engrossadores, serve para destros e canhotos.

 

Sobre um tampo de madeira há um lápis de escrever preto acoplado em um engrossador vermelho e um lápis de cor marrom acoplado em um engrossador verde. Os engrossadores são peças de borracha cilíndricas que estão cobrindo um pouco mais que a metade do lápis.

Os Engrossadores podem ser usados com lápis de cor ou de escrever com diferentes espessuras. #PraCegoVer #PraTodosVerem Sobre um tampo de madeira há um lápis de escrever preto acoplado em um engrossador vermelho e um lápis de cor marrom acoplado em um engrossador verde. Os engrossadores são peças de borracha cilíndricas que estão cobrindo um pouco mais que a metade do lápis.

 

Engrossador Grip: é um suporte feito de borracha que também se encaixa em materiais como lápis, canetas, pincéis finos e outros. Melhora o controle da escrita, não deixa o instrumento escorregar das mãos ou da mesa e, principalmente, alivia o cansaço dos dedos. O Engrossador Grip Mercur é indicado para pessoas que conseguem segurar o lápis/caneta com o indicador e o polegar (movimento de pinça) e necessitam maior precisão na escrita.

Engrossador Horizontal: é um suporte feito de borracha que auxilia pessoas que têm dificuldade de preensão e que mantêm o antebraço em pronação (dorso da mão para cima), tendo dificuldade para segurar utensílios de escrita. Ele posiciona lápis e canetas para que a pessoa possa ter a experiência do riscar, escrever, desenhar e pintar.

 

Uma mão feminina segura um Engrossador Horizontal que está acoplado a um lápis e sobre um caderno. O Engrossador Horizontal é um pedaço de borracha cilíndrico de aproximadamente 10 cm de comprimento. Na extremidade, há um orifício onde é acoplado o lápis, de forma que a pessoa segure o engrossador e o lápis fique na vertical para que ela consiga escrever.

O Engrossador Horizontal pode ser um grande aliado no momento da escrita. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma mão feminina segura um Engrossador Horizontal que está acoplado a um lápis e sobre um caderno. O Engrossador Horizontal é um pedaço de borracha cilíndrico de aproximadamente 10 cm de comprimento. Na extremidade, há um orifício onde é acoplado o lápis, de forma que a pessoa segure o engrossador e o lápis fique na vertical para que ela consiga escrever.

 

Engrossador de Talheres: é um recurso de Tecnologia Assistiva que auxilia pessoas com dificuldade de preensão palmar no uso de utensílios como facas, garfos e colheres de mesa. Este dispositivo serve para engrossar a espessura do cabo dos talheres, facilitando a pega. Suas dimensões possibilitam o uso com a maioria dos talheres de modelos convencionais disponíveis. Há um modelo para talheres com cabo metal e outro para talheres com cabos de madeira ou de polímero. O Engrossador de Talheres pode ser utilizado em conjunto com o Fixador de Mão em Tira.

Engrossador em Discos: também é um recurso de Tecnologia Assistiva que foi pensado como possibilidade de oferecer mais conforto às pessoas com dificuldade de preensão, tornando o ato de escrever ou pintar um momento ainda mais feliz e prazeroso. Possui duas apresentações nas cores verde e amarela com características distintas. O Engrossador formado por discos verdes é leve e macio. Mais pesado e rígido, se comparado ao verde, o Engrossador amarelo facilita a estabilização dos membros superiores no momento da escrita. Podem ser montados de diferentes formas, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Para usar, basta escolher o formato desejado, encaixar os discos no utensílio conforme o gabarito. É possível criar outras combinações para montar o seu engrossador.

 

Sobre um tampo de madeira há dois lápis de escrever pretos, um acoplado ao engrossador amarelo e outro ao verde. Engrossadores em Discos são formados por vários discos de borracha com um orifício no meio e podem ser combinados de diferentes formas.

O Engrossador em Discos se adapta a diferentes necessidades. #PraCegoVer #PraTodosVerem Sobre um tampo de madeira há dois lápis de escrever pretos, um acoplado ao engrossador amarelo e outro ao verde. Engrossadores em Discos são formados por vários discos de borracha com um orifício no meio e podem ser combinados de diferentes formas.

 

Outros produtos facilitam a inclusão na sala de aula:

Cola 200g: o fresco de cola de 200g ajuda a estabilizar o movimento das mãos. Seu formato robusto facilita o manuseio. Além disso, possui bico aplicador que auxilia nas colagens mais precisas e evita o desperdício. O produto possui as apresentações de Cola Branca e Gel.

 

Uma mão masculina segura uma tubo alongado e cilíndrico de cola branca em sua mão. Ele está colando recortes de papel colorido que formam flores azuis com folhas verdes sobre um papel laranja.

O formato do tubo de Cola 200ml possibilita uma pega confortável e aplicação precisa. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma mão masculina segura uma tubo alongado e cilíndrico de cola branca em sua mão. Ele está colando recortes de papel colorido que formam flores azuis com folhas verdes sobre um papel laranja.

 

Borrachão: é grande e pesado, por isso, apaga áreas maiores e deixa os movimentos mais estáveis e seguros, principalmente para quem possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos.

Borrachão de Apagar Longo: é grande e pesado, por isso, apaga áreas maiores e deixa os movimentos mais estáveis e seguros, principalmente para quem possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos. Por ser mais longo, facilita o movimento de segurar objetos com a palma da mão (preensão palmar).

Conheça todos os recursos de Tecnologia Assistiva na Loja Virtual ou encontre nas papelarias da sua cidade.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

2 respostas para “Educação: recursos auxiliam pessoas com deficiência na sala de aula”

  1. WALÉRIA FERRAZ DANTAS QUEIROZ disse:

    Adoro os produtos da Mercur. São duráveis e produzidos com materiais de excelente qualidade. Esses materiais são incríveis e têm ajudado e muito no trabalho pedagógico com crianças com deficiência visual. Infelizmente, nem todas as papelarias têm disponíveis.

    • Mercur disse:

      Olá, Valéria.
      Agradecemos a sua mensagem.
      Ficamos muito felizes com o seu feedback, é muito importante pra gente.
      Compartilhamos a sua mensagem com nossa equipe comercial, logo, nossos produtos estarão presentes em mais papelarias.😊
      Sempre que precisar, conta com a gente. Está bem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter