Mercur paralisa atividades a partir do dia 23 - Mercur

Notícias

Mercur paralisa atividades a partir do dia 23

Voltar
20/03/2020

Mercur paralisa atividades a partir do dia 23

Neste domingo (22), a Mercur decidiu antecipar a paralisação geral das operações inicialmente anunciada para o dia 26 de março. A medida leva em conta a evolução do coronavírus no Brasil e o posicionamento organizacional que prioriza, antes de tudo, o cuidado com as pessoas.

A partir de segunda-feira (23), permanecem – em trabalho remoto – apenas atividades essenciais para a segurança e bem-estar de todos como o comitê formado para o Plano de Contingência; colaboradores que desenvolvem funções relacionadas à saúde integral do colaborador (folha de pagamento e plano de saúde); comunicação institucional da empresa; segurança patrimonial e situações emergenciais ligadas à infraestrutura da empresa.

Veja os detalhes no Plano de Contingência atualizado.

Caso tenha alguma dúvida, escreva para: contato@mercur.com.br.

Se for da imprensa, o número para contato é (51) 99540.8614.

*Este conteúdo foi editado para manter as informações atualizadas.

__________________________________________

Medidas preventivas ao Covid-19 vêm sendo tomada por um comitê de trabalho desde o dia 27 de fevereiro. Encaminhamento para atendimento psicológico está garantido aos colaboradores

 

Fachada da empresa Mercur, no centro de Santa Cruz do Sul – RS.

 

Nesta sexta-feira (20), atenta ao decreto municipal de calamidade pública da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (RS) para evitar a propagação do novo coronavírus, a Mercur incluiu em seu Plano de Contingência a decisão de paralisar as operações. A empresa já vinha atuando com número reduzido de colaboradores e tomado medidas preventivas desde o dia 27 de fevereiro, data do surgimento do vírus no Brasil. 

Na segunda-feira (23) vai atuar com um número reduzido de pessoas e a partir de quinta-feira (26) apenas em regime de plantão, com uma equipe dedicada a atender situações emergenciais, como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A forma de contato será por e-mail: contato@mercur.com.br. A facilitadora de coordenação da empresa, Fabiane Lamaison, alerta que o tempo de resposta do atendimento poderá ser maior do que o habitual. 

O colaborador poderá ser encaminhado a um atendimento psicológico, conforme a necessidade, como forma de diminuir a possível ansiedade e contribuir com a qualidade do período de isolamento. Uma sessão especial com referências de leitura e vídeos foi disponibilizada no portal de aprendizagem da empresa.

Decisões coerentes e assertivas para proteger a todos

Em razão da atual situação provocada pelo Coronavírus (Covid-19) e atenta às recomendações do Ministério da Saúde e órgãos públicos, a Mercur criou um comitê de trabalho para acompanhar a situação e tomar decisões coerentes e assertivas perante os públicos com os quais se relaciona. A primeira versão do Plano de Contingência criado pelo grupo e que está em constante atualização, foi publicada no dia 17 de março. 

No dia 27 de fevereiro a empresa passou a orientar os colaboradores com materiais informativos. No dia 02 de março, medidas como suspensão das viagens por 60 dias, antecipação da vacina da gripe para todos os colaboradores, priorização do uso de ferramentas para realização de reuniões e eventos à distância, além da proibição de chimarrão nas dependência da empresa, entre outros pontos críticos, foram considerados. 

Quando a situação foi classificada como pandemia, no dia 11, a Mercur providenciou o afastamento do trabalho de todos os colaboradores com idade superior a 60 anos. Também estão afastados desde então todos os que se encontram em situações específicas de saúde, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde (OMS), os que estiveram em contato com suspeita do vírus e os que viajaram e estiveram em locais de grande aglomeração de pessoas como aeroportos e rodoviárias, especialmente advindos de outros países. Um total de 46 pessoas teve faltas justificadas, sem impacto na remuneração, conforme a Lei 13.979/2020. 

Os eventos previstos no Laboratório de Inovação Social e outra série de atividades previstas no calendário da empresa foram canceladas. Na quarta-feira (18), antes do decreto de calamidade pública anunciado pelo Governo do Estado, que prevê escalas e revezamentos em estabelecimentos comerciais e industriais para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, – a Mercur anunciou a todos os públicos com quem se relaciona, a data prevista para paralisação. Devido à imprevisibilidade do cenário, Fabiane indica que não há previsão de retorno. A medida alcança cerca de 600 colaboradores e todos os fornecedores que, privados de prejuízos, foram estão sendo avisados sobre a decisão desde quarta-feira (18). 

Outras medidas coletivas de prevenção nos ambientes e um fluxograma de como proceder caso tenha sintomas, estão descritas no Plano de Contingência que está em constante atualização. 

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Fernanda Dreier

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com 

Adicione seu Comentário

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti