Volta às aulas: materiais escolares da Mercur não são testados em animais - Mercur

Notícias

Volta às aulas: materiais escolares da Mercur não são testados em animais

Voltar
28/01/2021

Volta às aulas: materiais escolares da Mercur não são testados em animais

Com investimento e planejamento, Mercur não realiza nenhum teste de materiais escolares  em organismos vivos desde 2019

 

A Mercur, tradicional fabricante de materiais escolares, não realiza nenhum teste em animais em sua linha de materiais escolares desde 2019. Isso significa que os consumidores que estejam buscando produtos livres desse tipo de testes podem encontrar nas Tintas Guache, Corretivos e Colas da empresa, que também produz Borrachas e Gizes de Cera, opções para consumo. Essa conquista, desejada há muito tempo pela empresa, só foi possível graças a investimentos, planejamento, mudanças na legislação e regulamentos.

O uso de diversas espécies, especialmente de pequeno porte, foi durante muito tempo a única prática aprovada por legislação para testes. Isso em uma série de indústrias, inclusive com a de materiais escolares. Felizmente, com o avanço do processo científico, novas alternativas surgiram e permitiram a substituição desses métodos usuais por soluções alternativas. Porém, essa não é uma transição simples de ser feita.

“Na Mercur valorizamos todas as formas de vida e, em função disso, trabalhamos para abolir os testes com organismos vivos em quaisquer etapas dos nossos processos produtivos, optando por métodos alternativos à experimentação animal. Mas antes precisamos vencer questões relacionadas à regulação do setor e a certificação das novas metodologias de testagem”, conta Alexandre Ferraz, Químico Industrial, que atua na instituição. Ele ainda ressalta que a mudança está diretamente ligada com os princípios que guiam a empresa.

Alexandre Ferraz, químico da Mercur, responsável pelo projeto que visa deixar de realizar testes em organismos vivos. #pracegover Alexandre está sorrindo, sentado em uma cadeira do laboratório da empresa, com o braço escorado sobre a mesa e rodeado de instrumentos laboratoriais e produtos para teste

 

7 anos de pesquisa e desenvolvimento para testar apenas in vitro

Desde 2013 a empresa se juntou a outras instituições, Laboratórios e Organismos de Certificação de Produtos (OCP’s), para que fosse possível a realização de testes in vitro em substituição de testes in vivo, para a categoria de produtos de educação – prática vedada pela regulação da época. Após um processo de análise e consulta, esse pedido foi atendido e a realização de testes alternativos foi regulamentada pela norma ABNT 15.236 de 2016.

Porém, foi só em 2019 que os laboratórios de certificação foram homologados para a realização dos testes. Com esta etapa concluída, a Mercur colocou seu plano de ação em prática e não realizou nenhum tipo de teste em animais a partir de então. Desta forma a empresa se adiantou no atendimento à nova regulamentação que passou a valer em setembro de 2019, em que foi vedada a realização de testes em animais para produtos escolares.

Segundo Ferraz, os testes in vitro são tão seguros quanto os in vivo. “As metodologias utilizadas nos oferecem uma precisão exata da toxicidade ou não dos produtos. Assim, podemos oferecer itens seguros ao público sem que isso envolva qualquer tipo de sofrimento animal”, afirma. Ele também explica que a empresa realizou testes de equivalência, testando os mesmos produtos com diferentes metodologias para comprovar que eles forneceriam os mesmos resultados.

 

Volta às aulas Mercur sem testes em animais

Com uma série de produtos voltados à área da Educação, a Mercur realiza anualmente uma campanha de Volta às Aulas. Atentando para o contexto da pandemia, a campanha de 2021 está propondo uma reflexão sobre os ensinamentos que vão além da aprendizagem técnica, das fórmulas ou dos materiais carregados na mochila: é necessário aprender para a vida. Nesse sentido, seus materiais de comunicação buscam causar essa reflexão e incentivar o consumo consciente e responsável.

“Houve uma lacuna da educação na escola e isso tem um impacto muito grande para as famílias. Por isso, decidimos reforçar essa mensagem de uma educação pensada de maneira mais ampla, se adequando ao cenário de pandemia que estamos vivendo”, afirma Fernando Uhlmann, colaborador da área de Relacionamento da Mercur. 

A Tinta Guache com Bico Dosador 500 ml é um dos produtos que não foi testado em organismos vivos. #pracegover braços tatuados e pintados de tinta seguram um tubo de tinta guache pump vermelha

 

Quem desejar adquirir os produtos, pode encontrá-los nas papelarias de todo o país ou na própria loja online da Mercur.

 

Borrachas Retangular ColorAprender para a vida é valorizar e dar espaço às diferenças.

  • Com frases que estimulam reflexões sobre diversidade, instigam diálogos sobre cooperação e incentivam o recomeço.
  • Feitas com borracha natural, renovável na natureza.
  • Faz rolinhos ao apagar, gerando menos sujeira.

 

Borracha Record: Aprender para a vida é saber de onde as coisas vêm.

  • Feita com látex das árvores seringueiras, se regenera na natureza e ajuda a manter as florestas em pé e protegidas.

Borrachão longo e curto: Aprender para a vida é entender as necessidades de todos.

  • Mais pesada, ajuda a estabilizar os movimentos/Formato que torna a pega mais confortável para quem tem dificuldades de segurar objetos.
  • Nome em libras e escrita de sinais.
  • Apaga áreas maiores.

 

Cola branca e gel: Aprender para a vida é evitar o desperdício.

  • Bico aplicador mais fino para colar sem sujeira/desperdício.
  • Frascos que encaixam na mão, facilitando o uso.
  • Lavável e atóxica, feita à base d’água.
  • Colagem eficiente, melhor aderência.

 

Fita corretiva 12m: Aprender para a vida é encarar o erro como uma etapa do caminho.

  • Cobertura instantânea para uma correção mais rápida.
  • Dura mais porque tem 12m de fita.
  • Formato ergonômico, facilita a pega.

Informações para a Imprensa:
Engaje Comunicação Inteligente
Fernanda Dreier
(51) 3378.1136
mercur@engajecomunicacao.com

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti