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Mercur lança campanha Valor Maior que Preço para apresentar sua Loja Online

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03/10/2019

Mercur lança campanha Valor Maior que Preço para apresentar sua Loja Online

Empresa reuniu colaboradores e consumidores para uma experiência com a marca

Na foto, a colaboradora Cristina Fank conversa com Lucimara Silva sobre o Fixador de mão em tira, um recurso de Tecnologia Assistiva

A Mercur, indústria de produtos e serviços para a Saúde e Educação, acaba de lançar a campanha de e-commerce Valor>Preço. A ideia é mostrar que a Loja Online da marca é mais do que um canal de vendas e que os produtos disponíveis entregam valores que vão além do preço.

Junto da sua rede de atuação, a empresa tem promovido práticas para compreender de que maneira pode colocar sua expertise à disposição da construção de produtos e serviços que contribuam para gerar bem-estar. A demanda da Loja Mercur surgiu principalmente para ser também um novo canal de relacionamento e acesso a informações para o varejo físico. No site há novos conteúdos, fotos e vídeos sobre os produtos. Assim a empresa quer estar cada vez mais próxima das pessoas, entender suas necessidades e cocriar produtos e serviços que tenham significado para elas.

Antes de grandes mudanças de posicionamento e propósito pelas quais a Mercur passou, a lógica de construção de produtos era outra. Eles eram lançados para motivar a venda, sem atentar para a preocupação com o processo de criação – se vinham da China, que impactos causavam ou se atendiam necessidades específicas de alguém. A partir do que a empresa chama de “virada de chave”, a forma de ser e estar com as pessoas mudou. Há cerca de uma década o caminho para que um produto seja colocado no mercado é muito mais complexo. Ele precisa respeitar uma série de premissas como priorizar o uso de matérias primas-renováveis em sua composição, atender uma necessidade específica e ser cocriado e legitimado com pessoas de áreas diversas.

Esse cuidado também é presente no momento em que a empresa – que em 2019 completou 95 anos – decidiu entrar para o e-commerce. Para comunicar sua Loja Online a Mercur contratou a DZ Estúdio. A campanha Valor > Preço, criada pela agência digital, tem o objetivo de motivar uma reflexão sobre o real valor que os produtos têm para a Mercur. “Mais importante que vender um produto, é oferecer uma opção de consumo com baixo impacto ambiental e que esteja ao alcance do maior número possível de pessoas”, declara Jônatas Stacke, que atua na área de E-commerce.

Facilitar as formas de acesso aos produtos disponíveis no e-commerce também é importante para a marca. Por isso os conceitos de Frete Amigo e Conta Solidária fazem parte deste novo canal de relacionamento. O Frete amigo funciona com a colaboração de pessoas voluntárias que se disponibilizam a levar os produtos até seu destino, de forma espontânea, minimizando custo financeiro e ambiental com o transporte. Em um primeiro momento, a opção está disponível somente para entregas no Rio Grande do Sul. Já a Conta Solidária é um fundo que recebe o crédito de quem opta pelo valor maior dos produtos e gera um desconto para quem precisa pagar menos, para que mais pessoas possam ter acesso.

Qual é o valor deste produto?

Foram convidados quatro consumidores para uma experiência com a Mercur. Eles ficaram frente a frente com colaboradores da Mercur, separados em duplas. A dinâmica aconteceu com os colaboradores sempre em posse de um produto, enquanto que os consumidores em posse de um envelope. Os colaboradores convidam: “Você pode arriscar até 3 palpites sobre o valor deste produto. A resposta está dentro do envelope.”

O desfecho é que as informações dentro de cada envelope explicam o que é valor para a Mercur. Os produtos que protagonizaram o vídeo são a Borracha Lado B, a Bolsa Para Água Quente, Gizão de Cera e o Fixador de mão em tira. Este último, por exemplo, é fruto de um processo de cocriação e um marco de quando a empresa passou a criar com as pessoas e não mais para elas. Com isso a empresa parou de gerar uma demanda de consumo e passou a atender a necessidade de quem realmente precisa de um recurso para realizar atividades de vida diária.

O redator do projeto, Douglas Reis, comenta que é desafiador criar para a Mercur.

“Uma campanha em formato convencional não conseguiria traduzir a essência da loja online, por isso, propusemos um experimento. Valor maior que preço é um convite à reflexão sobre tudo que existe por trás de um produto da Mercur”.

Na foto, o colaborador Régis Severo conversa com o convidado Vitor sobre a Bolsa Para Água Quente

Vitor Kretschmer, que foi convidado a participar da experiência, conta que ficou surpreso com a descoberta. “Eu sorri não apenas pela surpresa, mas também porque senti que havia verdade ali. Nunca foi tão importante nossa reconexão com a natureza e o cumprimento do nosso papel enquanto hóspedes da terra. Ver a Mercur se posicionar assim é bonito demais e isso se traduz não só no cuidado com o meio ambiente, mas também com as pessoas”, comenta.

Confira como foi esta experiência:

Ficha Técnica

Head de Criação: Andrey Damo

Planejamento: Bianca Martinez

Diretor de Arte: Vitor Palma

Redatores: Douglas Reis e Gabriela Fofonka

Atendimento: Lucas Morellato e Marina Andriotti

Mídia: Estela Freitas

Produção: Luiza Pettini

Produtora: Pé de Coelho

Aprovação do cliente: Jônatas Stacke e Gabriela Kopp

A Mercur é uma indústria brasileira presente nas áreas de Saúde e Educação que se propõe a atuar em função das pessoas. Sua forma de trabalho é centrada em atender necessidades específicas para a promoção de autonomia, bem-estar social e ambiental. Em 2019 completa 95 anos e, desde 2008, assumiu o compromisso institucional de unir pessoas e organizações para construir encaminhamentos e criar soluções sustentáveis para o mundo. Parte dessa história, chamada de virada de chave, está registrada no livro Narrativas Mercur: práticas de uma gestão em constante construção, publicado em 2018 e disponível para download gratuito. Atualmente a Mercur tem operado a partir de duas unidades industriais localizadas na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e de uma ampla rede de distribuidores e revendedores em todo o território nacional. Conta com cerca de 700 colaboradores e uma rede colaborativa que se fortalece na cocriação de produtos disponíveis na Loja Mercur e em lojas de todo o País. Além de produtos clássicos como a Borracha de Apagar Record e a Bolsa Para Água Quente, criados há 80 anos, a Mercur produz giz de cera, colas, órteses, muletas e recursos para auxiliar nas atividades de vida diária como engrossador de talheres e pulseira de peso para quem tem movimentos involuntários de membros superiores. Conheça mais no site www.mercur.com.br.

Instagram: @mercuroficial

Facebook: Mercur Oficial

Twitter: @mercuroficial

Youtube: Mercur S/A

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mercur-sa 

A DZ Estúdio é formada por 4 unidades de negócio especialistas em estratégia, comunicação, tecnologia e produção. Nascida em 2005, já com mentalidade digital, a DZ tem entre seus principais clientes Sicredi, Nutrella, Piccadilly, Yara Brasil, Parmalat e Mercur.

Relacionamento com a Imprensa

Engaje Comunicação Inteligente
Fernanda Dreier
(51) 3378.1136
mercur@engajecomunicacao.com 

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