Gestão responsável

Mercur forma 10ª turma do Projeto Pescar em Santa Cruz do Sul

Publicado em: 4 de dezembro de 2019

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

150 alunos já concluíram a formação gratuita que é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e cidadania, além da qualificação profissional.

Desde 2010 a Mercur acolhe, em Santa Cruz do Sul, o Projeto Pescar. No dia 05 de dezembro de 2019, mais um grupo de jovens, com idade entre 16 e 19 anos, conclui o curso de Iniciação Profissional em Serviços de Comércio. A solenidade acontece às 19h, na Associação dos Docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Adunisc).

Essa é a décima turma a passar pelas atividades do projeto na Mercur. Um total de 150 alunos já foram qualificados para desempenhar atividades na área do comércio como o atendimento, relacionamento, atividades em grupo, vendas, logística, cuidados com meio ambiente, entre outras. Segundo a educadora social Joice Martin, a trajetória da turma aconteceu em onze meses de muito estudo. “Os alunos são preparados para dar os primeiros passos no mundo do trabalho. Os aprendizados são muitos, desde se conhecer, se reconhecer e se preparar para o mercado de trabalho por meio das vivências com os voluntários”, conta.

Com mais de 40 anos de atuação, o Projeto Pescar e a sua rede colaborativa oferecem formação gratuita, com desenvolvimento pessoal e cidadania, além de habilidades profissionais, para jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto está presente em cinco países e possui, no Brasil, 91 unidades de atuação. A Mercur está entre os 45 apoiadores institucionais. Em todo o País, cerca de 30 mil jovens já tiveram a oportunidade de participar em busca de qualificação e colocação no mercado de trabalho, inclusive o índice de empregabilidade é de 89,2%.

“O Projeto Pescar propicia o despertar do jovem quanto ao significado da sua participação no mundo como cidadão ético e responsável, motivando novas atitudes, descobrindo novas possibilidades em sua família, amigos e comunidade e, com isso, colaborando na construção de um mundo melhor e possível, com cuidado ao próximo e ao meio ambiente”, ressalta Breno Strussmann, facilitador e diretor-geral da Mercur.

A colaboradora da Mercur Suelen Santos, fez parte da oitava turma do Projeto Pescar em Santa Cruz do Sul. Ela conta que logo após a formatura surgiu uma oportunidade de trabalho na empresa. “Como um dos requisitos para fazer parte do Projeto Pescar é estar estudando, e eu já havia concluído o ensino médio, iniciei em março de 2017 o curso Técnico em Recursos Humanos. Este curso foi base para participar do Projeto Pescar e também do processo seletivo para a vaga na qual trabalho hoje”, comenta.

 

Uma mulher está sentada e olha para a tela de um computador à sua frente, enquanto atende uma ligação ao telefone.

Suelen ressalta que todas as disciplinas ministradas pelos voluntários do Projeto Pescar foram de fundamental importância para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. #PraCegoVer Uma mulher está sentada e olha para a tela de um computador à sua frente, enquanto atende uma ligação ao telefone.

 

“Tenho orgulho de dizer que sou uma eterna peixinha. Foi muito gratificante fazer parte deste projeto lindo que se preocupa com os jovens em situação de vulnerabilidade social. Tenho uma busca constante de desenvolvimento sem esquecer minha essência. Com o Projeto Pescar me tornei Técnica em Recursos humanos e, em um futuro próximo, serei Administradora”, comemora.

O curso ofertado na Mercur é desenvolvido com uma carga horária dividida em: 60% desenvolvimento pessoal e cidadania e 40% curso prático, durante o período de 12 meses. As aulas da próxima turma iniciam no dia 20 de janeiro de 2020. Para saber mais sobre o Projeto Pescar, acesse: http://site.projetopescar.org.br/.

 

SERVIÇO
Formatura do Projeto Pescar | 10ª turma Mercur
Data: 05/12/19
Local: Associação dos Docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Adunisc)
Horário: 19h

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter