Mercur - Iniciativas

Sobre nós

Iniciativas

O jeito Mercur na prática

Acreditamos que empresas podem equilibrar rentabilidade e legado social positivo. Nosso trabalho é pensado e repensado constantemente com base em três frentes: reduzir impactos da atuação da empresa, melhorar seu perfil socioambiental de consumo e ampliar os benefícios dos nossos produtos e serviços. Essa visão deu origem a práticas que hoje fazem parte do dia-a-dia da Mercur. Conheça mais sobre algumas delas:

 

Borracha Nativa

Desde 2010 trabalhamos com o projeto Borracha Nativa que cuida da extração da nossa principal matéria prima. 

A borracha da Mercur vem, principalmente, do Acre e do Pará (Reservas Extrativistas do Xingu, Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio, município de Altamira). Nesses locais, a Mercur procura relações próximas com as comunidades extrativistas, com trocas constantes de conhecimento e preocupação com as demandas locais.

A partir desse trabalho, procuramos reconstruir e manter a cadeia sustentável da borracha, preservando a cultura e o desenvolvimento dessas comunidades.

 

Alguns parceiros:

ISA (Instituto Socioambiental):

www.socioambiental.org

IMAFLORA (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola):

www.imaflora.org

 

Selo Origens Brasil

Como forma de garantir a visibilidade das comunidades extrativistas, em 2016 foi lançado o Selo Origens Brasil. Ele identifica empresas e produtos brasileiros que valorizam essa comunidades e respeitam práticas sustentáveis.

Através do selo, é possível conhecer a história de quem produz e a origem desses produtos.

Você pode saber mais sobre o Selo Origens Brasil acessando sua plataforma virtual.

 

Diversidade na Rua

Nosso envolvimento com educação cresceu para além dos nossos produtos. Era necessário então compreender melhor esse ambiente e nosso papel nele. Assim, em 2013, a Mercur promoveu três encontros com instituições ligadas à educação, em Santa Cruz do Sul.

Foram os primeiro encontros do Diversidade na Rua, que hoje é um espaço de conversa e criação coletiva para produzir soluções relacionadas a diversidade, acessibilidade e inclusão na área educativa.

Acreditamos num mundo mais inteligente, afetivo e acolhedor para todas as pessoas. É por isso que o Diversidade na Rua está sempre aberto a novas parcerias, novos pontos de vista e novas ideias. Para saber mais, é só acessar a plataforma virtual do projeto: www.diversidadenarua.cc.

 

LAB: Laboratório de Inovação Social

Um espaço construído para a vivência de descobertas e interações entre a Mercur (sua estrutura, produtos, colaboradores) e a comunidade (pessoas e instituições). Localizado junto à sede da empresa, o Lab tem agenda aberta ao público e comporta dois modelos de atividades: aprendizagem e criação.

Para saber mais sobre o funcionamento do laboratório, clique aqui.

 

Lado B

A borracha Lado B da Mercur utiliza em sua composição cinzas de cascas de arroz – queimadas para gerar energia elétrica – em substituição a materiais não-renováveis, que tradicionalmente integram a formulação das borrachas de apagar. Saiba mais sobre esse  projeto na página oficial da Lado B.

 

Vaga Lume

A Mercur é parceira da Vaga Lume, uma organização sem fins lucrativos que há mais de dez anos desenvolve projetos de educação, cultura e meio ambiente na região da Amazônia Legal brasileira.

Ao longo deste período, a ONG criou bibliotecas comunitárias, formou educadores como mediadores de leitura e incentivou a gestão comunitária desses espaços culturais. A partir do Programa Expedição, a Vagalume promove o acesso à leitura e a valorização da cultura local em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira.

São três ações interligadas: doação de estrutura para bibliotecas (livros, estantes, livreiras e esteiras); formação de voluntários como mediadores de leitura (capacitados para promover o livro, a leitura e a cultura local); e o incentivo à gestão comunitária das bibliotecas (estabelecimento de regras de funcionamento, cuidados para sua manutenção, organização de assembleias para discutir temas de interesse coletivo, como educação e cidadania, entre outras atividades).

Números do programa, desde 2001:
– 160 bibliotecas comunitárias em 23 municípios da Amazônia Legal brasileira.
– 80.000 livros novos de literatura distribuídos, impactando mais de 24000 crianças e jovens.
– Mais de 3000 mediadores de leitura formados.

Além disso, a Vaga Lume promove a valorização do patrimônio cultural das comunidades rurais da Amazônia, por meio do registro de suas histórias e lendas em livros artesanais. Há também um programa de intercâmbio cultural entre escolas rurais da Amazônia e escolas e ONGs da cidade de São Paulo, onde está sediada a Vaga Lume.

Conheça mais sobre a Vaga Lume:

Website
Facebook
Youtube

 

Apoiadores

No desenvolvimento de seus projetos, a Mercur conta com o apoio de uma importante instituição:

Fundo branco com o escrito “Finep” em verde e “Inovação e pesquisa” em laranja.

 

 

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti