Educação

No Mês dos Educadores, série ‘Corações e mentes’ está disponível online e gratuitamente no Videocamp

Publicado em: 16 de outubro de 2019

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Série, que recebeu o apoio da Mercur, mostra as experiências e as práticas pedagógicas de escolas no país que protagonizam transformações na educação.

Para comemorar o Mês dos Educadores e para celebrar o primeiro aniversário da estreia de “Corações e Mentes, escolas que transformam”, a produtora Maria Farinha Filmes, em parceria com a plataforma Videocamp, libera, entre os dias 14 e 31 de outubro, todos os episódios da série para serem assistidos online e gratuitamente. Durante esse período, bastará fazer sua inscrição na plataforma para assistir aos quatro capítulos que abordam a importância da empatia, do trabalho em equipe, da criatividade e do protagonismo nas práticas de escolas públicas, comunitárias e particulares que repensaram seus processos de ensino e aprendizagem.

“Corações e mentes” mostra as experiências e práticas pedagógicas de oito escolas brasileiras que protagonizam grandes transformações na educação. Para Cacau Rhoden, diretor da série, esse é um convite para que jovens, crianças e adultos se tornem criadores de novas formas de ser, conviver e pensar.

“Com esse projeto buscamos ouvir experiências e inspirar por meio do incerto, do mutante. A educação deve ser aberta e em constante transformação”, diz.

Gravada nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Paraná, Pernambuco e São Paulo, a série apresenta iniciativas escolares que colocaram em prática mudanças cruciais para suas vidas e comunidades. “A série mostra que a escola como conhecemos está sendo reinventada Brasil afora. A principal inovação desses lugares é ter as relações humanas como foco do trabalho pedagógico e a ética de nunca deixar nenhum estudante para trás”, explica Raquel Franzim, coordenadora do programa Escolas Transformadoras e da área de Educação do Instituto Alana.

 

Um grupo de crianças forma uma meia lua. Elas estão sentadas na sombra de três grandes árvores, em cima de um deck de madeira. A foto foi tirada de um lugar alto, então é possível ver essa meia lua de cima e perceber que todos dialogam entre si.

Uma das cenas da série. Foto: Divulgação/Videocamp #PraCegoVer Um grupo de crianças forma uma meia lua. Elas estão sentadas na sombra de três grandes árvores, em cima de um deck de madeira. A foto foi tirada de um lugar alto, então é possível ver essa meia lua de cima e perceber que todos dialogam entre si.

 

Durante esse primeiro ano, os episódios de “Corações e Mentes” registraram mais de 1.500 exibições públicas e gratuitas via Videocamp, impactando um público superior a 33 mil pessoas. “Acreditamos que essa série pode inspirar a todos e todas e este é um momento especialmente oportuno para falarmos sobre educação. Por isso, disponibilizar o play aberto da série completa é democratizar ainda mais o acesso à cultura e entretenimento”, diz Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

  1. O Universo Dos Outros”, o primeiro da série, traz a empatia como um valor e uma ferramenta essencial para auxiliar estudantes, professores e suas comunidades a assumirem diferentes perspectivas frente aos desafios da sociedade e propõem formas de resolver novos e velhos problemas.
  2. O segundo episódio “Eu, você e o mundo todo”, destaca como o trabalho em equipe é fundamental para o exercício da cidadania, bem como essa competência pode ser compreendida para o alcance de resultados compartilhados na escola e para a resolução de conflitos.
  3. A criatividade como uma competência que pode ser aprendida e cultivada nas escolas é valorizada no terceiro capítulo, “A invenção nossa de cada dia”, que mostra como escolas brasileiras criam soluções individuais e coletivas para os desafios enfrentados dentro e fora das salas de aula.
  4. Já em “A voz e vez”, o quarto e último episódio, foca na importância do protagonismo para a transformação de realidades através da capacidade de criar, articular, mobilizar e agir coletivamente como formas de solucionar problemas que afetam a sociedade.

Sobre o Videocamp

O Videocamp é uma plataforma online e gratuita que possibilita que produções audiovisuais em busca de impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas. Por meio de exibições públicas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, o Videocamp democratiza o acesso à cultura e à informação. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

Texto de: 2PRÓ Comunicação | Videocamp

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter