Papo Mercur traz diálogos que já acontecem na empresa para a frente do microfone - Mercur

Notícias

Papo Mercur traz diálogos que já acontecem na empresa para a frente do microfone

Voltar
29/01/2020

Papo Mercur traz diálogos que já acontecem na empresa para a frente do microfone

Primeiro episódio do podcast tem a participação do time de Comunicação, do facilitador Jorge Hoelzel e da pedagoga Márcia Murillo

A Mercur é uma empresa de 95 anos que compreende que precisa estar atenta ao mundo e evoluir sua atuação constantemente. Embora a marca carregue valores humanos desde a sua origem, nos últimos 12 anos passou por grandes transformações na gestão e nos processos, ampliando o olhar para valores humanos, sociais, ambientais e econômicos.

Isso tudo foi vivido também, é claro, pela área de Comunicação da empresa, que se adaptou e hoje está posicionada como – além de ser uma das áreas responsáveis por contar as tantas histórias que acontecem na organização – uma agente de diálogos para gerar reflexões e inspirar transformações. Já presente em outros canais de relacionamento como Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e, mais recentemente, também no Instagram e na Loja Online, o time de Comunicação sentia a necessidade de aprofundar mais as conversas e reflexões feitas internamente. O podcast “Papo Mercur”, que estreia no dia 29 de janeiro e tem a Educação como tema, foi uma das maneiras que encontraram.

“A comunicação da Mercur tem como princípio a educomunicação e por conta disso, busca constantemente a reflexão como uma forma de se expressar”, define Fabiane Lamaison, que coordena a área de Comunicação. Após o que costumam chamar de “virada de chave”, a prática de questionar inúmeras coisas tornou-se um hábito na empresa. “Como seria o mundo se a Mercur não existisse mais? Qual é o nosso papel no mundo? O que fazemos está realmente ajudando as pessoas? Nós somos relevantes? De que maneira contribuímos com a sociedade?”, expõe.

Os questionamentos, segundo Gabriela Kopp, uma das comunicadoras envolvidas na produção do podcast, geraram profundas reflexões que, aos poucos, são colocadas em prática em um novo jeito de atuar. “O que uma indústria tem a ver com Educação? Esse tema foi escolhido porque, além de ser um dos segmentos de produtos da Mercur, é também um ponto chave para todas as transformações que estamos vivenciando. Foi a partir de conversas em profundidade em torno de educação, que a Mercur fez e também deixou de fazer muitas coisas”, explica.

Fabiane conta que o modelo de gestão da empresa, que está sempre em movimento, desperta uma curiosidade genuína nas pessoas e nos veículos de comunicação. “Acreditamos que a educação e a comunicação juntas podem auxiliar na formação de cidadãos críticos e atuantes para as necessidades do mundo. Por isso, estamos atentos para os conteúdos e formatos que são necessários para nos aproximarmos dos nossos públicos e permitir que a empresa seja percebida pelos seus valores legítimos, sustentados pelo sincero cuidado com o ser humano e o planeta que habitamos”, ressalta.

 

Com as pessoas e não mais para elas

A equipe de Comunicação explica que antes, assim como a maioria das empresas/marcas, a Mercur pensava que se relacionava com consumidores. Hoje ela sabe que se relaciona com pessoas e que suas ações, inclusive as de comunicação, causam impacto em vidas e no planeta.

“Há algum tempo nos dedicamos a entender como podemos estar ainda mais próximos das pessoas e cocriando com elas soluções necessárias. Dessa forma, a comunicação passa a ser mais uma experiência e os reflexos que ficam em cada indivíduo. Acreditamos que dialogar, ouvir atentamente, questionar e refletir é o que vai nos levar adiante e nos tornar mais assertivos, mais justos, mais conectados com as necessidades reais das pessoas e do planeta agora”, compartilha Fabiane.

O episódio piloto do podcast Papo Mercur fala sobre Educação e conta com a participação do facilitador da empresa, Jorge Hoelzel, da pedagoga Márcia Murillo e dos comunicadores Camila Lima, Gustavo Petry e Gabriela Kopp. A cada mês haverá um novo episódio que pode acessado no Spotify  ou no SoudCloud.

 

 

Podcast Papo Mercur

Estreia: 29 de janeiro de 2020

Onde: Spotify e SoundCloud

Periodicidade: mensal

 

Equipe Papo Mercur

Edição – Gabriela Kopp

Produção – Alison Knak, estúdio Boca de Sons

Pauta – Camila Lima, Gabriela Kopp e Gustavo Petry

Capa – Gustavo Petry

Publicação – Gabriela Kopp

Fotos e vídeos – Gabriela Kopp

Convidados – Jorge Hoelzel e Márcia Murillo

Informações para a Imprensa:
Engaje Comunicação Inteligente
Fernanda Dreier
(51) 3378.1136
mercur@engajecomunicacao.com

Adicione seu Comentário

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti