Mercur - História

Sobre nós

História

História

O começo

No início de 1920, cada vez mais carros circulavam pela cidade de Santa Cruz do Sul. E junto com eles, outra novidade também surgia: as lascas de borracha que se soltavam dos pneus, em virtude das estradas cheias de pedras e sem pavimentação. Carlos Gustavo Hoelzel, então com XX anos, gerenciava os primeiros passos de sua revenda e oficina de automóveis. E ele consertava muitos pneus lascados. Porém, naquela época, os pneus eram maciços e o conserto ideal exigia colar o pedaço arrancado. Mas colar como? Pensando nisso, Carlos decidiu buscar ajuda.

Seu irmão, Jorge Emílio Hoelzel, era arquiteto mas interessava-se pela oficina. Estava ali a parceria que Carlos procurava. Noites adentro, os dois criaram fórmulas, fizeram experiências e descobriram os segredos da borracha. Quando dominaram os primeiros processos, eles mesmos montaram as máquinas para aplicá-los.

A revenda e oficina de automóveis estava pronta para mudar: além do conserto de pneus, as máquinas poderiam agora criar artefatos de borracha. Assim, em 11 de junho de 1924, nascia a Hoelzel Irmãos, depois transformada em Mercur S.A.

Quer conhecer mais sobre nossa história? Acesse a linha do tempo da Mercur:

 

A virada de chave

Inovar sempre fez parte da história da Mercur. Porém, foi em 2007 que a grande mudança começou. Jorge Hoelzel Neto, então diretor da empresa, participou da decisão de contratar uma consultoria, focada em estratégias de negócios sustentáveis. Durante esse trabalho, uma pergunta ressoou: qual era propósito da Mercur? Se a Mercur acabasse, qual seria seu legado? Essa questão pedia uma resposta. Não uma resposta antiga, mas algo novo e com olhos para o futuro, como a Mercur sempre buscou fazer.

O tripé humano-sócio-ambiental deu origem às soluções que viriam depois. Hierarquia horizontal, com voz para toda e qualquer pessoa na empresa. Engajamento em atividades de impacto social, promovendo transformações positivas nas comunidades. Compromisso com a redução do impacto ambiental da produção. E assim, a Mercur recriou sua maneira de agir e enxergar seu próprio trabalho.

Saiba mais sobre esse processo assistindo ao vídeo “Questione sua empresa, mude vidas: Jorge Hoelzel Neto at TEDxLacador”:

Acompanhe as notícias do universo Mercur

Cadastre seu e-mail ao lado e receba
todas as notícias e conteúdo exclusivo.

Created by Avanti