Oficinas sobre Facilitadores de Atividades de Vida Diária (AVDs) serão online - Mercur

Notícias

Oficinas sobre Facilitadores de Atividades de Vida Diária (AVDs) serão online

Voltar
28/05/2020

Oficinas sobre Facilitadores de Atividades de Vida Diária (AVDs) serão online

Profissionais da Saúde e de Educação e pessoas interessadas vão conhecer os recursos produzidos pela Mercur que facilitam ou resgatam a possibilidade de realizar Atividades de Vida Diária.

 

Realizar Atividades da Vida Diária (AVDs) pode ser um grande desafio para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, mas alguns produtos cocriados pela Mercur com instituições parceiras e usuários facilitam ou resgatam a possibilidade de realizar algumas dessas tarefas. São esses recursos que serão apresentados para profissionais de Saúde e Educação de 13 cidades do Rio Grande do Sul nas Oficinas Online de Experimentação de Facilitadores de Atividades de Vida Diária (AVDs) que estão com inscrições abertas.

 

Uma das Oficinas de Experimentação de Facilitadores de Atividades de Vida Diária (AVDs) que pode acontecer presencialmente foi em Caxias do Sul. Elas aconteceram antes do surgimento de casos de COVID-19 no Rio Grande do Sul. #pracegover Um grupo grande de pessoas está sentado em círculo em um ginásio esportivo.

 

O movimento, que faz parte de um projeto chamado Ampliação do acesso aos Facilitadores de AVDs, estava previsto para ocorrer presencialmente entre março e abril, porém teve que ser adiado devido às restrições de circulação e aglomeração para o combate da pandemia de coronavírus. Agora, ele será realizado de maneira online com profissionais de APAEs, clínicas particulares e alunos e professores de cursos de Terapia Ocupacional, como o da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O evento também é aberto ao público em geral que precisa se inscrever através do Sympla.

A ideia principal do evento é que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer os produtos e avaliar se o seu uso será apropriado antes de realizar a compra. “Sentimos a necessidade de realizar essa conversa, pois muitos pacientes não têm acesso a esses instrumentos por não saber que eles existem. Acreditamos que o melhor caminho para sua disseminação é por profissionais capacitados para prescrever, indicar, treinar o uso. Vamos nos reunir com terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores e quem mais tiver interesse em saber mais sobre Tecnologia Assistiva. O nosso desejo é levar esse conhecimento para cada vez mais pessoas”, afirma Cristina Fank, Terapeuta Ocupacional que atua na área de Inovação da Mercur, ressaltando que os produtos são acessíveis em termos de custo – o Engrossador de Talheres, por exemplo, custa cerca de R$ 14.

Para Cristina, os participantes das oficinas online também vão ter um papel importante, pois irão cocriar junto com a Mercur esse novo formato do evento. “Nós estamos muito mais acostumados com eventos presenciais, olho no olho. Porém, os tempos que estamos vivendo nos apresentam o desafio de nos adaptarmos a uma nova realidade e vamos construir e modificar as metodologias das oficinas conforme elas forem ocorrendo”, destaca.

 

Acessível e feito no Rio Grande do Sul

Termo ainda novo para muitos, Tecnologia Assistiva é a variedade de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, gerando independência e real inclusão.

A Mercur, indústria de produtos para a Saúde e Educação localizada em Santa Cruz do Sul (RS), desde que começou a repensar seu papel enquanto indústria, busca formas de entender as reais necessidades das pessoas e disponibilizar seu conhecimento e estrutura para oferecer acesso a serviços que tenham significado para todos. Foi assim que surgiu em 2011 um projeto que, a partir de oficinas com a comunidade, profissionais de saúde, familiares e pessoas com deficiência, cocriou recursos de Tecnologia Assistiva que promovem, facilitam ou resgatam a possibilidade de realizar atividades de vida diária como se alimentar, escrever, segurar objetos, escovar os dentes e até se maquiar.

Neste processo a Mercur aprendeu muito e incorporou no seu dia a dia muitos aprendizados obtidos com o projeto. Hoje tem uma linha de trabalho específica chamada Facilitadores de AVDs que tem por objetivo o relacionamento com as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, seus familiares e profissionais que os acompanham, para pensar juntos em soluções que atendam suas necessidades, que facilitem suas vidas. Este grupo de trabalho vai sendo composto por diferentes profissionais, de diversas áreas, como por exemplo terapia ocupacional, fisioterapia, engenharia, design, comunicação, sempre de acordo com o que estão cocriando em cada momento.

 

Confira o cronograma das Oficinas Online de Experimentação de Recursos de Tecnologia Assistiva e faça sua inscrição:

PORTÃO

02/06, das 8h30min às 10h. Inscrições: https://bit.ly/3gq0dcd

 

PORTO ALEGRE 

02/06, das 10h30min às 12h. Inscrições: https://bit.ly/2B4tr01

 

CASCA 

03/06, das 10h30min às 12h. Inscrições: https://bit.ly/2ZGAfeD

 

SANTA CRUZ DO SUL

03/06, das 13h às 14h30min. Inscrições: https://bit.ly/2XaxgcV

 

ERECHIM 

04/06, das 8h30min às 10h. Inscrições: https://bit.ly/2Xzr5hl

 

PASSO FUNDO

09/06, das 10h30min às 12h. Inscrições: https://bit.ly/2AgopNO

 

SANTA MARIA

09/06, das 10h30min às 12h. Inscrições: https://bit.ly/3d95sea

 

CACHOEIRINHA 

15/06, das 8h30min às 10h. Inscrições: https://bit.ly/3ep3lDi

 

PELOTAS

17/06, das 8h30min às 10h. Inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-online-sobre-recursos-de-tecnologia-assistiva—pelotas__859322

 

RIO GRANDE

17/06, das 10h30min às 12h. Inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-online-sobre-recursos-de-tecnologia-assistiva—rio-grande__859324

 

 

 

Informações para a Imprensa:

Engaje Comunicação Inteligente

Matheus Pandolfo

(51) 3378.1136

mercur@engajecomunicacao.com

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti