Mercur retoma atividades e faz balanço das decisões tomadas durante a paralisação - Mercur

Notícias

Mercur retoma atividades e faz balanço das decisões tomadas durante a paralisação

Voltar
11/05/2020

Mercur retoma atividades e faz balanço das decisões tomadas durante a paralisação

Empresa retomou operação no dia 4 de maio e apresenta retrospectiva das ações feitas em relação à pandemia da Covid-19

Equipe da recepção continua recebendo a todos com o mesmo carinho e simpatia de sempre.

 

Após 40 dias de paralisação para preservar a saúde de seus colaboradores e contribuir com a não disseminação da Covid-19, a Mercur está retomando suas atividades neste dia 4 de maio. É importante salientar que nenhum colaborador da organização foi desligado da empresa que tomou a decisão de aderir à medida provisória (MP 936/2020), Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda do governo federal. Com esta medida os colaboradores terão 50% da carga horária reduzida, com 50% do salário pago pela empresa e 50% pelo auxílio oferecido pelo governo federal. Você pode encontrar mais informações sobre esse assunto aqui.

A decisão do retorno levou em consideração inúmeros aspectos e as informações trazidas por várias pessoas envolvidas nos processos. Conforme Jorge Hoelzel Neto, facilitador da organização, “entendemos que sozinhos não temos a capacidade nem o direito de criar soluções que sejam socialmente justas e viáveis sem considerar as pessoas que serão impactadas nessas situações”.

A empresa volta com um horário de trabalho diferente e com os turnos dos colaboradores reorganizados para evitar aglomerações. 

 

Confira como ficou o horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira, das 7h45 às 12h30, e das 13h às 17h45.

Na sexta-feira não haverá expediente.

 

Este novo formato de trabalho causa um grande impacto para a organização que é acostumada a trabalhar de maneira muito colaborativa. O cotidiano da Mercur se dá por meio de constantes diálogos, das trocas olho no olho e nas construções coletivas para as tomadas de decisões da empresa. No entanto, o momento pede cautela e novas formas de realizar demandas essenciais, priorizando a saúde de todos.

 

Para o retorno das atividades, a Mercur se preparou para atender as medidas de segurança necessárias para preservar a saúde e bem-estar dos públicos com quem se relaciona. Cada colaborador recebeu um kit com equipamentos de proteção individual e um guia sobre como conviver frente à pandemia. Neste material há informações importantes e orientações que deverão ser seguidas pelos colaboradores. Além disso, ao entrar, todos terão de fazer o uso de lava-pés e será realizada a medição e controle de temperatura das pessoas que acessarem as instalações da empresa.

Katiuscia atende aos colaboradores da Mercur centro.

“São diversas mudanças pelas quais estamos passando e que causam um certo estranhamento, mas são medidas necessárias para garantir a segurança e a saúde de todos. Nesse sentido, também temos reforçado a nossa comunicação para garantir a conscientização e engajamento dos colaboradores”, afirma Katiuscia Assis, Técnica de Enfermagem da área de Saúde e Segurança do Trabalho da Mercur.

 

A empresa desenvolveu um vídeo sobre o uso correto das máscaras:

 

Atividades durante a paralisação tiveram foco nas pessoas

 

No período que ficou com suas atividades paralisadas, uma das maiores preocupações da Mercur foi estabelecer uma comunicação aberta com seus colaboradores. Para estar mais próxima deles, criou uma lista de transmissão do WhatsApp. Neste canal foram compartilhados conteúdos informativos referentes ao covid-19 e as decisões da Mercur. Além disso, criou uma sessão especial para a quarentena no Portal da Aprendizagem, plataforma digital interna com temáticas importantes para a caminhada dos colaboradores dentro e fora da empresa. Também aconteceram ações que buscaram promover interações e acolhimento, entre elas estão o “#mercuremcasa” e o ‘Vamos de notícia boa?”.

 

#mercuremcasa

Para promover uma interação entre seus colaboradores, a empresa criou a ação #mercuremcasa. Eles foram convidados a enviarem fotos e depoimentos relatando suas atividades no período de afastamento social. Depois, o material foi compartilhado em um álbum e enviado a todos. Assim, eles puderam conferir como estavam seus colegas e diminuir um pouco a saudade.

 

Vamos de notícia boa?

Com o objetivo de deixar o período de isolamento mais leve e estimular sentimentos positivos, foi criada a news semanal “Vamos de notícia boa?”. Enviado pelo WhatsApp, o material conta com dicas de leituras, vídeos, séries, depoimentos de colegas, dentre outras atividades que poderiam servir como inspiração durante a quarentena.

 

Para os colaboradores que não utilizam o aplicativo, os comunicados foram distribuídos por meio de SMS. A empresa também desenvolveu  comunicações informativas para clientes e fornecedores, essenciais para garantir a tranquilidade desse público também. 

 

“Foi muito importante nos mantermos presentes e ativos durante esse período. Tanto para compartilhar com o público externo o nosso posicionamento frente à pandemia, quanto para conversar com as pessoas, esclarecendo e sanando as dúvidas que surgiram. Dessa forma, conseguimos mostrar na prática nossas ações de valorização da vida e das pessoas, que é e sempre foi o nosso propósito, enquanto organização” afirma Fabiane Lamaison, coordenadora da facilitação, ressaltando que os esforços de comunicação da organização vão continuar com a retomada das atividades. 

 

A transparência, o cuidado com as pessoas e a valorização da vida, valores que a empresa carrega a muito tempo, foram os conceitos que guiaram todos os materiais elaborados durante o período. Apesar de ter se mantido afastado de comunicações mercadológicas, a empresa buscou estar sempre disponível para tirar dúvidas e promover o cuidado da saúde em primeiro lugar.

 

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Matheus Pandolfo

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti