Gestão responsável e Educação

Material escolar: coloque o consumo responsável no topo da lista

Publicado em: 27 de julho de 2017

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Confira algumas dicas para tornar o momento de volta às aulas mais sustentável.

Chegada a época de volta às aulas, famílias e estudantes costumam revisar os materiais escolares para verificar o que falta na mochila. O momento pode ser uma oportunidade de reflexão sobre o que é realmente necessário e sobre para onde vai tudo aquilo que será descartado. A Mercur, empresa que fabrica materiais escolares, acredita que toda escolha que fazemos irá impactar o mundo de forma positiva ou negativa, por isso, a cada volta às aulas, busca despertar nos pais, alunos, escolas e professores, o consumo responsável.

“Repensar nossas práticas cotidianas é fundamental para vivermos de forma mais equilibrada e sustentável. Precisamos evitar o desperdício, ou seja, tudo aquilo que não é necessário levar na mochila’”, ressalta Marcia Murillo, pedagoga da empresa.

Confira algumas dias que podem auxiliar nesse momento:

 

  • Cadernos com capas lisas ou personalizados: Você já percebeu que cadernos com capas de cores lisas custam muito menos do que cadernos de marcas ou personagens? E que tal fazer o seu? Você pode personalizar com fotos, recortes de revista e desenhos ou ainda encapá-los com tecido e cola. Já as folhas limpas de cadernos velhos podem ser unidas às de outros cadernos e transformadas em uma nova encadernação. O resultado será único!

 

 

  • Canetas, lápis de cor e demais materiais de desenho e/ou escrita: Tudo o que restou do semestre passado pode ser testado, limpo e reaproveitado. Esta limpeza pode ser realizada com álcool e uma flanela. Lápis podem ser apontados e canetinhas ou marcadores secos podem receber algumas gotas de álcool de cozinha ou água para voltar a funcionar. Utilizar os materiais até o final da vida útil é uma excelente forma de ser sustentável.

 

  • Mochila e estojos: Você pode comprar desenhos e bordados e aplicá-los em sua mochila ou estojo. Existem muitas opções para aplicar em diferentes tipos de superfície. Essa é uma forma interessante de dar uma cara nova a antigos materiais. O mesmo pode ser feito utilizando botons que comuniquem algo que você gosta.

 

  • Giz de cera com cara de novo: Existem muitas técnicas que ensinam a reaproveitar pedaços de giz de cera.  Basta separá-los por cor, colocar em formas de silicone ou metal e levar ao forno. O tempo de derretimento depende muito do tamanho dos pedaços de giz. Geralmente, entre 3 e 7 minutos é suficiente. Quando estiver totalmente derretido, retire do forno e aguarde esfriar. Você terá novos giz com formatos inusitados e feitos por você.

 

  • Compra por unidade: Busque locais em que é possível comprar apenas a cor que está faltando.

 

  • Grupos de troca ou doação: Converse com outros pais ou com colegas para verificar se há algum material usado que possa ser emprestado, doado ou revendido. Nas redes também é possível encontrar grupos para isso. Outra opção bacana é procurar livros usados em um sebo ou na internet.

 

  • Matéria-prima renovável: Verifique se a matéria-prima usada no material é renovável e dê preferência a estes produtos ou aos feitos com material reciclado pós-consumo. Assim você ajuda a diminuir os impactos negativos no meio ambiente.

 

  • Informe-se sobre o produto e fabricante: Exercite buscar informações sobre os fabricantes para ter certeza que cuidam bem de seus funcionários, da comunidade e do meio ambiente. Não deixe de observar se o produto é atóxico e se possui o selo do Inmetro para garantir a saúde e a segurança das crianças.

 

  • Cuidado com os materiais escolares: Não custa lembrar que cuidar com atenção dos materiais pode ajudar a mantê-los em ordem e sem danos, evitando a compra de novos materiais. Ser um consumidor consciente não reflete apenas no nosso bolso, reflete em todo o mundo que nos cerca.
Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter