Educação, Saúde e Inclusão

Tecnologia Assistiva acessível e fabricada no Brasil

Publicado em: 27 de agosto de 2019

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Termo ainda novo para muitos, Tecnologia Assistiva é a variedade de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar a capacidade de desempenho de pessoas em suas Atividades de Vida Diária (AVDs), promovendo autonomia e real inclusão.

A Mercur, indústria de produtos para a Saúde e Educação localizada em Santa Cruz do Sul (RS), desde que começou a repensar seu papel enquanto indústria, busca formas de entender as reais necessidades das pessoas e disponibilizar seu conhecimento e estrutura para oferecer acesso a serviços que tenham significado para todos. Foi assim que surgiu, em 2011, o Diversidade na Rua, um projeto que a partir de oficinas com a comunidade, profissionais de saúde, familiares e pessoas com deficiência, cocriou recursos de Tecnologia Assistiva que promovem, facilitam ou resgatam a possibilidade de realizar atividades de vida diária como se alimentar, escrever, segurar objetos, escovar os dentes e até se maquiar.

Segundo Cristina Fank, terapeuta ocupacional, desenvolver produtos com as pessoas e não para elas é o que fez sentido na caminhada do projeto, tanto que a empresa incorporou os aprendizados e passou a aplicar este jeito de fazer em todos os seus processos. “Consideramos as pessoas como o centro de tudo, como sujeitos que têm necessidades, desejos, ideias e muito a contribuir na criação de recursos que sejam realmente funcionais e facilitem o dia a dia”, relata.

Foi por isso que em 2018 o Diversidade na Rua deixou de ser um projeto e se tornou uma prática organizacional cotidiana na Mercur. Segundo a terapeuta ocupacional, o projeto possibilitou aprendizados e uma oportunidade de reformular práticas organizacionais, pois fez a empresa repensar a sua forma de criar produtos e de estar com as pessoas.

Nessa caminhada foram materializados 20 recursos de Tecnologia Assistiva cocriados com redes de relacionamento. Dentre eles: uma Cinta Protetora de Gastrostomia, um Fixador em Alça e um Fixador em Tira na cor preta. Mas o que isso quer dizer ou para que servem estes produtos? Explicamos:

A Cinta Protetora de Gastrostomia serve para dar mais segurança e conforto para pessoas que perderam temporariamente ou definitivamente a capacidade de deglutir alimentos, desta forma alimentam-se por meio de cateter ou bóton. É indicada para nutrição de longa permanência, disfagia, câncer de boca ou garganta, acidente vascular cerebral e durante alguns tratamentos como quimioterapia, radioterapia, Alzheimer e casos de desnutrição severa.

A terapeuta ocupacional Vivian Scotti e a fisioterapeuta Nedi Martins, de Passo Fundo, fizeram parte da cocriação e legitimação deste produto. Entre as vantagens está o ganho de peso, um menor risco de infecção, maior leque de opções alimentares, menos complicações pulmonares e a melhora da autoestima dos pacientes, já que a sonda fica por baixo das roupas, facilitando o convívio social. Está disponível em quatro tamanhos, que atendem crianças e adultos.

Já o Fixador em Alça é um recurso que possibilita que pessoas com dificuldade de preensão possam segurar objetos robustos como copos, canecas, garrafas, mamadeiras, celulares, brinquedos e até a cuia do chimarrão. Este recurso surgiu a partir de uma necessidade da Débora, de 9 anos, filha da Aline Cavali, que após participar de uma oficina de experimentação do Diversidade na Rua, criou um protótipo a partir de uma bolsa para água quente.

“Temos que adaptar praticamente tudo para a Débora, de cama a banheiro. É muito bom poder participar do processo de criar um recurso para ela, ter a oportunidade de contar as nossas experiências com ele e melhorá-lo até atender as necessidades de mais pessoas. Antes não pensávamos que a minha filha pudesse segurar a mamadeira, hoje ela faz até sem o recurso e consigo perceber a alegria em seu rosto quando consegue realizar uma tarefa diferente”, conta. O fixador em alça está disponível em duas versões, simples e duplo, e em tamanhos que atendem crianças e adultos.

Outro recurso que permite segurar objetos é o Fixador em Tira, que agora ganha uma versão em preto. Ele é um dispositivo que auxilia pessoas no momento de segurar objetos como talheres ou lápis. Já fabricado em versões coloridas, agora está disponível também, em dois tamanhos, para quem prefere uma opção discreta.

Todos estes recursos de Tecnologia Assistiva citados estão disponíveis na Loja Mercur.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter