Gestão responsável

Mercur chega aos 95 anos

Publicado em: 11 de junho de 2019

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Em junho de 2019 a empresa localizada em Santa Cruz do Sul (RS) chega aos 95 anos com uma caminhada cheia de histórias protagonizadas por pessoas que embarcaram junto em um mundo de transformações e aprendizagens.

Presente nas áreas de Saúde e Educação, a proposta da Mercur hoje é atuar em função das pessoas. Sua forma de trabalho é centrada em atender necessidades específicas para a promoção de autonomia, bem-estar social e ambiental.

Desde 2008 a empresa assumiu o compromisso institucional de unir pessoas e organizações para construir encaminhamentos e criar soluções sustentáveis para o mundo. Parte dessa história, chamada de virada de chave, está registrada no livro Narrativas Mercur: práticas de uma gestão em constante construção, publicado em 2018 e disponível para download gratuito.

Vídeo conta sobre O Livro Narrativas, disponível para download gratuito neste link

Alguns passos estratégicos destacaram a atuação da empresa na última década, como o de ter eliminado cargos de chefia e optar por uma gestão cada vez mais horizontal, o de ter eliminado personagens dos produtos para a Educação, o investimento no projeto Borracha Nativa, que tem como objetivo a proteção da floresta e a redução da emissão de gases, que caiu pela metade em sete anos.

Atualmente a Mercur tem operado a partir de duas unidades industriais e de uma ampla rede de distribuidores e revendedores em todo o território nacional. Conta com cerca de 700 colaboradores e uma rede colaborativa que se fortalece na cocriação de produtos disponíveis na Loja Mercur e em lojas de todo o País.

 

“Consciência em Movimento: o mundo que se quer no mundo que se tem”

Além de produtos clássicos como a Borracha de Apagar Record e a Bolsa Para Água Quente, criados há 80 anos, no portfólio da Mercur estão produtos como colas, órteses, muletas e recursos para auxiliar nas atividades de vida diária. A busca por relevância vem junto da responsabilidade de valorizar a produção local, falar sobre consumo responsável, mas também de promover espaços de aprendizagem.

É por isso que em 2019 é novidade também uma colaboração com a AMCE Negócios Sustentáveis e a Faculdade Rudolf Steiner para a criação do curso “Consciência em Movimento: o mundo que se quer no mundo que se tem”. Por meio deste curso, as três organizações buscam promover transformações significativas na sociedade e nos negócios. É um curso para pessoas inquietas, que estão em busca de formas de lidar com as complexidades do mundo contemporâneo.

Fruto de um longo processo de maturação, o curso terá um formato que mescla aulas, com vivências artísticas, visitas de campo e laboratórios experienciais.  A grade de disciplinas foi tecida com o objetivo criar um lugar de acolhimento para pessoas que, neste momento, querem resignificar o seu papel na sociedade.  Por exemplo, no módulo 2 acontecem as aulas sobre Construção compartilhada de Valor e Música. Já o módulo 5 contempla as disciplinas de Biografia Humana, Laboratório Mercur de Cultura Organizacional e Teatro.

A Mercur, por meio da representação de quatro colaboradores de diferentes áreas de atuação, vai interagir com os professores e os participantes do curso para buscar compartilhar aprendizagens práticas que possam inspirar um mundo mais colaborativo. A ideia é propor reflexões que convidem a novas atitudes e ações significativas que possam contribuir com a transformação e regeneração econômica-humana-socio-ambiental. Saiba mais: http://frs.edu.br/cursos/extensao/consciencia-em-movimento/

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter