Gestão responsável

O projeto Diversidade na Rua se transformou!

Publicado em: 4 de julho de 2019

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Comunicação Mercur

O Diversidade na Rua deixa de ser projeto e agora faz parte do nosso cotidiano organizacional.

Em 2011, sentimos a necessidade de compreender de forma mais abrangente o nosso modo de atuar no ambiente da Educação. A partir do relacionamento com diferentes instituições ligadas a esta área, tornou-se clara necessidade de propiciar ambientes de discussão que envolvessem o tema: diversidade, acessibilidade e inclusãoNeste contexto surgiu o projeto Diversidade na Rua.

Compreendemos que o projeto reformulou nossa prática organizacional, nos fez repensar o nosso jeito de construir produtos e serviços e estar com as pessoas. Desta forma, o Diversidade na Rua deixa de ser projeto e agora faz parte do nosso cotidiano organizacional. Sentimos a necessidade de ampliá-lo, pois acreditamos que os aprendizados obtidos a partir do projeto podem auxiliar todos nós a construirmos possibilidades de um mundo melhor. O site (www.diversidadenarua.cc) será desativado e os aprendizados referente a ele serão incorporados aos poucos no site da Mercur.  

 

Confira os nossos aprendizados com este projeto:

  • Atuação em rede

A partir do relacionamento com pessoas com deficiência e seus familiares, professores, escolas, profissionais da saúde e instituições se criou uma rede de pessoas para pensar e construir soluções. Aqui foi possível conectar ideias e pessoas interessadas na temática.  

  • Tecnologia Social Mercur

A premissa norteadora era desenvolver uma tecnologia social que fosse possível construir com as pessoas produtos e serviços a partir de suas necessidades. Uma oportunidade para que todos fossem protagonistas, expressando suas ideias e contribuindo com a descoberta de soluções. Entendemos que quando estamos mais próximos das pessoas, tudo que é cocriado tem mais significado e valor.

 

Dois homens estão no Laboratório de Inovação Social da Mercur em frente a uma mesa de madeira, onde estão dispostos cadernos, livros, folhas de papel, copos e canecas. Um deles está sentado e o outro está de pé ao lado dele, apontando para um papel. Os dois observam o papel e conversam, concentrados.

O diálogo e a construção conjunta fazem parte da rotina na empresa. #PraCegoVer Dois homens estão no Laboratório de Inovação Social da Mercur em frente a uma mesa de madeira, onde estão dispostos cadernos, livros, folhas de papel, copos e canecas. Um deles está sentado e o outro está de pé ao lado dele, apontando para um papel. Os dois observam o papel e conversam, concentrados.

 

A partir deste aprendizado, desenvolvemos ferramentas de trabalho que nos auxiliam a construir com as pessoas, em que todos possam atuar como protagonistas do processo.  

Foram cocriados 19 recursos voltados às necessidades das pessoas a partir de atividades de vida diária (higiene, alimentação e aprendizagem).  

 

  • Conexão entre ON e OFF

A partir de uma plataforma digital e do relacionamento com a rede ampliamos o alcance das discussões acerca da temática acessibilidade e inclusão. A conexão entre online e offline nos possibilitou aprender e inspirar novas práticas para este modelo de atuação. 

Envie um e-mail para comunicacao@mercur.com.br. Nos conte o que  achou desta mudança. Queremos continuar interagindo com você!  

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter