Educação

Material escolar com olhar atento à Educação

Publicado em: 5 de fevereiro de 2020

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

A Mercur se propõe a atuar por uma Educação com ambientes mais colaborativos, reflexivos e sustentáveis

A Mercur possui produtos reconhecidos por várias gerações dentro do segmento de Educação. É o caso da Borracha Record – que por muito tempo trouxe em sua estampa o rosto do deus Mercúrio – e da Borracha Prima, famosa por apagar lápis e caneta. Afinal, são quase 100 anos de história e de muitas transformações que tornaram a empresa uma das mais reconhecidas em todo o Brasil por suas práticas sustentáveis, modelo de gestão inovador e esforços para construir junto com as pessoas um mundo de um jeito bom pra todo o mundo.

Mesmo com tantos itens clássicos ainda disponíveis, a pedagoga Márcia Murillo explica que a Mercur entende a Educação como um processo contínuo no qual a pessoa aprende, experimenta, empreende e se legitima através da interação com o outro e com o coletivo.

“Não podemos mais considerar a educação como assunto apenas na escola. A educação é mais: é na escola, na família, na cidade. Logo, uma educação para a vida”, ressalta a pedagoga.

Ela conta que, ao longo dos anos, a empresa passou a criar, recriar e até descontinuar alguns de seus produtos que já não contribuíam com necessidades legítimas de educadores e do próprio aprendizado. Um desses casos são os produtos licenciados de personagens, por exemplo, que acabavam criando segregação entre as crianças e induzindo compras sem necessidade.

Na mesma linha de atuação, alguns produtos tiveram a composição modificada na busca por causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Ao longo de 2019, após sete anos de planejamento e investimentos em pesquisa, a Mercur encontrou formas aprovadas legalmente de garantir a segurança dos seus produtos sem a realização de testes em animais.

Conheça o propósito de alguns dos materiais escolares feitos pela empresa:

Apagar, corrigir e incluir

Usar a borracha ou o corretivo é ter a possibilidade de (re)fazer, (re)criar e (re)inventar. Se a educação está vinculada com todas as questões da vida, poderia o erro ser uma oportunidade de dar início a novas práticas educativas e a processos de aprendizagem mais significativos? Essas são algumas das reflexões que a Mercur busca instigar e, inclusive, a levou a criar uma linha de borrachas com frases com essa motivação.

Além da Borracha Record, fabricada há mais de 86 anos, a Mercur produz recursos que atendem necessidades específicas – como o Borrachão Longo, grande e pesado, e que por isso deixa os movimentos de quem usa mais estáveis e seguros, especialmente os de quem possui alguma dificuldade motora ou tremor nas mãos.

Colar para exercer a criatividade

A Mercur produz três tipos de colas indicadas para uso escolar: Branca, Gel e Glitter. Elas possuem um bico com abertura menor que facilita a aplicação e torna a colagem mais precisa, com menos desperdício e menos sujeira. Os frascos de 40g e 90g são ergonômicos, se encaixam facilmente à mão e, além disso, há uma apresentação em 200g para quem tem dificuldade de preensão palmar.

Em 2019, os frascos de 250g, 500g e 1kg foram redesenhados para tornar o reabastecimento dos frascos menores mais fácil e prático, evitando o descarte de embalagens menores. O objetivo também é oferecer a possibilidade de rever práticas consideradas habituais em nossas vidas, como a de descartar frascos. O olhar atento à sustentabilidade faz parte do projeto de um novo produto ou serviço, desde o início de sua concepção.

Os produtos Borrachão Curto, Borrachão Longo, Cola Branca e Cola Gel podem ser encontrados na loja virtual da Mercur, já que, além de serem utilizados como material escolar, são itens de inclusão, projetados para promover autonomia e independência para pessoas que possuem dificuldades nos movimentos das mãos.

 

Estes e outros produtos Mercur estão disponíveis nas papelarias da sua região.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

2 respostas para “Material escolar com olhar atento à Educação”

  1. Ana Beatriz Weber disse:

    Não tenho encontrado o corretivo em papelarias de Porto Alegre, como Casa do Papel. Vocês deixaram de fabricá-lo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter