Saúde e Inclusão

Pulseira de Peso auxilia pessoas com tremores em atividades da vida diária

Publicado em: 14 de dezembro de 2017

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Recurso de Tecnologia Assistiva foi cocriado por profissionais, pessoas com deficiência e seus familiares, por meio do projeto Diversidade na Rua, da empresa Mercur.

Você já pensou a importância que algumas atividades como se alimentar sozinho, tomar água, escrever, fazer a barba ou pentear os cabelos tem na sua vida diária? Pessoas com tremores (movimentos involuntários) de membros superiores dificilmente conseguem realizar essas tarefas com autonomia. Pensando nisso, a partir de necessidades apresentadas em oficinas de cocriação, o projeto Diversidade na Rua, da Mercur, materializou com o apoio de terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores, estudantes de design, pessoas com deficiência e seus familiares, um recurso de tecnologia assistiva chamado Pulseira de Peso.

“Nas oficinas do Diversidade na Rua escutamos muitos relatos de pessoas que por causa dos tremores não conseguiam realizar atividades de vida diária. Pensar e criar os produtos junto com elas é um novo paradigma para nós porque, quem melhor que a pessoa que precisa do produto para experimentar protótipos, aprovar ou sugerir?”, declara Cristina Fank, Terapeuta Ocupacional. Ela explica que desenvolver produtos com as pessoas e não para elas é o que faz sentido na caminhada do Diversidade na Rua. E é por isso que a Mercur considera as pessoas como o centro do processo, como sujeitos que têm desejos, ideias e muito a contribuir na criação de recursos que sejam realmente funcionais e facilitem o dia a dia.

 

Utilizando a Pulseira de Peso no braço direito, uma menina pinta as unhas com um esmalte.

A Pulseira de Peso ajuda a realizar atividades simples do dia a dia. #PraCegoVer #PraTodosVerem Utilizando a Pulseira de Peso no braço direito, uma menina pinta as unhas com um esmalte.

 

O maior objetivo da Pulseira de Peso é possibilitar que a pessoa retome atividades que fazia antes, por exemplo os idosos com doença de Parkinson. Ou que ela atenda alguma necessidade específica, no caso de pessoas com deficiência.

“Ela pode ser usada para retomar a vida social. É uma questão de autoestima muito especial e de inclusão, de a pessoa se sentir um sujeito capaz de estar gerindo a própria vida”, comenta a terapeuta ocupacional da Mercur.

De 2011 a 2017 foram materializados pelo projeto 17 produtos. Segundo Cristina, estes produtos carregam consigo um pouquinho de cada um que participou da caminhada e alguns outros estão em fase de criação e legitimação.

 

O que é mesmo uma Pulseira de Peso?

Pulseira de Peso é um recurso de Tecnologia Assistiva que oferece maior funcionalidade para a realização das atividades de vida diária de pessoas com movimentos involuntários de membros superiores. Além de diminuir o gasto energético, o uso da Pulseira de Peso também produz melhor ajuste do movimento, contribuindo para maior coordenação e facilitando no desempenho motor das pessoas que utilizam o dispositivo. Está disponível em duas apresentações: Curta e Longa. O modelo curto é indicado para crianças, sendo disponibilizado nos tamanhos P e M. Já o modelo longo foi pensado para adultos e está disponível nos tamanhos M e G. Em todos os tamanhos há a possibilidade de graduar o peso. A Pulseira vem acompanhada de uma barra de peso por bolso elástico e, se for preciso mais, pode-se adquiri-las de forma avulsa. É necessária a orientação de um Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional para indicar o peso ideal. Entenda como funciona através do vídeo:

Pulseira de Peso | Diversidade na Rua | Legendado – YouTube

 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

8 respostas para “Pulseira de Peso auxilia pessoas com tremores em atividades da vida diária”

  1. Simoni disse:

    Olá, meu pai tem parckson e tem muito temor nas mãos gostaria de saber se tem se teria uma munhequeira de peso para auxilia lo ele em suas atividades.?

  2. Mariliza rizzo disse:

    Minha mãe tem84 anos e tem pakson tem muito tremor nas mãos e nas pernas …anda muito devagar e arrastando os pes. Queria saber se essa pulseira ajudaria Ela onde comprar

    • Mercur disse:

      Olá, Marilliza! Tudo bem? A Pulseira de peso auxilia pessoas com movimentos involuntários a atenuar estes reflexos, possibilitando autonomia e independência para realizar suas atividades de vida diária.
      Sempre orientamos buscar o auxílio de um profissional da saúde, para que ele possa fazer a indicação do recurso ideal para o caso da sua mãe, está bem?
      Vamos fazer contato com você para passar algumas lojas que trabalham com a nossa Pulseira de peso.
      Qualquer outra dúvida, seguimos à disposição.
      Um abraço.

  3. Antonio Jorge Motta disse:

    Onde comorar a pulseira de peso para meu pai de 94 anos?

  4. Fabiana Gori Leardine Zorzi disse:

    Meu pai tem 82 anos, tem tremor essencial e agora não está conseguindo comer sozinho. Essa pulseira ajuda? Se sim onde consigo adquirir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter