Gestão responsável e Inclusão

Vamos Conversar sobre Tecnologia Assistiva? | Papo Mercur #006

Publicado em: 8 de dezembro de 2020

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por: Comunicação Mercur

O Papo Mercur é um podcast que tem o objetivo de compartilhar conversas que já acontecem na Mercur, só que na frente do microfone.

Usar talheres para comer, sentar em uma cadeira, escovar os dentes, segurar o celular, digitar no computador… para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, essas tarefas podem ser um desafio. Desde 2013, a Mercur cocria facilitadores de atividades de vida diária, ou seja, dispositivos que ajudam as pessoas a realizarem atividades rotineiras. Os recursos de Tecnologia Assistiva, como também são chamados, fazem parte de uma área interdisciplinar chamada Tecnologia Assistiva e para nos explicar mais sobre isso, conversamos com a Cristina Fank, Terapeuta Ocupacional.

Só que a gente foi além.

Todos esses recursos não foram desenvolvidos apenas pela Mercur. Eles são resultados de muitas oficinas de cocriação e legitimação, onde os protagonistas são as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, suas famílias, profissionais da saúde, da educação, do design, enfim… muita gente! Nós entendemos que apenas assim, conseguimos fazer produtos que realmente façam sentido, que seja, acessíveis e funcionem. É o nosso jeito de fazer com as pessoas e não para as pessoas. Durante esses anos de projeto, nós vivenciamos muitas histórias e conhecemos pessoas muito especiais. Nesse episódio, trouxemos 5 delas: a Chayene, a Ivanete, a Aline, o Alison e a Débora.

Vem conhecer essas histórias!

 

Conheça nossos convidados

Equipe do Podcast Papo Mercur

Pauta – Camila Lima, Gabriela Kopp e Gustavo Petry
Host – Gabriela Kopp
Publicação – Gabriela Kopp
Edição – Gabriela Kopp
Convidados – Aline Cavalli, Alisson Geller, Chayene Bernardes, Cristina Fank, Débora Haupt e Ivanete Nervis

 

Quadro das Dicas

Tina – Livro 71 Leões: Uma História sobre Maternidade, Dor e Renascimento – Lau Patrón

 

Quadro da Notícia Boa

Falar sobre inclusão, diversidade, acessibilidade e capacitismo é essencial. Para isso, a gente trouxe a Jéssica Paula, jornalista e mochileira de muletas. Você pode encontrá-la no Instagram e acessando o site Passaporte Acessível para conferir o conteúdo e as vivências incríveis da Jéssica.

Ouça o Papo Mercur na plataforma de sua preferência.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Ficaremos felizes em conversar com você nas nossas redes sociais ou através do e-mail papo@mercur.com.br. Se você gostou do Papo Mercur, compartilhe e não perca os próximos episódios.

 

 

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter